TikTok pode ser proibido nos EUA a qualquer momento

A Câmara dos Deputados dos EUA já aprovou a lei para banir o TikTok se eles não tiverem um "dono" nos EUA
Avatar de André Luiz
13/03/2024 às 17:22 | Atualizado há 1 mês
monetizar tiktok

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou uma lei que pode banir o TikTok no país. O projeto exige que o aplicativo, controlado pela empresa chinesa ByteDance, tenha um novo proprietário nos EUA, ou então será obrigado a sair do país. Não é a primeira vez, o governo Trump já havia tentado, mas o governo sucessor anulou.

Leiam também: TikTok vai lançar rede social de fotos para acabar com Instagram

A legislação proposta, embora focada no TikTok, afeta “aplicativos controlados por adversários estrangeiros”. Isso decorre das preocupações do governo, especialmente durante a administração Trump, de que a ByteDance representava um risco para a segurança nacional, permitindo que a China obtivesse dados de usuários americanos.

Principais pontos da lei

A lei:

  • Proíbe a distribuição, manutenção ou fornecimento de serviços de hospedagem na internet para aplicativos controlados por adversários estrangeiros, como o TikTok.
  • Considera como adversário político qualquer aplicativo operado direta ou indiretamente pela ByteDance ou TikTok, ou uma empresa de mídia social controlada por um adversário estrangeiro considerado uma ameaça à segurança nacional.
  • Estabelece que a proibição não se aplica a aplicativos usados principalmente para publicar análises de produtos, análises de negócios ou informações e análises de viagens.
  • Autoriza o Departamento de Justiça a investigar violações do projeto e fazer cumprir suas disposições, com penalidades civis aplicáveis às entidades que violarem a lei.

Caso a lei seja aprovada no Senado e sancionada pelo presidente Biden, a ByteDance terá até seis meses para encontrar um comprador nos EUA, sem qualquer relação com a empresa chinesa. Se a ByteDance se recusar a cumprir a decisão ou não encontrar um comprador, o TikTok terá que ser removido das lojas de aplicativos da Apple e Google.

Pressão sobre o TikTok e tensões entre EUA e China

A decisão dos deputados pode aumentar as tensões entre os EUA e a China, pois a China pode se opor à venda do TikTok, restringindo a exportação da tecnologia. A pressão sobre o TikTok não é nova, pois o app esteve sob escrutínio desde o governo Trump, que tentou inicialmente banir suas operações nos EUA.

Em 2021, Joe Biden reverteu a decisão de banir o TikTok e o WeChat, assinada por seu antecessor. No entanto, o Departamento de Comércio dos EUA foi encarregado de investigar como esses aplicativos lidam com os dados dos usuários.

Via CNN

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ