TikTok “ataca” Youtube e está incentivando vídeos horizontais

TikTok está impulsionando gratuitamente criadores a postarem vídeos na horizontal igual no Youtube
Avatar de André Luiz
30/01/2024 às 13:10 | Atualizado há 3 semanas
tiktok monetizar

Vingança? Brincadeiras a parte, mais um sinal como a internet muda da noite para o dia. Com o sucesso absoluto dos videos verticais do TikTok, tempo atrás o Youtube entrou na febre desse formato para não perder terreno e, até hoje, dá uma impulsionada e incentivada nos criadores para fazer videos verticais, os chamados Shorts. Agora, o Tiktok anunciou que está fazendo o inverso: encorajando vídeos horizontais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, o TikTok que já domina os videos verticais está encorajando criadores de conteúdo, vejam só, a fazer vídeos na horizontal, padrão que o Youtube domina. A rede social chinesa está enviando comunicados aos seus usuários desde semana passada dizendo que quem fizer videos na horizontal com mais de 1 minuto, irão receber, gratuitamente, um impulso de exposição por 72 horas.

@candicedchap Replying to @Kaloneal #longervideo #horizontal #tiktoktips ♬ original sound – Just call me Sunshine

Isso mostra que o TikTok não está para brincadeira. Primeiros eles causaram uma revolução nas redes sociais, obrigando as outras a imitá-los. Primeiro foi o Instagram ao criar seu Reels, depois o Youtube com o Shorts. Foram outras redes que surgiram com o hype, como o Kwai, por exemplo.

No mundo, atualmente o TikTok está atrás do Youtube e do Instagram. Mas, com essa “youtubização”, eles provavelmente irão crescer. Ainda mais que, diferente do Instagram, o TikTok monetiza os criadores.

Além disso, o Youtube criou um hashtag dedicada chamada #longervideos para facilitar quem busca esse tipo de conteúdo.

Dinheiro é o motivador

O TikTok não está dando ponto sem nó, obviamente. O fato é que o formato horizontal multiplica as possibilidade de formatos de anúncios para oferecer aos seus anunciantes. O formato horizontal ainda é o preferido para os anunciantes, pois há mais espaço para colocar informações, links e etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Agora, já imaginou o TikTok adotar a politica do Youtube de colocar vários anúncios no video, ou mesmo te obrigar a assistir um anuncio sem a possibilidade de pular?

Via The Verge

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ