Adobe Illustrator x Photoshop: Qual é a diferença?

Avatar de Redação
11/10/2020 às 21:31 | Atualizado há 4 anos
Adobe Illustrator x Photoshop: Qual é a diferença? 1

Para os não iniciados, pode ser difícil discernir qualquer diferença entre o Photoshop e o Illustrator. No entanto, uma inspeção mais detalhada revelará que, embora tenham alguns recursos em comum, esses dois editores de imagem da Adobe são feras totalmente diferentes.

Embora o Photoshop e o Illustrator sejam pacotes gráficos, os tipos de gráficos que eles podem criar não são os mesmos. Portanto, neste artigo, explicamos quais são as diferenças entre o Illustrator e o Photoshop. Esclarecendo qualquer confusão de uma vez por todas.

Para que o Illustrator e o Photoshop são usados?

Como mencionado, tanto o Adobe Illustrator quanto o Photoshop são pacotes gráficos. No entanto, o tipo de gráfico que você pode criar e editar usando os dois programas é diferente. Há também o Adobe Lightroom (o que é Adobe Lightroom?), Mas esse não é o foco deste artigo.

Photoshop é um editor de imagens raster. Uma imagem rasterizada é essencialmente um bitmap, que é uma seleção de pixels organizados em uma grade e depois coloridos para criar a imagem final. Ele pode ser usado para criar e manipular imagens raster.

O Illustrator, por outro lado, é um editor de gráficos vetoriais. Um gráfico vetorial é composto de fórmulas matemáticas. Essas fórmulas são então convertidas na imagem que você vê na tela.

Portanto, embora ambos os pacotes lidem com gráficos, eles lidam com eles de maneiras completamente diferentes, e até mesmo os gráficos que eles são capazes de criar e modificar são — no principal — distintos e separados.

Esta é a principal diferença entre o Photoshop e o Illustrator, mas podemos nos aprofundar ainda mais observando o que cada programa faz de melhor.

As vantagens de usar o Illustrator sobre o Photoshop

Por causa das diferenças entre os dois programas, há muito que o Illustrator pode fazer melhor do que o Photoshop. Aqui está uma pequena seleção das principais vantagens do Illustrator quando comparado ao Photoshop.

Gráficos vetoriais

Já mencionamos os gráficos vetoriais e este é o campo em que o Illustrator realmente brilha. Afinal, é um programa de gráficos vetoriais!

Para explicar um pouco mais sobre os gráficos vetoriais, eles são essencialmente imagens escaláveis ​​para qualquer tamanho, sem degradação da imagem.

Você já percebeu como aumentar a escala de uma fotografia pode torná-la cada vez mais pixelizada até que toda a qualidade saia pela janela? Bem, um gráfico vetorial pode ser infinitamente maior ou menor e nunca perder a resolução.

Isso torna o Illustrator perfeito para criar imagens com cores planas e formas bem definidas. Um logotipo de marca é um bom exemplo de onde um vetor seria usado.

Pranchetas

Uma grande coisa sobre o Illustrator é a capacidade de usar pranchetas. Uma prancheta funciona exatamente da mesma forma que um pedaço de papel físico funcionaria se você o tivesse colocado em sua mesa de arte à sua frente.

Você pode criar várias pranchetas e elas podem ser orientadas da maneira que você quiser. Você pode trabalhar com eles simultaneamente, o que é uma maneira fantástica de agilizar seu fluxo de trabalho e ver todo o seu projeto funcionando.

Ilustrando do zero

Algo que você pode fazer no Illustrator, o que realmente não é possível no Photoshop, é ilustrar. A pista está no nome.

Devido ao número de ferramentas de desenho disponíveis no Illustrator, você tem controle total sobre o processo artístico. Isso é importante se você deseja que suas ideias se tornem realidade.

O fato é que o Illustrator é provavelmente o pacote de arte digital mais poderoso que existe. É por isso que é usado por uma ampla variedade de setores da indústria, desde design gráfico a artistas digitais e até mesmo cineastas.

Convertendo raster em vetor (tipo de …)

Embora os resultados nem sempre sejam exatamente o que você está procurando, o Illustrator é capaz de criar versões vetorizadas de imagens raster usando várias de suas ferramentas integradas.

Você tem a capacidade de traçar uma imagem raster, por exemplo, aplicando vários graus de controle para criar um vetor escalonável que pode ser usado em outro lugar.

Esteja ciente de que é improvável que você obtenha uma imagem igual por causa da diferença entre gráficos vetoriais e rasterizados. No entanto, ainda é uma ótima ferramenta para vetorizar seus designs baseados em raster.

As vantagens de usar o Photoshop sobre o Illustrator

Portanto, o Illustrator pode criar bons vetores brilhantes, mas o Photoshop está literalmente repleto de poderosas ferramentas de edição e criação raster. Aqui estão alguns deles.

Raster Graphics

Se você tem uma imagem baseada em pixels que precisa de edição, o Photoshop deve ser o seu programa preferido. É um criador e editor de imagens raster muito poderoso.

Conforme discutido, os gráficos rasterizados são compostos de pixels, cada um com sua posição individual dentro de uma grade. Por si só, esses pixels não são muito úteis, mas coloque-os juntos e voila, uma imagem!

A capacidade de editar um raster no nível de pixel é o que torna o Photoshop uma ferramenta poderosa e importante quando se trata de editar e manipular fotografias e outras imagens rasterizadas.

Composição de Imagem

Você já olhou para suas fotos e percebeu uma mancha feia que estragou completamente a foto geral? O Photoshop cobre você.

Digamos que você tenha uma bela fotografia de campo, mas em uma estrada a meia distância há um carro que está borrando sua paisagem. Você pode pegar um elemento da imagem existente (ou uma imagem separada) e sobrepô-lo, removendo o carro de vista.

Isso é o que há de tão bom no programa; você pode realmente levar sua fotografia a outro nível, criando a imagem perfeita usando o Photoshop na pós-produção.

Edição de fotos

Dado que o Photoshop é um editor de fotos no coração, faz sentido que ele faça um ótimo trabalho. Não acredita em nós? Em seguida, verifique essas habilidades de Photoshop para fotógrafos amadores.

Existem tantas ferramentas à sua disposição para facilitar a edição de fotos. No Photoshop, você pode fazer todos os tipos de ajustes, da exposição à saturação, da cor ao contraste.

No Photoshop, você também pode cortar, girar e espelhar suas imagens. Você pode adicionar ou remover objetos e até mesmo brincar com alguns efeitos interessantes para fazer suas imagens realmente se destacarem.

Adobe Illustrator x Photoshop

Como você pode ver, tanto o Photoshop quanto o Illustrator são ferramentas de design incrivelmente poderosas. Embora ligeiramente diferente. No entanto, a Adobe deseja que você use esses aplicativos em conjunto. Todo o pacote de aplicativos da Adobe foi projetado para funcionar em conjunto, e não entre si.

Se você combinar esses dois aplicativos em seu fluxo de trabalho, verá uma melhoria não apenas em sua criatividade, mas também no volume de sua produção. E agora que você conhece as diferenças entre os dois, deve ter um melhor entendimento de como eles se complementam.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ