Com o crescimento dos serviços de streaming, os serviços de TV a cabo tem perdido cada vez mais seu posto. E junto com esse sucesso várias TV Box como Apple TV, Android TV e Fire TV Stick vem se popularizando. Mas na hora de comprar pode ser difícil saber qual vai agradar mais o consumidor.
- Como converter vídeo do Youtube para mp3 no PC e Android
- Como usar o Google Lens e para que serve o aplicativo?
O que é Apple TV e Android TV?
Nesse artigo, vamos conhecer sobre umas das opções mais populares e outra opção que pode acabar valendo muito a pena. Elas são a Apple TV e o Android TV, mas antes de fazer a comparação em si, vamos conhecer sobre cada uma delas abaixo.
A Apple TV é um reprodutor de mídia digital e uma caixa de streaming ao mesmo tempo. O pequeno dispositivo permite a transmissão de conteúdo para sua televisão, entre eles vídeos, filmes, jogos, fotos, músicas e muito mais.
O dispositivo possui suporte para vários aplicativos como Youtube, Netflix e um catálogo muito recheado. Compatível com o HDMI, ele deve ser conectado em uma TV ou monitor para funcionar corretamente. Junto com ele o Siri Remote permite o controle da Apple TV funcionando via infravermelho e Bluetooth.
Além do Siri Remote, o aplicativo Apple Remote está disponível nos dispositivos Apple, e permite controlar o aparelho a partir do seu iPhone ou iPad. Modelos mais recentes do dispositivo possui a Siri integrada possibilitando controles por voz para sua televisão.
Leia também:
O dispositivo possui aplicativos pré instalados mas também possibilita baixar novos por meio da App Store do tvOS.
O Android TV é um sistema operacional que se conecta a sua TV para criar uma experiência interativa. Nele você pode usar um controle remoto dependendo do dispositivo, ou simplesmente comando por voz. O sistema operacional também permite o controle por meio do seu celular.
O sistema operacional Android TV não foi feito somente para televisões, ele também funciona para barras de som, caixas de configuração e players de mídia digital.
Apresentado pela primeira vez em 2014, o sistema operacional possui vários aplicativos e jogos, e já foram lançados como integrações a várias TVs de marcas como Sony, Sharp, Hisense, TCL, RCA e muito mais. Ele também está integrado a dispositivos como o Chromecast e o Mi Box TV.
Um dos grandes destaques da Android TV é uma página inicial que integra vários serviços em um só lugar. Desse modo você encontra filmes, séries, e documentários sem precisar entrar em vários aplicativos. Com os dois assuntos bem abordados vamos comparar os dois logo abaixo.
Preços
O Apple TV possui modelos diferentes por diferentes preços, as principais mudanças de cada modelos se refere a armazenamento e qualidade de imagem, começando no Full HD indo até o 4K. O produto costuma se encontrar na faixa de R$ 1.599,00.
Pelo Android TV ser um sistema operacional, ele funciona em muito mais modelos e dispositivos diferentes do que o Apple TV. Então a variação de preço pode ser gigante, mas é importante considerar que a variação de qualidade também pode ser algo maior ainda.
Se você deseja menor preço e menor qualidade pode conhecer modelos como o Chromecast que está disponível por R$ 240,00. Mas em comparação com o Apple TV, o nível de qualidade e funcionalidades é muito melhor.
É verdade que ele pode ser bem salgado no seu preço, mas ao conhecer seus diferenciais, pode valer mais a pena ir de Apple TV.
Design
O Apple TV possui um design exclusivo e inovador, não importa onde você coloque ele, o dispositivo vai se adaptar bem ao ambiente. Não só em sua estética, o sistema é intuitivo e fácil de usar. Com um design premium o dispositivo continua se destacando e ganhando.
O Android TV vai ser diferente mais uma vez, visto que depende do dispositivo que você vai adquirir. Quando falamos do sistema operacional, toda a central de comando possui cartões e cada uma delas é separada em categorias e serviços diferentes.
No design do sistema operacional os dois saem ganhando por serem inovadores e bem organizados, deixando toda experiência fácil para qualquer usuário assistir ou até mesmo jogar.
Interface
A Interface do Android TV apresenta aplicativos como Spotify, Youtube, Plex, Twitch e muito mais. Você pode continuar assistindo qualquer conteúdo que tenha parado anteriormente. Dependendo de quantas coisas você assista, a interface pode acabar ficando suja e até mesmo confusa.
Já a Apple TV é muito mais limpa, e não permite que as pré-visualizações sujem a central de comando do dispositivo. Como é comum de dispositivos Apple, o dispositivo prioriza aplicativos e serviços da própria empresa.
Na página inicial filmes e seriados também são exibidos assim como sugestões baseadas no seu perfil. Em interface podemos considerar que o Apple TV sai na frente da Android TV.
Conteúdo e aplicativos
A Apple TV possui uma compatibilidade muito grande com os aplicativos, entre eles YouTube, Plex, Hulu, HBO Max, Showtime, Disney+, Tidal, Spotify, VLC e Netflix, e muito mais. Não importa qual dispositivo da Apple TV você compre, pode ter certeza que você vai ganhar uma compatibilidade total.
Já o Android TV possui uma compatibilidade limitada dependendo do dispositivo que você compre. Alguns possuem todos aplicativos, já outros não possuem apps como HBO Max ou GloboPlay. É muito importante considerar também, que vários dispositivos usam variações do sistema operacional, o que pode limitar ainda mais as coisas.
Então em compatibilidade não há dúvidas mais uma vez que o Apple TV sai na frente. Mesmo que você invista um dinheiro a mais, não sofrerá decepções com o dispositivo.
Jogos
Em jogos o Apple TV possui o Apple Arcade que oferece uma ampla seleção de jogos. Os jogos possuem um nível muito alto e se assemelham bastante a jogos de videogames de alta definição.
Já no Android TV vai depender qual o dispositivo você está usando. Caso você tenha o Nvidia Shield, a qualidade pode ser considerada a mesma.
Porém, se você quiser comprar outro aparelho, saiba que talvez os jogos podem acabar nem funcionando. Mais uma vez o Apple TV sai na frente e se garante por funcionar bem nos dispositivos já disponíveis.
Com esse comparativo foi possível conhecer mais sobre esses dispositivos e seus diferenciais. Agora diga para nós, qual dos dois você prefere? Você possui algum deles? Diga para nós nos comentários.