O Google anunciou semana passada a nova versão do Android, o 4.1 Jujubas, mais conhecido como Jelly Bean. Todas as vezes que uma versão do Android é lançada os usuários do sistema ficam maravilhados com as novidades e tudo mais, porém logo vem a realidade: quando eu vou, realmente, ver esse sistema no meu celular? As atualizações do Android é um problema que ainda está longe de se resolver, isso é fato. Essa semana, por exemplo, a Samsung já deixou bem claro que o Galaxy S II não irá receber o Jelly Bean e é bem provável que outros fabricantes irão seguir o mesmo caminho. Para os usuários é motivo de revolta mas para as empresas é um modo de tentar vender sempre o aparelho mais novo para o usuário.
Se você é um daqueles que tem esperança que seu aparelho receba o Android Jelly Bean, sinto lhe dizer, mas acho melhor você ir se acostumando com a ideia que isso provavelmente não irá acontecer. Primeiro se pergunte: meu atual Android é o ICS? quais os planos para o ICS chegar ao meu aparelho? Se seu aparelho sequer recebeu, ou tenha previsão de receber o ICS, esqueça o JB.
Os números referentes as versões do Android no mundo hoje, mostra a atual situação da fragmentação do sistema. Notem: Apenas 11% de todos os Androids rodam o 4.0 Ice Cream Sandwich. Por outro lado, 64% dos dispositivos ainda rodam o Android Gingerbread. Pois mais que atualmente o Gingerbread me satisfaz, esses números assustam.
Mas há solução para tudo. Se você possui um Galaxy X ou Motorola XOOM (eu tenho!) foi prometido que em Julho eles serão atualizados. Do mesmo jeito, é questão de tempo para as ROMs alternativas do Jelly Bean começar a pipocar na net, se você é um usuário um pouco mais avançado o problema tá resolvido.