10 coisas que o Windows 11 faz e você não sabia (mas precisa)

Com a chegada do novo sistema operacional da Microsoft, existem coisas que o Windows 11 faz que você pode nunca saber se não procurar
Avatar de Bruno Rodrigues
15/08/2022 às 11:17 | Atualizado há 2 anos
10 coisas que o Windows 11 faz e você não sabia

Novos usuários do sistema operacional da Microsoft passaram a utilizar a sua nova versão, mas existem novas coisas que o Windows 11 faz e que são novidades que só existem nessa versão do sistema operacional. As novidades incluem uma otimização de ferramentas que vieram do Windows 10 e modificações do layout para a organização da área de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

10 coisas que o Windows 11 faz

A cada nova atualização a Microsoft traz novidades no sistema para convencer seus usuários a migrarem para a nova plataforma, além de obrigá-los com a ameça de parar com as atualizações de sistema operacionais antigos. Mas, existem coisas que o Windows 11 faz que os usuários que migram para essa plataforma não tem a mínima ideia que estão presentes no sistema.

O sistema operacional Windows 11 realmente teve uma grande diferença do seu antecessor, o Windows 10, isso quando tratamos sobre assuntos e desempenho do sistema e aplicativos, como programas de desenvolvimento com recursos gráficos e jogos de computador. Ainda assim, as coisas que o Windows 11 faz podem te auxiliar numa organização da sua área de trabalho e facilidade no uso do computador.

Vejamos então as 10 coisas que o Windows 11 faz e você não sabia estarem no sistema da Microsoft.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Várias áreas de trabalho

Várias áreas de trabalho - 10 coisas que o Windows 11 faz e você não sabia
Imagem/reprodução: Windows 11

Uma das novidades que estão presentes no Windows 10, mas sofreu uma atualização significativa no novo sistema operacional da Microsoft, é modo de múltiplos desktops em um só lugar. Agora, os usuários do Windows 11 podem aproveitar ainda mais dos desktops com mais funções de gerenciamento da ferramenta, com opções de customização de cada área de trabalho.

As opções de personalização de cada área de trabalho vão desde a troca de fundo de cada um até a troca de cores do tema para a personalização e diferenciação de cada um deles. Outra função que essa atualização carrega é a utilização de teclas de atalhos para migras a cada uma das telas com um simples comando, além de nomear cada uma das áreas de trabalho.

2. Menu de configurações

Agora, os usuários possuem um menu de configurações rápidas que substitui a Central de Ações do Windows 10 que uma janela de configurações mais inteligentes e responsivas para a facilidade de uso do usuário padrão, além de mais opções em um só lugar.

Nesse menu de configurações rápidas os usuários devem encontrar opções voltadas para o seu dispositivo, seja desktop ou notebooks, com configurações mais básicas de energia do computador para economia de bateria ou configurações de desempenho máximo, ou, luminosidade para diminuir a claridade da tela ou amentá-la como bem pretender.

É possível utilizar agora um atalho para entrar no menu rápido com as teclas “Ctrl+A”, mas cuidado, utilizar esse atalho pode diferir dependendo do tipo de aplicativos que você esteja utilizando em destaque no computador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. Novo layout para organização de janelas

Novo layout para organização de janelas - 10 coisas que o Windows 11 faz e você não sabia
Imagem/reprodução: Windows 11

Uma das outras coisas que o Windows 11 faz e você não sabia é o seu modo de organização de janelas. O novo sistema operacional da Microsoft tem um mecanismo que permite a organização das janelas do computador com apenas um clique, bastando apontar o cursor do mouse sobre o ícone de maximizar/ minimizar e selecionar a melhor opção para você.

Existe seis tipos diferentes de organização das janelas no sistema operacional Windows 11, de modo a organizar múltiplas janelas em um só lugar, aproveitando a área útil do seu monitor ao máximo.

4. Aplicativos Android no Windows

O que antes parecia impensável e que necessitava de um aplicativo que emulava o sistema operacional de dispositivos móveis, agora é possível no Windows 11. Estamos falando do sistema operacional Android, muito comum  em dispositivos móveis de grandes marcas fábricantes de celulares.

Com a rápida popularização do sistema operacional de mobiles, era de se esperar que os aplicativos do sistema se tornassem cada vez mais complexos e diferentes de computadores. Mas, os sistemas operacionais Windows sempre estavam de fora desses novos aplicativos que foram desenvolvidos para o mercado móvel.

Mas, agora é possível instalar alguns aplicativos do Android direto no sistema operacional Windows 11, que ainda sofre com alguns problemas de incio de desenvolvimento, mas pode ser muito promissor no futuro.

Para utilizar o recurso você deve ativar o “Windows Subsystem for Android”, uma vez que a ferramenta for ativada você poderá instalar os aplicativos através da loja da Amazon.

5. Gravação de tela

Gravação de tela - 10 coisas que o Windows 11 faz e você não sabia
Imagem/reprodução: The Windows Club

O Windows 11 agora possui uma ferramenta de gravação de tela aprimorada no sistema operacional, graças a sua atualização para alcançar ainda mais aplicativos você pode registrar a maioria dos seus movimentos em tela, além de criar tutoriais no computador e vídeos de gameplay utilizando apenas o atalho “Windows+G” e selecionando a opção de gravar a tela do computador.

6. Temas

Aqueles que gostam sempre de mudar a cara do sistema operacional vão gostar dessa novidade de uma das coisas que o Windows 11 faz e você não sabia. Agora, você tem uma gama ainda maior de customização da sua área de trabalho, com opções nativas para a utilização de papéis de parede animados para dar um ar mais atual ao seu sistema, além de contar com mais opções de cor.

Além disso, você tem a configuração do menu de tarefas, com opções de centralizar os aplicativos da barra, ou jogar tudo na extremidade da esquerda para colocar ainda mais ícones de acesso rápido a um clique de você.

7. Histórico da Área de Transferência

Como muitos usuários de Linux já esperavam, mais uma vez a Microsoft pega “emprestado” um recurso que já estava presente a algum tempo em distros Linux, e estamos falando dessa vez do histórico da Área de Transferência. Com esse recurso, os usuários podem copiar diversas coisas de uma só vez e contar com uma área específica para recuperar o texto que fora copiado em um só lugar.

8. Explorador de arquivos

O novo explorador de arquivos do Windows 11 traz um visual ainda mais agradável, dando um espírito mais moderno que o seu antecessor, além de contar com mais opções de navegação e gerenciamento das pastas e arquivos que você deve encontrar com o novo ambiente de exploração de arquivos do sistema operacional Windows 11.

9. Modo Escuro atualizado

Modo Escuro - 10 coisas que o Windows 11 faz e você não sabia
Imagem/reprodução: Pixel Nerd

Com a atualização do Windows 11, também foi possível uma adaptação ainda mais precisa com o modo noturno do sistema operacional Windows, com telas e páginas totalmente escuras como se espera do modo noturno em qualquer sistema operacional com a função. E essa é uma das coisas que o Windows 11 faz com perfeição, dando um tom mais “dark” para todas as janelas.

10. Emojis no Windows 11

Com a popularização das redes sociais, era de se esperar que fosse adaptado algum modo de acesso rápido que está presente em todas elas, e essa acessibilidade é os emojis. Com tatas redes sociais disponíveis de maneira nativa para computadores, tudo o que faltava é uma ferramenta nativa para utilização de emojis e essa é uma das coisas que o Windows 11 faz perfeitamente.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.