O Wi-fi usa ondas de rádio para transmitir e receber dados. Essas ondas são invisíveis, então como será que você poderia descobrir a força do sinal Wi-Fi na sua casa? Afinal essa onda bate em todos os lugares e em alguns pontos ela fica fraca.
- Como impedir o monitoramento do Facebook enquanto uso a internet
- Como transformar páginas da internet em imagem de 4 maneiras
- Como acessar uma página da internet offline? Veja 6 maneiras
Talvez você esteja preocupado achando que a internet está lenta por causa de pacote de dados, ou por causa de aplicativos, mas a culpa pode ser do sinal. Quando você identifica isso, consegue posicionar melhor seu roteador ou outro dispositivo, para transmitir melhor o Wi-fi.
Antes de começar o tutorial vamos ver um pouco sobre como saber a força do sinal, e depois veremos o guia no Android e no iPhone.
Quando a intensidade do sinal está boa?
A intensidade do sinal é expressa em porcentagem, normalmente chamada de valor RSSI. Esse valor é o indicador que os aplicativos normalmente mostram e usam na medição.
- Google cancelar Pixel Tablet 2
- WhatsApp aprimora página de registro de chamadas para usuários
- Opera e Spotify oferecem upgrade gratuito Spotify Premium por tempo limitado
Quanto mais perto o valor estiver de 0, mais forte será o sinal. Caso fique confuso para você, pense assim, quanto mais baixo o número for para o lado negativo, mais forte será. Quanto mais alto para o lado positivo menos forte ele será. Porém isso depende muito, pois existe uma média, entenda melhor abaixo.
- -50dBm: É uma excelente força de sinal. Raramente fica melhor do que isso. Esse sinal é alcançado quando você está perto da fonte de Wi-fi. Tudo que você fizer com esse nível de sinal, funcionará bem.
- -55 a -60dBm: O sinal de ótima qualidade. Os dispositivos funcionam bem e seus vídeos rodam em máxima qualidade.
- -70dBm: Baixa qualidade: Não roda vídeos em alta qualidade, porém você consegue acessar a internet e ver e-mails.
- -80dBm: Sinal péssimo. Esse sinal chega a ser inutilizável para qualquer coisa.
Como verificar a força do sinal Wi-Fi no iPhone
Para começar instale o AirPort na AppStore. Depois de instalado vá nas configurações do aplicativo e habilite o Scanner de Wi-fi. Feche o aplicativo e abra de novo. Você verá a opção de Scan, clique nela e a verificação vai se iniciar.
A varredura é contínua, então os valores vão ficar mudando. Provavelmente sua rede é a primeira que é exibida, verifique o valor do RSSI e veja a intensidade da conexão. Lembrando que se você estiver perto do dispositivo fonte do Wi-fi, o sinal será forte e bom.
Vá até a posição que você quer saber a força do sinal. Se ele estiver no mínimo em -65dBm será um bom sinal. Se estiver ruim, ajuste o roteador para uma melhor intensidade.
Como verificar a força do sinal Wi-Fi no Android
No Android, baixe o aplicativo Wi-Fi Speed Test. É um dos melhores aplicativos para testar a intensidade do sinal. Ao instalar o aplicativo, dê as permissões necessárias e toque em Start. Ao contrário do aplicativo da Apple, ele não mostra toda a lista de redes Wi-fi, ele só realizará o teste no que o seu celular está conectado.
O aplicativo mostra muitos detalhes sobre a conexão. Se não estiver feliz com a atualização automática que o aplicativo vai fazendo, você pode tocar em Start novamente. É possível encontrar mais informações, descendo a tela e tocando em More Options
Finalizando
Nesse guia conseguimos ver em detalhes, como medir o sinal de Wi-fi no seu Android e iPhone. Com essa grande ferramenta é mais fácil posicionar seus dispositivos de internet, para receber melhor a conexão e funcionar com potência máxima. Lembrando que caso você não queira usar aplicativos, existem sites como o minhaconexao.com.br.
O site não oferece todas as utilidades dos aplicativos, porém ele também pode te ajudar nesse desafio. Gostou do nosso guia sobre como descobrir a força do sinal Wi-fi? Ficou com alguma dúvida? Diga nos comentários.