Como ativar o modo privado em seus aplicativos Android favoritos

Veja como ficar anônimo no Android usando o navegador de internet, Youtube, Google Maps e outros aplicativos.
Avatar de Redação
07/12/2020 às 14:58 | Atualizado há 4 anos
Como ativar o modo privado em seus aplicativos Android favoritos 1

Você provavelmente está familiarizado com o modo privado ou anônimo em seu navegador de desktop, que impede que detalhes de suas atividades online sejam armazenados em seu computador. Mas você também pode usar o mesmo recurso em muitos aplicativos Android populares para mantê-lo (relativamente) anônimo.

Explicaremos como ativar o modo privado nos aplicativos que você usa todos os dias. Isso impedirá que qualquer pessoa que acesse seu dispositivo veja o que você tem feito.

Use o modo privado do seu navegador Android

Todas as versões do Android de navegadores populares agora oferecem um modo de navegação privada. Isso funciona da mesma forma que na área de trabalho, informando ao navegador para não salvar detalhes dos sites que você visita (incluindo cookies), termos que você pesquisa e informações que você insere em formulários.

Google Chrome

Para desbloquear o modo de navegação privada do Chrome, toque no menu de três pontos no canto superior direito e escolha Nova guia anônima. Você pode alternar entre as guias normais e as anônimas pressionando o ícone da guia quadrada com o número.

Mozilla Firefox

Para mudar para o modo de navegação privada no Firefox para Android, basta tocar no botão de máscara no canto superior direito da tela inicial do aplicativo.

Você pode alternar entre as guias privadas e normais pressionando o ícone numérico na parte inferior da tela. Toque no ícone da máscara e pressione o + PRIVADO botão.

Se você deseja abrir páginas da web em guias privadas por padrão, pressione o botão de menu de três pontos e escolha Configurações> Navegação privada. Ative a opção Abrir links em uma guia privada.

Para tornar privado o navegador Edge da Microsoft para Android, toque no botão de três pontos no centro da barra de navegação na parte inferior da tela. Selecione Nova guia InPrivate.

Como em outros navegadores móveis, você pode pressionar o ícone numérico para alternar entre as guias padrão e InPrivate e deslizar de cima para baixo na tela para sair do modo privado ou fechar as guias individualmente.

Relacionado: Os melhores navegadores privados para telefones e tablets

Fique anônimo no Google Maps e no YouTube

A popularidade do modo Incognito do Chrome encorajou o Google a adicionar a opção a outros aplicativos Android. Este modo não o manterá privado do próprio Google, mas impedirá que detalhes de suas atividades sejam armazenados em seu telefone ou tablet.

Google Maps

O modo de navegação anônima no aplicativo Google Maps permite que você procure um local sem que seja armazenado em sua conta do Google. Isso é útil para planejar uma viagem particular, porque impede que as pessoas vejam onde você esteve ou pretende ir.

Para ativar o recurso, toque na foto do seu perfil (ou letra) no canto superior direito do aplicativo Google Maps e escolha Ative o modo de navegação anônima. O Maps será reiniciado com o modo ativado.

Embora o modo de navegação anônima impeça o Google de usar suas pesquisas para personalizar o Maps, ele não oculta suas atividades do seu provedor de internet, outros aplicativos Android ou outros serviços do Google. Portanto, não presuma que você pode viajar anonimamente!

Youtube

Se você deseja assistir a vídeos em particular ou impedir que o YouTube recomende conteúdo de que você vai gostar, o modo de navegação anônima no aplicativo do YouTube para Android pode ser muito útil.

Ative o recurso tocando em sua foto de perfil no canto superior direito da tela e escolhendo Ativar anônimo. O modo se comporta como se você estivesse desconectado da sua conta do Google, portanto, nada do que assistir ou pesquisar no YouTube será armazenado.

Digite em particular no teclado Android

Os aplicativos de teclado Android aprendem de maneira útil as palavras que você usa para fazer sugestões e autocorreções futuras. Mas às vezes essas previsões revelam palavras, frases e nomes que você prefere manter em segredo, que é onde o modo privado se torna útil.

SwiftKey

O aplicativo de teclado SwiftKey da Microsoft para Android tem um excelente modo Incognito que funciona em todos os aplicativos de mensagens em seu telefone ou tablet. Impede que o aplicativo aprenda palavras quando você deseja digitar algo em particular.

Para ativar o modo, comece a escrever uma mensagem em um aplicativo e toque no campo de entrada de texto. Toque no ícone de três pontos no lado direito da barra de ferramentas e escolha Incógnito. O teclado ficará preto e nada do que você digitar será salvo para uso futuro.

Gboard

A opção Incognito no próprio teclado Android do Google não é tão versátil quanto no SwiftKey. Na verdade, ele só funciona quando você alterna para o modo de navegação privada no Chrome.

Irritantemente, o Gboard não oferece um botão para ativar e desativar o modo de navegação anônima em aplicativos de mensagens. No Chrome, o teclado muda automaticamente quando você entra no modo anônimo e não salva nada do que digitar.

Relacionado: Como alterar o teclado Android

O Reddit armazena detalhes dos subreddits que você visita e coisas que você pesquisa para recomendar conteúdo no qual você possa estar interessado. Isso às vezes pode parecer invasivo, é por isso que a rede social introduziu Navegação anônima.

Atualmente disponível apenas no aplicativo Android do Reddit, este modo privado permite que você navegue como se estivesse desconectado.

Para mudar para Navegação anônima, toque na sua imagem de perfil no canto superior esquerdo do aplicativo Reddit para Android. Toque no seu nome de usuário e selecione Navegação anônima nas opções de contas na parte inferior da tela.

Relacionado: Os melhores aplicativos de Reddit para Android

Ouça música em particular no Spotify

Se você quiser ouvir algo pessoal no Spotify, pode ativar uma sessão privada. Isso não apenas esconde o que você toca de seus amigos e seguidores, mas também impede que o Spotify recomende faixas relacionadas.

Na tela inicial do aplicativo Spotify para Android, toque no ícone de engrenagem no canto superior direito. Deslize para baixo até o Social seção e habilitar a opção Sessão privada. Isso permite que você ouça músicas anonimamente por seis horas (ou até desligá-lo).

Fique anônimo quando estiver em trânsito

Alternar para o modo privado ou incógnito em aplicativos Android é uma maneira eficaz de manter suas atividades em segredo no seu telefone ou tablet, pelo tempo que você precisar.

No entanto, é importante lembrar que, embora esses modos impeçam que dados privados sejam armazenados em seu dispositivo móvel, você ainda pode ser rastreado enquanto os usa.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ