Como alocar mais RAM no Minecraft

Avatar de Redação
16/11/2020 às 16:05 | Atualizado há 4 anos
Como alocar mais RAM no Minecraft

O Minecraft é um dos jogos mais populares de todos os tempos e está disponível para praticamente todas as plataformas, de PC a Mac e até iOS e Android. Ele funciona muito bem na maioria dos dispositivos, mas sempre poderia ser melhor – especialmente se você tiver um PC com muita RAM para aproveitar.

Embora já tenha sido bastante complexo alocar mais RAM no Minecraft, o lançamento do ATLauncher de terceiros mudou tudo isso. Veja como alocar mais RAM no Minecraft no PC e também para aqueles que executam o Minecraft em um servidor.

Se você gosta da jogabilidade baseada em voxel que o Minecraft oferece, certifique-se de verificar nossa lista das melhores alternativas para o Minecraft.

Como alocar mais RAM no Minecraft

Embora antes fosse uma tarefa complexa alocar manualmente mais RAM no Minecraft, agora há um mod prático que remove todos os ajustes manuais de código. Veja como:

  1. Certifique-se de ter o última versão do Minecraft instalado.
  2. Verifique a RAM total do seu computador em Iniciar> Configurações> Sistema> Sobre.
  3. Baixe e instale o ATLauncher.
  4. Abra o aplicativo ATLauncher.
  5. No lado direito do iniciador, selecione Configurações.
  6. Selecione a guia Java / Minecraft.
  7. Insira a quantidade de RAM que gostaria de usar (em MB, não GB) no campo Maximum MemoryRam ou use as setas para ajustar o valor em 0,5 GB por vez.
  8. Clique em Salvar.

E é isso! Na próxima vez que você carregar o Minecraft, ele usará a quantidade específica de RAM que você alocou.

Nota: Em outubro de 2020, o desenvolvedor Mojang anunciou que o Minecraft exigirá em breve uma conta da Microsoft para jogar. O ATLauncher disse que essa mudança o afetará, mas não detalhou como isso funcionará. Nesse ínterim, ele recomenda que você adie a migração de sua conta do Minecraft para uma conta da Microsoft por enquanto, se quiser usar o ATLauncher. Verifique o site do ATLauncher para obter os detalhes mais recentes sobre quando oferecerá suporte oficial ao novo sistema de contas.

Como alocar mais RAM em um servidor Minecraft

O processo para ajustar a quantidade de RAM que o Minecraft usa quando hospedado em um servidor é um pouco diferente, pois não está embutido no ATLauncher. Porém, não é muito complicado:

  1. Abra o diretório do servidor do Minecraft (a pasta que contém o arquivo Minecraft_server.exe com o qual você inicia o servidor do Minecraft). Se você não tiver certeza da localização, pesquise “Minecraft_server” no seu PC.
  2. Clique em Início> Novo item> Documento de texto no PC para criar um documento de texto no diretório do servidor.
  3. No novo documento de texto, cole o seguinte (se estiver no PC):
    java -Xmx #### M -Xms #### M -exe Minecraft_Server.exe -o true
    PAUSA
  4. Substituir #### com o valor, em MB, que você deseja alocar (1 GB = 1024 MB). Por exemplo, se você deseja alocar 2 GB de RAM, insira 2048.
  5. Clique em Arquivo> Salvar como… e altere Salvar como tipo para Todos os arquivos. Nomeie o iniciador do servidor de arquivos e altere a extensão de .txt para .bat.
  6. O arquivo que você criou agora será o novo iniciador para o servidor do Minecraft – basta clicar duas vezes nele para executá-lo. Usar o arquivo .bat para iniciar o servidor alocará automaticamente a quantidade especificada de RAM.

Veja, fácil certo? Agora volte a desfrutar do seu jogo baseado em voxel com melhor desempenho do que nunca!

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ