Como baixar o Ubuntu, Fedora, e outras distros Linux via BitTorrent

Através de um cliente de BitTorrent, é possível baixar facilmente qualquer distribução do Linux e separamos um site que tem todas as distros para baixar.
Avatar de André Luiz
23/07/2020 às 21:49 | Atualizado há 4 anos
Como baixar o Ubuntu, Fedora, e outras distros Linux via BitTorrent 1

Eu acho que em um ponto da sua vida, você deve ter se deparado com o famoso Torrent, onde pessoas baixam filmes, jogos, músicas, software e etc, sem custo. Quando os arquivos Torrents possuem alguns kilobytes, o download será rápido e sem problemas, mas e quando os arquivos são gigantes na casa de Gigabytes como um sistema operacional inteiro, como alguma distro Linux?

Para baixar dados tão grandes de um pequeno arquivo de metadados torrent, precisamos de um aplicativo cliente BitTorrent que funcione no protocolo de transferência de arquivos BitTorrent. Você pode baixar o arquivo com a facilidade de pausar e retomar a qualquer momento. 

Neste artigo, iremos ensinar como baixar torrents de distribuições Linux gratuitas e de código aberto via BitTorrent. Então, vamos direto ao primeiro passo: 

1 – Instale o Cliente BitTorrent

Primeiro, precisamos ter o cliente BitTorrent instalado para baixar distros Linux. A maioria das distros Linux vem com aplicativos pre-instalados do BitTorrent Client, como o Transmission do Ubuntu.

No entanto, você também pode instalar outros Clientes BitTorrent disponíveis para Linux, como qBittorrent, Deluge ou o Fragments. Se você estiver usando o Windows, há também vários  Clientes Torrent para Windows. 

Neste artigo, usarei oo Fragments que é um Cliente BitTorrent muito simples e fácil de usar baseado em GTK3. Você pode instalá-lo usando o Flatpak executando o comando: 

flatpak install flathub de.haeckerfelix.Fragments
 

2 – Baixe o Arquivo Torrent

Em seguida, você precisa baixar o arquivo Torrent da distribuição Linux que você deseja ter. Bem, aqui, a melhor maneira que eu diria é ir para o site oficial de distrus Linux e baixar o seu Torrent. Se parece uma tarefa tediosa para algumas pessoas, também há outras maneiras de baixar arquivos torrent.

Como de costume, existem toneladas de  sites torrent de onde você pode pesquisar e obter o Linux distros Torrents. Mas se você quer um site especialmente para distros Linux, você pode conferir  este site. Ele tem uma torrent de quase todos os distros linux e a melhor parte é que o site é regularmente atualizado após cada nova versão iso.

Para facilitar seu trabalho até certo ponto, aqui eu listei alguns dos principais torrents de distros linux. Clique para baixar a versão mais recente. 

1. Ubuntu 20.04
2. Kali Linux 2020.2 (64-bit)
3. Linux Lite 5.0
4. Arch Linux 2020.07.01
5. Linux Mint 20 CinnamonXfceMATE

3 – Adiconando um arquivo Torrent

Depois de baixar o arquivo, você pode abrir seu cliente BitTorrent, adicionar o arquivo e começar a baixar. Ou, se você clicar no link magnético baixado do site, ele abrirá diretamente no aplicativo padrão torrent e começará a baixar.

Como baixar o Ubuntu, Fedora, e outras distros Linux via BitTorrent 5
 
Como você pode ver aqui, no aplicativo cliente torrent, você também tem a opção de pausar o download e retomar sempre que quiser. 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ