Perdeu o controle remoto da sua TV? Conheça 6 Apps para substitui-los

Vejam as opções de aplicativos que substituem o controle remoto de sua TV no Android e no iPhone; controles universais e também das próprias marcas.
Avatar de Redação
29/03/2021 às 12:46 | Atualizado há 3 anos
controle remoto tv celular destaque

Atualmente, a tecnologia representa um grande avanço em nossas vidas. Por isso, não é surpresa que existem aplicativos específicos para nos salvar naquele momento comum em que perdemos o controle remoto e não conseguimos mudar de canal ou alterar o volume da TV.

Hoje vamos listar seis apps do tipo, além de explicar a técnica por trás da tecnologia. Continue lendo para saber mais!

Como funciona um app de controle remoto?

Há duas formas de um celular se transformar em um controle remoto para sua televisão. A primeira é por meio de um sensor infravermelho (IR), emitido pelo próprio celular até a TV. Essa também é uma forma de emitir comandos para outros aparelhos, como videogames e transmissores.

Porém, não é todo celular que possui essa finalidade, mas ainda é possível se beneficiar desses aplicativos de uma segunda forma. No caso de Smart TVs, o app pode se conectar ao televisor por meio da rede Wi-Fi ou Bluetooth e, assim, enviar os comandos para troca de canal, alteração de volume ou ainda ativar alguma funcionalidade específica.

Para escolher o aplicativo ideal para sua necessidade, é preciso entender as principais vantagens de alguns dos mais populares no mercado. Por exemplo, é possível baixar um app universal, que funciona em vários dispositivos, ou ainda, um específico para a marca de sua televisão.

Apps de controle remoto universal

Controles remotos universais conseguem se conectar a diferentes TVs, mesmo aquelas mais antigas, sem muitos artifícios digitais. Entretanto, a maioria funciona à base do sensor IR, portanto, vale checar se o seu celular possui a finalidade.

1. AnyMote Universal Remote + WiFi

Perdeu o controle remoto da sua TV? Conheça 6 Apps para substitui-los 1

O app AnyMote funciona por meio do sensor IR, no caso de TVs mais antigas, porém também pode se associar à rede Wi-Fi de modelos modernos. É compatível com algumas das marcas mais famosas do mercado, como Samsung, LG, Philips e Sony.

2. Easy Universal TV Remote

O Easy Universal é simples e possui uma compatibilidade ainda maior do que o aplicativo anterior. Além dos já citados, o app pode mandar comandos para modelos como Vizio e Panasonic. É possível conectá-lo com TVs com rede de internet, seja wireless ou com fio.

3. Zaza Remote

Dentre os modelos de controles universais, a Zaza Remote é um dos mais completos. Além de controlar a televisão, é possível associar o app a aparelhos de ar-condicionado, projetor, aparelhos de transmissão e iluminação. Está disponível tanto para iOS quanto Android.

Apps de controle remoto específicos

Percebendo a utilidade de possibilitar outras formas de controlar a TV para além do próprio controle remoto, diversas marcas de televisores apostaram em aplicativos para auxiliar seus consumidores.

1. TV Remote Control (Samsung)

controle remoto celular samsung

A interface do aplicativo de controle remoto da Samsung é bem simples, semelhante à imagem de um controle real. O app é compatível com quase todos os aparelhos da marca. Para a TV, suas funcionalidades se limitam a troca de canais, alteração de volumes e acesso a menus básicos.

2. LG TV Remote

Específico para iOS, o aplicativo se conecta com diversos aparelhos da LG, fabricados a partir de 2012. Sua instalação é simples e rápida. Também, por meio do app, é possível controlar configurações mais específicas da TV, indo além do volume e canal.

3. Philips My Remote

A marca Philips também apostou em seu aplicativo de controle. O My Remote se conecta por meio da rede Wi-Fi e identifica as Smart TVs disponíveis ao redor. Além de possuir todas as funções de um controle padrão, também pode trazer algumas informações sobre a programação televisiva.

Para conferir mais informações sobre aplicativos disponíveis no mercado e suas respectivas utilidades no dia a dia, confira outros textos em nosso blog.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ