Como excluir aplicativos no Android [desinstalar]

Avatar de Redação
27/04/2021 às 17:31 | Atualizado há 3 anos
Remover um aplicativo Android das configurações

Os smartphones e tablets Android modernos vêm com mais armazenamento do que nunca, o que torna muito fácil carregá-los com aplicativos e nunca se preocupar muito em removê-los.

Continue assim por muito tempo e você acabará ficando sem espaço de armazenamento. Além disso, alguns aplicativos continuarão a ser executados em segundo plano e consumirão os recursos do sistema, mesmo que você raramente os abra, por isso é sempre uma boa ideia podar sua coleção e remover alguns aplicativos do seu dispositivo de vez em quando.

Há outro motivo pelo qual você pode querer excluir aplicativos de um dispositivo Android: bloatware. Alguns fabricantes de telefones enviam dispositivos carregados com seus próprios aplicativos de e-mail, mensagens e calendário, sem mencionar os aplicativos e jogos de terceiros que eles incluem por padrão.

Muitos deles você poderá desinstalar – embora tenha em mente que alguns aplicativos do sistema são impossíveis de excluir. Mas não se preocupe, também mostraremos como desativá-los e, em alguns casos, ocultá-los também, para que você possa esquecer que eles estão lá.

Se sua prioridade é recuperar espaço de armazenamento, excluir aplicativos é um ótimo espaço para começar, mas para obter mais dicas, consulte nosso guia completo para liberar espaço e obter mais armazenamento no Android. Se você está tentando se livrar de um aplicativo que acha que inclui um vírus, leia também nosso guia para remover um vírus do Android, pois excluir o aplicativo pode ser apenas o começo.

Como excluir aplicativos em celulares ou tablets Android

Método um: Desinstalar aplicativos por meio das configurações

O Android vem em várias versões diferentes, mas esse método de exclusão de aplicativos funciona com certeza em qualquer dispositivo Android. Ele também permite que você veja uma lista completa de todos os seus aplicativos ao longo do caminho, por isso é uma ótima abordagem se você estiver em uma limpeza digital.

  • Abrir configurações: Abra o aplicativo Configurações a partir do ícone de engrenagem que será encontrado na tela inicial, na bandeja do aplicativo ou na barra de notificação suspensa na parte superior da tela.
  • Aplicativos abertos: Role para baixo até a seção chamada ‘Aplicativos’ ou talvez ‘Aplicativos e notificações’. Dentro disso, você terá que selecionar ‘Ver todos os aplicativos’, ‘Gerenciar aplicativos’ ou algo semelhante para obter uma lista completa de seus aplicativos instalados. Navegue pela lista de aplicativos instalados para encontrar aqueles que você não deseja mais manter em seu dispositivo.
  • Selecione um aplicativo e escolha ‘Desinstalar’: Tendo encontrado um aplicativo que você não precisa mais, selecione-o para acessar a página de informações do aplicativo e toque em ‘Desinstalar’.

Remover um aplicativo Android das configurações

Se você não vir a opção ‘Desinstalar’, significa que este é um aplicativo do sistema que você não pode remover totalmente do seu telefone ou tablet. Você também não poderá desinstalá-lo usando nossos outros métodos, mas ainda poderá desativá-lo ou ocultá-lo.

Método dois: desinstalar na tela inicial

Se você estiver tentando desinstalar um aplicativo específico, pode ser mais rápido fazê-lo direto do atalho da tela inicial.

  • Selecione o atalho da tela inicial: Na tela inicial, toque e segure o atalho do aplicativo que deseja desinstalar e arraste-o para o topo da tela
  • Arraste e solte o atalho em ‘Desinstalar’: Se uma opção de desinstalação for exibida, solte o ícone do aplicativo em cima dela

Nem todos os dispositivos Android suportam isso, mas experimente descobrir.

Remova o aplicativo Android da tela inicial

Observe que você pode ver a opção ‘Remover’ em vez de, ou também, ‘Desinstalar’. Isso apenas removerá o ícone do aplicativo da tela inicial, não o excluirá. Você pode verificar isso abrindo a gaveta do aplicativo e encontrando o atalho do aplicativo olhando para você

Método três: Excluir aplicativos da gaveta de aplicativos

Se o seu telefone ou tablet não permite que você desinstale aplicativos da tela inicial, ele definitivamente permitirá que você faça isso da gaveta de aplicativos – a coleção de todos os seus aplicativos que geralmente podem ser acessados ​​deslizando para cima a partir do centro da tela inicial.

Exatamente como você acabou de tentar no método dois com a tela inicial, toque e segure um ícone de aplicativo de dentro da bandeja de aplicativos e arraste-o para o topo da tela para ver se uma opção ‘Desinstalar’ aparece. Em caso afirmativo, coloque o atalho do aplicativo em cima desta opção para removê-lo do seu dispositivo.

Você também pode ver uma opção ‘Desinstalar’ pop-up logo acima do ícone do aplicativo ao pressioná-lo longamente, isso varia de acordo com a versão do Android.

Tal como acontece com o método um, alguns aplicativos não oferecem uma opção de desinstalação aqui – esses são aplicativos do sistema que infelizmente não podem ser instalados.

Método quatro: Desinstalar aplicativos por meio da Google Play Store

A última forma de desinstalar aplicativos de seu telefone ou tablet Android é reverter o procedimento de instalação. Então, abra o Google Play, navegue até o aplicativo em questão.

Onde você pode esperar ver ‘Instalar’, você deve ver ‘Desinstalar’ se for um aplicativo que você pode remover.

Desinstale o aplicativo Android do Google Play

Desinstale o aplicativo Android do Google Play

Essa é a melhor abordagem se você estiver desinstalando um aplicativo que parou de funcionar, mas deseja reinstalá-lo depois, pois você já estará na página certa para fazer isso.

Como desativar ou ocultar aplicativos que você não pode desinstalar

Alguns aplicativos do sistema não podem ser desinstalados usando os métodos acima – você simplesmente não verá a opção ‘Desinstalar’, não importa o que faça. Isso é muito comum para aplicativos essenciais como a câmera do seu telefone ou aplicativos de mensagens, mas pode até se estender a coisas como o calendário e a calculadora.

Em alguns telefones, porém, você pode ter opções para reduzir o impacto desses aplicativos, mesmo se não puder desinstalá-los.

Primeiro, se você seguir o método um, poderá ver a opção ‘Desativar’. Ao desativar o aplicativo, você evita que ele execute e use os recursos do sistema, embora esteja ciente de que isso pode interromper alguns recursos do seu telefone. Se você descobrir que algo não funciona corretamente como resultado, visite novamente esta página e clique no botão ‘Ativar’ para ligá-lo novamente.

Desativar app Android

Desativar app Android

Mesmo que você não consiga desabilitar totalmente o aplicativo, esta tela pode fornecer outras opções para reduzir sua pegada no telefone. Você pode limpar o cache ou armazenamento de dados do aplicativo para economizar espaço; restringir o uso de dados para impedir que monopolize sua largura de banda; ou desinstale as atualizações para reverter para uma versão mais antiga (ou menor).

Dependendo da marca do seu telefone, você também pode ocultar aplicativos de sua gaveta de aplicativos sem desativá-los – isso não removerá os aplicativos nem os interromperá em execução, mas irá impedi-los de ocupar espaço em sua gaveta de aplicativos.

A abordagem exata para isso varia de acordo com o fabricante, então a coisa mais fácil a fazer é pesquisar no aplicativo Configurações para a ferramenta específica: Espaço Oculto em um OnePlus, Ocultar aplicativos em um Samsung Galaxy, PrivateSpace em um Huawei e App Lock em um Xiaomi.

Se o seu telefone for de outro fabricante, ele pode não ter um recurso de aplicativo oculto ou pode usar um nome diferente para ele.

Como remover aplicativos de sua biblioteca do Google Play

Mesmo depois de um aplicativo ser excluído de seu dispositivo, você ainda o encontrará na Google Play Store, na guia ‘Biblioteca’ da seção ‘Meus aplicativos e jogos’.

Isso não significa que o aplicativo está realmente instalado em qualquer um dos seus dispositivos – significa simplesmente que ainda está vinculado à sua conta, o que é obviamente importante se for um aplicativo pago que você queira instalar novamente no futuro.

Remova o aplicativo Android da biblioteca do Google Play

Remova o aplicativo Android da biblioteca do Google Play

Se você sabe que não deseja usar o aplicativo novamente e deseja organizar esta biblioteca também, basta clicar na cruz à direita para remover qualquer aplicativo de sua conta.

Como remover atalhos de aplicativos

Ocasionalmente, um atalho de aplicativo na tela inicial se comporta mal e não responde e, quando isso acontece, você não deseja realmente excluir o aplicativo, mas o próprio atalho.

Conforme mencionado acima, você pode fazer isso usando a mesma abordagem mencionada em nosso segundo método acima, mas selecionando ‘Remover’ em vez de ‘Desinstalar’.

Exclua o atalho do aplicativo da tela inicial arrastando-o para o topo da tela e soltando-o na parte superior da opção Remover. Você pode então substituir o atalho encontrando o aplicativo na gaveta de aplicativos e tocando e segurando para copiá-lo para a tela inicial.

Se o aplicativo ou atalho ainda estiver causando problemas, você deve desinstalar e reinstalar o aplicativo da Google Play Store.

SUGESTÕES PARA VOCÊ