Como controlar suas luzes com Alexa: o que você precisa

Veja como controlar luzes pela Alexa, usando lâmpadas inteligentes ou interruptores.
Avatar de Redação
16/12/2020 às 18:08 | Atualizado há 4 anos
Como controlar as luzes com seu Amazon Echo

Se você tem um Amazon Echo, pode usar o Alexa para muito mais do que simplesmente perguntar como estará o tempo, definir temporizadores e ouvir música.

Com o hardware adicional correto, você pode fazer com que Alexa ligue e desligue lâmpadas individuais ou grupos inteiros de luzes. Além disso, usando as Rotinas, você pode ativá-las e desativá-las automaticamente em horários definidos.

Aqui vamos explicar o que você precisa em termos de hardware necessário, bem como como fazê-lo funcionar com o Alexa e como configurar rotinas por meio do aplicativo Alexa para iOS e Android.

O que é necessário para controlar as luzes com Alexa?

  • Plugue inteligente ou
  • Lâmpada inteligente, ou
  • Interruptor de parede inteligente
  • Um dispositivo com Alexa integrada ou o aplicativo Alexa

Você precisa de pelo menos uma peça de hardware desta lista que seja compatível com o Alexa antes de controlar uma luz, junto com a versão mais recente do aplicativo Alexa e / ou um Amazon Echo ou outro dispositivo que tenha o Alexa integrado.

A Alexa funciona com a maioria das lâmpadas inteligentes, senão todas.

No entanto, mesmo as lâmpadas wi-fi mais baratas podem ser caras, então se você não quer gastar muito com novas luzes, pode comprar interruptores inteligentes compatíveis com Alexa.

Qualquer que seja o método usado, a maneira de controlar luzes, plugues e interruptores compatíveis com Alexa é a mesma. Veja como fazer.

Como você acende as luzes com Alexa?

Para começar, você precisa do aplicativo Alexa. Ele está disponível em tablets Android, iOS e Amazon Fire. Você provavelmente já terá o aplicativo se tiver um Amazon Echo.

Antes de ligar uma luz, você deve instalar e configurar sua lâmpada, plugue ou interruptor. Em alguns casos, você precisará instalar o aplicativo do fabricante, criar uma conta e configurar o dispositivo lá primeiro.

Depois de fazer isso, abra o aplicativo Alexa e siga estas etapas:

  1. Toque em Dispositivos no fundo
  2. Agora toque no ícone + no canto superior direito
  3. Toque em ‘Adicionar Dispositivo’
  4. Selecione o tipo de dispositivo que você está configurando (Light, Plug ou Switch)
  5. Escolha a marca da lista
  6. Siga as instruções na tela

Você terá que vincular a conta do dispositivo (como uma conta Philips ou TP-Link) à sua conta Amazon e autorizar o aplicativo Alexa a usar essa conta.

Como controlar as luzes com Alexa

Depois de configurar o plugue, o interruptor ou a luz, você poderá vê-los ao tocar em Luzes, Plugues ou Interruptores na tela Dispositivos do aplicativo Alexa.

Você vai querer renomeá-lo com um nome amigável que seja fácil de lembrar e simples o suficiente para que Alexa possa entender. Faça isso tocando no dispositivo na lista e, em seguida, no ícone de engrenagem (canto superior direito) e em Editar nome. Bem assim:

Como controlar as luzes com Alexa

É melhor usar nomes curtos com uma única palavra, mas você pode experimentar e alterar o nome se Alexa não entender.

Para acender uma luz com Alexa, o comando mais simples é:

  • “Alexa, ligue [name of light]”

Se sua luz ou interruptor suporta escurecimento ou mudança de cores, você também pode dizer:

  • “Alexa, deixe a luz da frente roxa”
  • “Alexa, escurece a sala de estar”
  • “Alexa, deixe a cozinha mais iluminada”

Você também pode controlar luzes e outros dispositivos inteligentes de um tablet Fire ou um Fire TV Stick.

Como posso controlar grupos de luzes com Alexa?

  1. Vá para Dispositivos no aplicativo Alexa
  2. Toque no ícone +, canto superior direito
  3. Toque Crie uma sala ou grupo de dispositivos
  4. Toque em Próximo
  5. Escolha um dos nomes de sala predefinidos ou adicione um nome personalizado para o grupo
  6. Toque nos dispositivos que deseja incluir no grupo
  7. Toque em Próximo
  8. Adicione qualquer dispositivo Alexa ou pule a etapa
  9. Salve seu quarto

Depois que Alexa souber quais dispositivos estão em quais salas, será mais fácil controlá-los. Adicionar um Amazon Echo ao grupo é muito útil se você tiver mais de um Echo, pois permite que você – por exemplo – entre na sala de estar e diga “Alexa, acenda as luzes” e ela entenderá o que você quer dizer porque você agruparam o Echo naquela sala com as lâmpadas inteligentes naquela mesma sala.

Depois de fazer isso, você pode dizer “Alexa, ligue a sala de jantar” e todos os dispositivos nesse grupo serão ligados.

Alexa pode acender e apagar as luzes em uma programação?

Sim, ela pode. Você simplesmente precisa criar uma rotina para fazer esse trabalho. Você pode criar quantas rotinas quiser e elas podem controlar luzes individuais ou grupos de luzes.

Para fazer uma nova Rotina, toque nas três linhas no canto superior esquerdo do aplicativo ou deslize da esquerda para a direita para abrir o menu principal.

Toque em Rotinas e depois no ícone + (mostrado abaixo, segundo à esquerda). Agora toque no + à direita de ‘Quando isso acontecer’ e escolha Agendar entre os cinco acionadores.

Como controlar luzes com Amazon Echo

Toque em Selecionar ao lado de ‘Na hora’ e escolha quando deseja que as luzes se acendam. Se quiser que isso se repita em determinados dias, toque em Selecionar ao lado de Repetir e escolha os dias. Em seguida, toque em Avançar na parte superior.

Como controlar luzes com Amazon Echo

Você será levado de volta à tela NOVA ROTINA, onde deverá tocar no + ao lado de Adicionar ação. Na lista, escolha Smart Home e, em seguida, selecione Dispositivo de controle ou grupo de controle, dependendo se você deseja que apenas uma luz acenda ou várias luzes ao mesmo tempo.

Aqui, escolhemos controlar o grupo Dining Room e a única opção disponível (abaixo, no meio) é a alimentação. O controle deslizante já está definido como ‘Ligado’, que é o que queremos, então, basta tocar em Avançar. Por fim, toque em Salvar na parte superior e sua rotina será armazenada e executada no horário especificado.

Como controlar luzes com Amazon Echo

Se você quiser que as mesmas luzes se apaguem mais tarde, crie outra rotina com uma programação definida para um horário posterior à hora em que as luzes estão definidas para acender, mas desta vez toque no controle deslizante para ‘desligar’ na tela que diz poder. Assim que a nova rotina for salva, suas luzes serão acesas e apagadas nos horários que você configurou.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ