Antes do advento da internet, a definição de “privacidade” era muito mais direta. Além disso, era mais fácil controlar o que você compartilhou – e com quem você compartilhou. Mas o avanço da tecnologia significa que você pode compartilhar informações instantaneamente, o que significa que você tem menos tempo para pensar sobre as consequências dessas ações.
- 7 configurações de segurança do Android que você precisa ativar agora
- Como encontrar o melhor canal Wi-Fi para seu roteador
- Como viajar ao passado com o Google Earth
Por exemplo, você pode tirar uma foto do seu trabalho usando a configuração de casa. Muitas pessoas que trabalham remotamente estão se sentindo solitárias, sem colegas de trabalho com quem conversar, então elas compartilharão fotos sem perceber os perigos.
Felizmente, você pode fazer várias alterações de privacidade para evitar que acidentalmente divulgue segredos importantes. O único problema é que algumas mudanças de privacidade demoram muito para serem implantadas. É por isso que estamos compartilhando três soluções rápidas que irão aumentar sua proteção o mais rápido possível.
1. Altere a senha do roteador
A maioria das pessoas instala seus roteadores e começa a usá-los em alguns minutos. Eles estão tão animados para se conectar que muitas vezes perdem uma etapa crítica: alterar a senha padrão do roteador. É um erro comum, mas você precisa atualizar sua senha o quanto antes.
Caso contrário, alguém pode facilmente invadir seu sistema. Não dê a eles a oportunidade. Alterar a senha do roteador é uma das ferramentas de proteção mais fáceis e mais importantes que você possui.
Falando em segurança, temos que falar sobre um site potencialmente assustador a ser observado. RouterPasswords pode revelar a senha secreta do seu roteador em questão de minutos.
Ele revela as senhas do roteador padrão para muitos modelos diferentes, de Apple a ZyXEL. Embora seja um recurso útil para clientes como você, que podem ter perdido a senha, também é uma ferramenta útil para hackers. Se você não atualizou a senha do roteador, alguém pode encontrar seu código em menos de um minuto.
2. Desative o reconhecimento facial do Facebook
A tecnologia de reconhecimento facial é um foco de controvérsia. Pode ser benéfico para a organização de fotos, pois digitaliza fotos e permite marcar rostos familiares em sua galeria de fotos. Mas o site de mídia social é famoso por questões de privacidade.
Na verdade, o Facebook recentemente acertou uma ação coletiva contra o uso de programas de reconhecimento facial por US $ 650 milhões. Embora um acordo não prove qualquer irregularidade, ainda é o suficiente para levantar preocupações.
Além disso, seu programa de reconhecimento facial, DeepFace, tem cerca de 4 milhões de imagens faciais. Esse é “o maior conjunto de dados faciais até hoje”, de acordo com pesquisa do Facebook.
Se você quiser impedir que o Facebook analise seu rosto, desative o recurso de reconhecimento facial. Para fazer isso, toque no triângulo de cabeça para baixo no canto superior direito da tela. A partir daí, bata Configurações e privacidade e depois Definições.
A partir daí, o Facebook direciona você para uma nova página estritamente para suas configurações. Na coluna da esquerda, você verá uma tonelada de opções.
Role para baixo e toque em Reconhecimento Facial, que o leva a uma página que pergunta: “Você deseja que o Facebook seja capaz de reconhecê-lo em fotos e vídeos?” Será automaticamente definido para sim, então toque no azul Editar botão para a direita. Esta será a aparência da sua tela:
Depois de acertar Editar, definir o recurso para Não e você está pronto para ir. Agora que você alterou suas configurações do Facebook, vamos dar uma olhada em outro site que requer sua atenção. Este é um doozy, então aperte o cinto.
3. Exclua-se deste site assustador
Sites de pesquisa de pessoas são alguns dos lugares mais assustadores da web. Você só precisa do nome e do sobrenome de uma pessoa e verá toneladas de informações coletadas em mídias sociais e registros públicos. Como você pode imaginar, os stalkers e hackers adoram esses tipos de sites.
Um site especialmente assustador é o cyberbackgroundchecks.com. Se você digitar seu nome, verá uma quantidade chocante de dados privados espalhados para todo o mundo ver. Se constrói um relatório extenso coletado de histórico de endereços, números de telefone, registros criminais, mídia social, parentes, trabalho e muito mais.
Ele ainda revelará seu nome completo e endereço, bem como seu número de telefone e possíveis parentes. Se você quiser retomar sua privacidade, vá para Página de exclusão da Cyberbackgroundcheck e leia os termos e condições. Depois de concordar, insira seu endereço de e-mail e preencha o CAPTCHA.
Então, aperte o botão chamado Iniciar processo de remoção e siga estas etapas:
- Digite seu nome na barra de pesquisa para encontrar seus registros.
- Selecione os Remover meu registro botão no topo da página próximo ao seu nome. (Observação: Para remover o seu perfil, você devo estar na página de detalhes de um perfil.)
- Em seguida, abra sua caixa de entrada de e-mail. Você encontrará uma mensagem com um link de remoção. Clique neste link para confirmar a remoção.
Após 72 horas, seu registro deve ser removido. Agora, você pode dar um suspiro de alívio … mas não relaxe tão cedo. A internet ainda é um lugar perigoso e cheio de ameaças.