192.168.0.1 – O que é, onde e como usar

O endereço de IP 192.168.0.1 é fundamental para o seu acesso à internet. Entenda o que ele é e como pode ser acessado em seu navegador!
Avatar de Bruno Rodrigues
30/12/2021 às 12:45 | Atualizado há 2 anos
192.168.0.1 - O que é, onde e como usar 1
Outros destaques

192.168.0.1 quem nunca viu esse endereço de IP nunca teve de mexer nas configurações de um roteador, comumente encontrada em roteadores da marca TPlink, D-Link, entre outros.

Os números 192.168.0.1 é um endereço de IP privado, podemos o encontrar em muitos roteadores como a definição de endereço padrão.  O endereço de IP funciona como um código virtual de um dispositivo conectado na rede, assim como em computadores e celulares.

Não existe somente esse endereço de IP, alguns usuários procuram utilizar o endereço “192.168.0.1”, como padrão por estarem acostumados com esse padrão. Mas muitos roteadores permitem a alteração do endereço de IP se limitando apenas a algumas exceções no uso de números.

Como usar o endereço 192.168.0.1

Esse endereço de IP pode ser facilmente acessado por meio do navegador ou em seu computador.

No navegador

Se você abrir qualquer navegador em seu computador ou outro dispositivo conectado ao roteador, e digitar “192.168.0.1” você será redirecionado a central de configuração de seu roteador.

Mas para acessar a central de configuração do endereço de IP 192.168.0.1, você deve entrar com o usuário e senha do administrador, geralmente você pode encontrar esse usuário e senha em baixo do roteador.

Entre com usuário e senha o endereço 192.168.0.1 para acessar
Imagem: Bruno/Tekimobile

Caso não encontre o usuário e senha do seu roteador você pode tentar utilizar o nome de usuário admin, administrator ou usuário, a senha você pode tentar por repetir o nome de usuário que provavelmente funcionará.

Configurações do roteador usando o endereço IP 192.168.0.1
Imagem: Bruno/Tekimobile

Como o acesso ao roteador você pode realizar algumas edições de configurações, como, por exemplo, o nome do seu WiFi e senha de conexão.

Se você suspeita que outras pessoas possam estar usando sua conexão indevidamente, altere o nome de usuário e senha. Você pode dar o nome que quiser à sua rede WiFi, ela servirá apenas para identificar sua conexão caso tenha outras conexões no mesmo ambiente.

A sua senha WiFi deve possuir ao menos 8 caracteres, alternando entre número e letras, de preferência adicione um carácter especial para dificultar ainda mais a invasão.

No computador

Se você não obteve resposta ao digitar 192.168.0.1 no seu navegador e não chegou à página de login do roteador, você pode saber qual o endereço exato está utilizando em seu computador.

O primeiro passo sempre será procurar por um adesivo em baixo de seu roteador para saber o endereço de IP e o nome de usuário e senha padrão, podendo ser encontrados no manual do usuário também.

Se você estiver conectado ao roteador usando um computador Windows, você pode encontrar seu endereço de IP usando o Prompt de comando:

  1. Aperte as teclas “Windows+R” para abrir o Executar;
  2. Na caixa de inserção de texto ao lado de “Abrir:” digite “cmd” sem aspas;
  3. No prompt, digite ipconfig e pressione a tecla Enter;Usando o cmd você pode descobrir se o seu endereço de IP é 192.168.0.100
  4. O endereço IP do gateway padrão é o mesmo do endereço de IP do roteador, então digitar ele na barra de endereços do navegador irá levá-lo à tela de login do reteador.

Por que usamos 192.168.0.1?

A explicação mais crucial é que os endereços de IP na Internet são limitados. Como um bloqueio de combinação, há apenas um número limitado de IPs exclusivos para uso na internet.

O 192.168.0.1 vem da gama de endereços privados de IP das redes classes C, que começam em 192.168.0.0 e vai até 192.168.255.255.

127.0.0.1 ou localhost também é das faixas de IP reservadas para redes classes C, esses endereços são chamados “IP especial”, e não pertencem a mesma categoria dos IPs privados.

Para garantir que os endereços IP sejam usados de forma eficiente, os endereços deles são reservadas para diferentes usos. Existem cinco classes de intervalo de endereços IP, indo de A a E.

Apenas as classes A, B e C possuem faixas privadas de endereços IP reservadas para uso interno da rede, não sofrendo com interferências em endereços na internet em geral.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ