6 melhores aplicativos de design e decoração de AR para Android

Inove, faça mudanças em sua casa como um profissional usando apenas seu smartphone Android ou iPhone.
Avatar de Redação
16/11/2020 às 13:29 | Atualizado há 4 anos

Se você quiser mudar a aparência de uma sala, não terá apenas de contar com a imaginação para visualizá-la. Por meio da realidade aumentada (AR), é possível verificar se determinados móveis, cores de tintas e outras opções decorativas combinam ou até mesmo cabem em um determinado espaço.

Existem vários aplicativos de design de interiores com recursos de RA para usuários do Android. Cada um deles vem com uma variedade de recursos para facilitar o seu projeto de aprimoramento. Você também pode se divertir muito dando uma reforma virtual naquela antiga sala de estar. Aqui estão seis dos melhores aplicativos de design AR para você escolher.

1. Houzz

O hub popular para designers de casa tem um aplicativo com um truque de RA na manga. Ao fazer upload de fotos e navegar por produtos de vários varejistas, você pode ver alguns deles de uma forma mais realista.

Basta selecionar o item de seu interesse e tocar no Ver na minha sala botão. Isso permitirá que você veja a cadeira ou espelho no lugar que deseja preencher. Você pode tirar fotos de diferentes configurações e voltar a elas mais tarde, quando estiver pronto para investir no novo visual do seu espaço.

Coletar representações visuais de suas ideias significa que você pode compará-las entre si e escolher o design mais atraente. Infelizmente, a mecânica da ferramenta de RA de Houzz precisa de algumas manobras para colocar todos os elementos na tela.

No entanto, no que diz respeito aos aplicativos de design de interiores de RA, é um recurso útil, para não dizer versátil. A ampla seleção de produtos e marcas também significa que você pode encontrar quase tudo o que precisa para planejar seu projeto e comprá-lo no local.

Baixar: Houzz (Livre)

2. Home Depot

https://www.youtube.com/watch?v=yETvPdW9J4s

Aqui está outro varejista que aderiu à tendência útil de aplicativos de design de interiores baseados em RA. Mas a Home Depot é uma marca de ponta, o que resulta em software com uma experiência de usuário muito melhor.

Mesmo que a mecânica siga o mesmo processo de escolher um produto e apontar o telefone para a sala, o desempenho geral é apenas mais suave. A desvantagem é que o recurso de AR oferece suporte apenas a alguns itens do catálogo do varejista, então ainda há espaço para melhorias.

Mas isso não diminui muito o valor do aplicativo. Você pode ficar tranquilo sabendo que comprou algo online com um bom conhecimento das dimensões do item e harmonia geral com o estilo de um espaço.

À medida que a realidade aumentada melhora, também aumenta o escopo de oportunidades no aplicativo da Home Depot. Sua base existente é sólida, no entanto, e promete grandes coisas em termos de gama de produtos, eficiência e conveniência de sua plataforma móvel.

Baixar: Home Depot (Livre)

3. Dulux Visualizer

Quando se trata de conseguir o novo estilo de um cômodo, encontrar o tom perfeito para a parede pode ser tão complicado quanto escolher a mobília. A Dulux, como marca líder de tintas, oferece uma ótima solução na forma de um recurso de realidade aumentada simples, mas muito útil em seu aplicativo.

Em vez de fazer várias idas à loja local apenas para testar e escolher cores, vá para a plataforma móvel da Dulux. Aqui você encontrará o Visualizar botão. Toque nele para ativar o programa de RA e seguir algumas etapas fáceis.

Da mesma forma que os aplicativos anteriores, direcione a câmera do seu telefone para a parede que deseja pintar. Escolha um matiz entre os vários esquemas de cores disponíveis e toque onde a tinta deve ir na representação virtual do seu espaço.

Isso pode incluir ornamentos, caso os hacks de design de interiores do Instagram o inspirem ainda mais em relação ao seu lado artístico. Seja qual for o caso, se a câmera estiver inclinada para a direita, o Visualizador preencherá a área selecionada.

A praticidade do software vai além de imaginar um novo ambiente. As cores oferecidas convenientemente vêm com seus nomes atribuídos. Se você gosta de uma ou várias cores, pode anotá-las rapidamente ou encomendá-las ali mesmo, pelo mesmo aplicativo.

Baixar: Dulux Visualizer (Livre)

4. Wayfair

Dentre os muitos varejistas de reforma com opções de RA, a Wayfair é mais uma que acertou. Você obtém acesso a uma grande variedade de móveis, decorações e outros produtos de alta qualidade. E você pode ver instantaneamente como eles se encaixam no espaço que você está renovando.

É verdade que, mesmo aqui, existem pequenas fraquezas para lidar, desde falhas a falhas no layout. Mas o serviço geral funciona muito bem, especialmente em dispositivos atualizados.

Dito isso, é sempre uma boa ideia avaliar cuidadosamente as dimensões dos itens virtuais em comparação com uma sala real. Coisas como a tela do telefone e sua posição no espaço podem enganá-lo. Manter esses fatores em mente ajuda a evitar erros.

Se você leva a sério os projetos de reforma da casa, pode até fazer um curso online gratuito de design de interiores. Com os prós e contras do negócio claros em sua cabeça, é mais fácil alcançar, se não exceder, os resultados estilísticos que você deseja.

Por fim, com um planejamento cuidadoso e uso dos recursos de RA deste aplicativo, você pode refrescar facilmente seu banheiro ou corredor exatamente como imaginou.

Baixar: Wayfair (Livre)

5. Excesso de estoque

Como um varejista popular e bem fornecido de produtos domésticos, o aplicativo da Overstock é uma opção para proprietários de residências e usuários de Android nos Estados Unidos. O software funciona mais ou menos da mesma maneira que o Houzz.

Você escolhe itens que gosta nas listas de Overstock, seleciona para visualizá-los em realidade aumentada e, em seguida, usa seu telefone para colocar modelos 3D dos produtos em seu ambiente atual. A tecnologia corresponde ao que a maioria dos aplicativos de design de interiores dos varejistas oferece por meio de seus recursos de RA.

A diferença está nos padrões dos produtores desse software. O programa surgiu de uma colaboração entre Overstock e Seek, criador de uma das principais plataformas de AR, em um esforço para melhorar a experiência de compra.

O software oferece exatamente isso: uma maneira melhor e amigável de planejar suas compras. Isso se deve ao cuidado do desenvolvedor ao projetar o programa, mas também aos produtos substanciais de Overstock.

Baixar: estoque excessivo (Livre)

6. AirMeasure

Finalmente, quando se trata de comprar móveis ou materiais de decoração, as medidas são essenciais para tomar decisões corretas. Isso é algo em que o AR também pode ajudar. Se você não tiver uma fita métrica em mãos, AirMeasure é a ferramenta digital perfeita para o trabalho.

Se quiser medir uma parede, por exemplo, basta apontar o telefone para a área desejada. Toque no local de onde sua fita métrica virtual deve começar, toque no local em que ela deve terminar e o aplicativo calcula automaticamente a distância.

AirMeasure vai fazer você se sentir muito mais confiante sobre o tamanho do sofá que você precisa ou a quantidade de tinta necessária para cobrir todo o quarto. Com a tecnologia AR ao seu lado, redecorar a casa pode ser uma experiência divertida e menos estressante.

Baixar: AirMeasure (Livre)

Aproveite ao máximo os aplicativos de design de interiores com recursos de RA

Quando se trata de design de interiores, o Android está se aproximando do iOS no esquema AR. Mais e mais varejistas estão aprimorando seus aplicativos com realidade aumentada. Ao mesmo tempo, o Houzz e outros centros de reforma residencial que reúnem as marcas fazem o melhor para desenvolver boas ferramentas 3D próprias.

Apesar de algumas deficiências, há muito que você pode fazer com esses aplicativos de design de interiores. O que importa é que você aproveite a experiência o máximo possível, incluindo a chance de dar asas à sua criatividade. Personalize esse espaço.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ