Vingança? Brincadeiras a parte, mais um sinal como a internet muda da noite para o dia. Com o sucesso absoluto dos videos verticais do TikTok, tempo atrás o Youtube entrou na febre desse formato para não perder terreno e, até hoje, dá uma impulsionada e incentivada nos criadores para fazer videos verticais, os chamados Shorts. Agora, o Tiktok anunciou que está fazendo o inverso: encorajando vídeos horizontais.
Agora, o TikTok que já domina os videos verticais está encorajando criadores de conteúdo, vejam só, a fazer vídeos na horizontal, padrão que o Youtube domina. A rede social chinesa está enviando comunicados aos seus usuários desde semana passada dizendo que quem fizer videos na horizontal com mais de 1 minuto, irão receber, gratuitamente, um impulso de exposição por 72 horas.
@candicedchap Replying to @Kaloneal #longervideo #horizontal #tiktoktips ♬ original sound – Just call me Sunshine
Isso mostra que o TikTok não está para brincadeira. Primeiros eles causaram uma revolução nas redes sociais, obrigando as outras a imitá-los. Primeiro foi o Instagram ao criar seu Reels, depois o Youtube com o Shorts. Foram outras redes que surgiram com o hype, como o Kwai, por exemplo.
No mundo, atualmente o TikTok está atrás do Youtube e do Instagram. Mas, com essa “youtubização”, eles provavelmente irão crescer. Ainda mais que, diferente do Instagram, o TikTok monetiza os criadores.
Além disso, o Youtube criou um hashtag dedicada chamada #longervideos para facilitar quem busca esse tipo de conteúdo.
Dinheiro é o motivador
O TikTok não está dando ponto sem nó, obviamente. O fato é que o formato horizontal multiplica as possibilidade de formatos de anúncios para oferecer aos seus anunciantes. O formato horizontal ainda é o preferido para os anunciantes, pois há mais espaço para colocar informações, links e etc.
Agora, já imaginou o TikTok adotar a politica do Youtube de colocar vários anúncios no video, ou mesmo te obrigar a assistir um anuncio sem a possibilidade de pular?
Via The Verge