À primeira vista, o YouTube Shorts se parece muito com o TikTok.
Vídeos em tela cheia, rolagem vertical, curtidas e comentários… O YouTube nem tenta negar. A questão é que a forma como o TikTok funciona é, na verdade, mais sobre um padrão de toda a indústria do que o ponto de vista de um único aplicativo.
- Y2mate: como baixar vídeos do Youtube de modo fácil e rápido
- Como baixar músicas para ouvir offline no YouTube Music
E em uma indústria onde cada nova ideia é imediatamente copiada por aparentemente cada concorrente, todos são líderes e seguidores. A verdadeira questão para o YouTube é a mesma que enfrenta o Instagram com o Reels ou qualquer outra empresa que está tentando construir um futuro de entretenimento mais interativo e prioritário para dispositivos móveis:
Qual é a vantagem do YouTube Shorts?
A resposta é clara. Uma das principais vantagens do YouTube Shorts é a biblioteca do YouTube.
Inúmeras horas de vídeos, dos quais 2 bilhões de usuários passam horas todos os dias assistindo e interagindo. Com o Shorts, a intenção é efetivamente remixar o YouTube.
Como funciona na prática o YouTube Shorts?
Cada vídeo no YouTube, por padrão, pode ser usado como trilha sonora para um curta. Qualquer videoclipe, qualquer meme – qualquer coisa pode, com um ou dois toques, se tornar música de fundo para esses vídeos verticais rápidos.
A estratégia é deliberadamente permissiva e parece suscetível de irritar algumas pessoas. Os criadores podem desistir, e as regras típicas de direitos autorais baseadas em Content ID do YouTube se aplicam, mas a expectativa do YouTube é que a maioria das pessoas aceite.
Esse fluxo de tráfego é a outra chave para o YouTube Shorts. Pessoas que ouvem uma música ou um pouco no TikTok geralmente ficam presas no Google para descobrir o que é, ou pelo menos vão ao Spotify para ouvir a coisa toda. Os usuários de curtas podem simplesmente tocar para voltar ao videoclipe ou meme de origem.
O poder desse fluxo agora é óbvio para todos na indústria do entretenimento. A mídia social cunhou novos artistas, fez novas estrelas de quem sofria e até mudou a forma como a música é feita. A cultura é criada e consumida um vídeo vertical de cada vez.
Agora, principalmente com a música, esse ecossistema se move em muitos aplicativos e serviços. O YouTube quer que tudo aconteça no YouTube. Os usuários podem descobrir uma música pelo Shorts, assistir ao vídeo oficial no YouTube, conferir o álbum no YouTube Music e comprar ingressos para shows ou se inscrever no canal do artista para se envolver mais no futuro.
Em seguida, eles farão seu próprio curta com a próxima faixa desse artista, onde novas pessoas podem descobri-lo.
Vencer o Tik Tok: Essa é a principal meta do YouTube Shorts
Melhorar a descoberta é uma peça-chave do quebra-cabeça. Se há uma parte do TikTok que se provou difícil de copiar, é o algoritmo aparentemente psíquico que pode descobrir instantaneamente o que os espectadores querem e enviá-los exatamente para a toca do coelho certa.
A recomendação do YouTube depende mais de coisas como o engajamento, o que às vezes leva os espectadores a buracos de coelho problemáticos, radicalizando. Com o Shorts, o plano é ser mais experimental.
Quando você está em um feed de vídeo e as pessoas estão apenas deslizando o dedo, é mais fácil, em comparação com vídeos de 10 ou 20 minutos, inserir um vídeo lá.
A curadoria e recomendação do YouTube também são parcialmente baseadas em hashtag, ajudando as pessoas a encontrar e participar das tendências.
De certa forma, na verdade, Shorts representa todo o futuro do YouTube: mais integrado, mais interativo, colocando consumo e criação em planos iguais no app.
O YouTube era originalmente uma plataforma de conteúdo gerado pelo usuário que permitia que um monte de criadores encontrassem sua voz.
O YouTube Shorts parece um eco da mesma história, exceto que agora, em vez de computadores desktop, DSLRs e software de edição de vídeo, é tudo baseado no telefone.
O YouTube Shorts está integrado em todo o YouTube. Os usuários verão prateleiras de rolagem lateral de vídeos verticais em muitas partes no aplicativo, por exemplo, e na infraestrutura subjacente do YouTube, cada curta é apenas um vídeo normal com metadados diferentes.
Quanto ao roteiro? É longo, mas mais uma vez o TikTok o torna muito fácil de adivinhar.
Em vez de apenas pegar o som de um vídeo como pano de fundo para um curta, os usuários poderiam fazer um dueto lado a lado com um vídeo. Eles poderiam juntar seu próprio vídeo com outros.
Eles poderiam fazer trailers de curtas para os vídeos do canal principal. Agora o YouTube está lançando o recurso de uma forma ainda deliberadamente básica, a fim de envolver os criadores na definição do formato o mais rápido possível.
O formato até agora é TikTok, mas no YouTube. Isso pode sempre soar muito como um clone do TikTok ou pode parecer o lugar ao qual o formato sempre pertenceu.
O YouTube tem à sua disposição mais ingredientes para o futuro do entretenimento do que qualquer outra plataforma. Mas colocá-los juntos é a parte difícil.
Caso tenha sido útil esse artigo para você, leia outro texto da nossa equipe!