Desembalar um novo Mac ou MacBook pode fazer qualquer dia parecer Natal. Você ficará ansioso para tirar toda a embalagem, descartar as caixas e começar o mais rápido possível. Ainda mais com os novos Macbooks e Macminis com o chip M1.
Embora seja muito divertido, em breve você poderá sentir dor de cabeça se não proteger suas informações pessoais e dados privados. Não deixe para outro dia, pois alguns tendem a esquecer ou adiar até que seja tarde demais.
Temos três etapas muito fáceis que você pode seguir para manter sua nova máquina segura. Os cinco minutos que leva para configurar valem o esforço.
Criptografe seus dados
O primeiro passo para proteger suas informações de olhares indiscretos é criptografar os dados do seu Mac. Isso pode ser feito por meio do aplicativo utilitário FileVault pré-instalado. Quando você liga seu Mac, o FileVault criptografa seu disco de inicialização.
Isso evita que usuários não autorizados acessem suas informações. Isso também atua como uma camada extra de proteção se você tiver um Mac com um chip Apple T2. Como esses modelos já criptografam dados automaticamente, a ativação do FileVault exigirá sua senha de login para descriptografar quaisquer dados.
Leia também:
Aqui está como configurar o FileVault:
- Certifique-se de que você está conectado como um administrador
- Clique no Menu maçã e depois Preferências do Sistema
- A partir daí, clique segurança e privacidade
- Navegue até encontrar FileVault
- Clique Ativar FileVault
Você pode ser solicitado a inserir sua senha do Mac e, em seguida, várias opções serão apresentadas. As opções referem-se a como seu disco é desbloqueado e como você pode recuperar sua senha caso a esqueça.
- Selecione conta iCloud se você quiser usar essas credenciais para desbloquear o disco. Ou você pode clicar Configure minha conta iCloud para redefinir minha senha se você não tiver uma conta iCloud.
- Se você não quiser usar seus detalhes do iCloud, clique em Criar uma chave de recuperação e não use minha conta do iCloud. Para esta opção, você deve anotar a chave de recuperação e mantê-la em um local seguro.
- Clique Continuar.
Isso conclui o processo e também será ativado para quaisquer usuários adicionais na máquina. Se houver uma opção para proteger a memória virtual, você também deve ativá-la. Mas provavelmente já está ligado.
Desativar login automático
Se houver vários usuários em um Mac, você desejará bloquear cada perfil. Isso evita que o sistema os registre inadvertidamente automaticamente na conta errada. Isso também é útil para personalização, pois cada usuário pode personalizar sua área de trabalho sem afetar os outros usuários.
Para desativar o login automático, certifique-se de estar conectado como administrador.
- Clique no maçã cardápio
- Clique Preferências do Sistema, então Usuários e grupos
- A partir daí, clique no fechadura ícone e digite a senha da conta
- No canto inferior esquerdo, clique em Opções de login
- Selecione o usuário cuja conta você deseja alterar
- A primeira opção deve ser Login Automático
- Vire-o fora
Se você seguiu as etapas acima para configurar o FileVault, o Login automático não estaria disponível, pois o FileVault requer um login manual. Um login manual também será necessário se o usuário selecionado fizer login com uma senha do iCloud.
Habilitar firewall
O firewall em seu Mac está desativado por padrão, mas você pode ativá-lo manualmente. Um firewall bloqueia todo o tráfego de rede de entrada para que conexões maliciosas não cheguem até você. O sistema operacional macOS X padrão é mais robusto que o Windows e é muito mais difícil de ser invadido.
Veja como você ativa o firewall:
- Clique no maçã menu e então Preferências do Sistema
- Clique Segurança ou segurança e privacidade
- Selecione os Guia Firewall
- Desbloqueie o painel clicando no fechadura no canto inferior esquerdo e digite o nome de usuário e senha do administrador
- Clique Ativar Firewall ou Começar para habilitar o firewall
Uma vez ativado, você poderá configurá-lo ao seu gosto. Você pode optar por bloquear todas as conexões de entrada, permitir que aplicativos específicos recebam uma conexão ou permitir software assinado automaticamente.
Você também tem o opção para habilitar o modo furtivo – o que é uma boa ideia. Isso permite que seu Mac opere como se não estivesse na rede atual e irá ignorar as solicitações de tráfego de entrada.
Dica bônus: use uma VPN
Uma coisa é proteger seus dados de login, mas você também deseja proteger sua conexão com a Internet. Para isso, uma rede privada virtual (VPN) é a melhor opção. Recomendamos nosso patrocinador, ExpressVPN.
O ExpressVPN torna seu tráfego de internet anônimo, ignora a censura e mantém seus dados pessoais seguros. Ele oculta o endereço IP do seu computador para que não possa ser rastreado até a sua localização no mundo real.
Proteja-se com a VPN que Kim usa e em que confia. Visite ExpressVPN.com/tekimobile hoje e ganhe três meses extras grátis em um pacote de um ano. Você não pode vencer isso!