Como adicionar portas HDMI à sua TV

Avatar de Redação
23/12/2020 às 10:25 | Atualizado há 3 anos
Como adicionar portas HDMI à sua TV

As TVs modernas podem fazer coisas incríveis, com os tamanhos de tela aumentando continuamente e a resolução agora chegando a 8K. Então, por que nenhum fabricante pode fornecer portas HDMI suficientes para todos os nossos dispositivos?

Mesmo onde as TVs são equipadas com várias portas, é raro encontrar todas as especificações mais recentes. Muitas vezes descobrimos que os recursos de HDR, por exemplo, são limitados a apenas uma ou duas das portas disponíveis nas TVs.

Há tantos dispositivos que poderíamos conectar às nossas TVs – consoles de jogos, Blu-ray e DVD players, soundbars, streamers de mídia e decodificadores, talvez até mesmo um portal ou dispositivo de webcam – que permanece um mistério por que a TV os fabricantes nos forçam a escolher entre eles.

Existe uma maneira fácil de contornar o problema, é claro, e você não precisa gastar muito para alcançá-la.

Compre um switch HDMI

Um switch HDMI é um dispositivo relativamente barato e compacto que resolverá todos os seus pesadelos HDMI.

É um dispositivo simples que se conecta a uma única saída HDMI em sua TV e, em seguida, divide esse único canal em vários canais, permitindo que você conecte dois, três ou até quatro dispositivos HDMI a uma única porta.

A Amazon está repleta de interruptores e divisores HDMI feitos por várias empresas, mas testamos Modelo de três portas da UGreen. Custa menos de £ 20, funciona bem e é extremamente fácil de usar.

Você simplesmente conecta a porta de saída do switch HDMI à sua TV por meio de um cabo HDMI e, a seguir, conecta até três outros dispositivos HDMI ao switch. Isso significa que basicamente concederá a você duas portas extras, já que você ainda está usando uma das portas da TV para conectar tudo.

O modelo UGreen oferece suporte para troca automática, o que significa que ele mudará automaticamente a entrada para o dispositivo ativo mais recentemente. Para colocar isso em termos práticos, digamos que você tenha um streaming stick e um PS4 conectados por meio do switch HDMI. Se você estiver assistindo algo no stick de streaming, mas decidir jogar um jogo, ligar o PS4 será o suficiente para mudar automaticamente a entrada HDMI para o console de jogos. Desligue o PS4 e ele irá reverter automaticamente para o streaming stick se ainda estiver ligado.

No caso de o interruptor automático não funcionar, há também um botão de interruptor físico no próprio dispositivo, junto com um controle remoto que permite alternar entre as entradas de seu sofá.

Ele suporta uma taxa de dados alta o suficiente para fornecer 4K a 30 Hz ou 1080p a 60 Hz, o que deve ser suficiente para a maioria, mas não consegue acompanhar [email protected] jogos, se é isso que você tem em mente.

É importante observar que a maioria dos interruptores HDMI – incluindo o UGreen que recomendamos – não vem com um cabo HDMI incluído, então, a menos que você tenha um sobressalente por perto, você terá que comprar um para conectar o switch à sua TV.

Confira nosso guia de compra de cabos HDMI para dicas sobre o que procurar em um formato HDMI, para ter certeza de obter um cabo rápido o suficiente para acompanhar o que você precisa.

Switch HDMI vs divisor HDMI

Finalmente, vale a pena esclarecer rapidamente um equívoco comum: você não quer um divisor HDMI, o que não é a mesma coisa que um switch HDMI.

Enquanto um switch HDMI permite que você pegue várias entradas HDMI (seu PS4, laptop e stick de streaming, digamos) e conecte todas a uma porta de TV, um divisor é projetado para pegar uma única entrada HDMI e transformá-la em várias saídas – é isso que de que você precisa se quiser conectar um console de jogo a várias TVs ou uma TV e um projetor.

SUGESTÕES PARA VOCÊ