Depois de uma “bugada” no sistema em janeiro, o Banco Central voltou ao ar o site onde os brasileiros podem consultar se possuem algum “dinheiro esquecido” nos bancos. Inicialmente só é possível consultar, as retiradas só começam no meio de março.
Como consultar dinheiro perdido no Banco Central
Em uma nova página específica para esse fim, o cliente poderá consultar apenas se há ou não dinheiro esquecido a receber. Para isso, basta preencher com o CPF ou CNPJ. Vejam o passo a passo abaixo.
Tempo total: 2 minutos
-
Consulte se há valores
No momento, só é possível consultar se você tem ou não dinheiro esquecido a receber. Para isso, acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico e então digite seu CPF ou CNPJ e depois sua data de nascimento ou data de abertura da empresa.
-
Veja quando receber
Após a consulta, caso você tenha dinheiro a receber, irá aparecer uma mensagem com uma nova data (anote) para você consultar e então pedir a retirada do dinheiro. Caso não tenha nada, irá aparecer a mensagem “Atualmente você não tem valores a receber“
-
Cadastrando no Gov.br
Antes de retirar a quantia, será preciso você se cadastrar no site Gov.br pois será necessário esse login para faze a retirada na da especificada. Mas você já pode fazer hoje seu cadastro. A criação da conta gov.br é gratuita.
Baixe o aplicativo gov.br (link IOS) ou (link Android). Depois de instalado, basta colocar seu CPF e seguir as informações.
-
Retirando o dinheiro
Volte ao site https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico na data especificada no Passo 2. Terá um campo para inserir seu login cadastrado do Gov.br. Feito isso, basta consultar novamente os valores e então solicitar a transferência.
Obs: Vale dizer que o site ainda não está pronto, por isso ainda não temos o print da tela, mas esse passo será atualizado assim que começarem os pagamentos.
Quando começarão os pagamentos do dinheiro esquecido
O Banco Central divulgou uma tabela onde mostra quando começarão a serem liberados os valores de dinheiro esquecido, de acordo com a data de nascimento dos clientes. Segue abaixo a tabela.