Como formatar o macOS de 2 maneiras [M1 e Intel]

Existem duas maneiras de como formatar o macOS, a primeira volta as configurações de fábrica, a segunda formata e depois reinstala o sistema do zero.
Atualizado há 3 anos
Como formatar o macOS de 2 maneiras [M1 e Intel] 1

Outros destaques

Ofertas de software de impostos
Jogos grátis
Assistente digital
Reuniões online
chamadas de spam

Macs são geralmente confiáveis. Mas como em qualquer computador, às vezes as coisas dão errado. Antes de gastar em um novo computador, saiba como formatar o macOS, o que pode ser a solução para seus problemas. Um hard reset de fábrica, limpa seu computador e reinstala uma versão limpa do sistema. Um reset de fábrica também é a melhor maneira de preparar seu computador antigo para um novo dono para garantir que nenhum dado restante caia em mãos erradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo tem sido o mesmo há anos em Macs com processadores Intel, no entanto, a mudança para o chipset da Apple alterou ligeiramente o método de limpeza e reinstalação do SO. E com o salto para o macOS Monterey, certos computadores ganharam uma nova opção para apagar todo o conteúdo e configurações. Veja como formatar o macOS do seu disco rígido e reinstalar o sistema operacional do zero, tendo ele um chip M1 da Apple  ou um processador Intel.

Esteja ciente de que uma vez que seu computador tenha sido formatado, você não será mais capaz de recuperar quaisquer dados excluídos que foram deixados na unidade. Se você acha que ainda pode precisar do que está no seu disco rígido, aconselhamos que você primeiro faça backup através do Time Machine ou sincronizando arquivos importantes para o iCloud.

Como formatar o macOS com a ferramenta “Apagar todo conteúdo”

Certos Macs têm uma nova opção para apagar dados. Se você está executando o macOS Monterey em um Mac baseado em um chip da Apple ou em um Mac baseado em Intel com o chip Apple T2, agora você tem a ferramenta Assistente de Apagar.

Abra as Preferêcias do sistema. Então, na barra de menu, clique em “Preferênicas do Sistema” e então em “Apagar todo conteúdo e ajustes“.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Como formatar o macOS 1

Agora digite suas senha de admin e revise quais os itens que serão removidos e confirme que quer realmente apagar tudo. Nesse momento, todos os apps abertos serão fechados.

Além de apagar todas as configurações, mídia, aplicativos e dados para todas as contas e volumes da unidade, a ferramenta também irá tirá-lo do iCloud, excluir impressões digitais touch ID, desativar serviços de localização, dispositivos Bluetooth e remover itens da Apple Wallet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

como formatar o macos 2

Antes de formatar completamente o macOS, ele ainda irá te dar a última chance de fazer um backup no Time Machine. Clique em Time Machine para criá-lo, se você ainda não fez isso.

Digite sua senha para sair do Apple ID e deixe concluir o processo. Uma vez concluído, seu Mac será devolvido às configurações de fábrica. Se você não planeja manter este computador, o tutorial está concluido. Caso contrário, você pode passar pelo assistente de configuração como se estivesse configurando seu Mac pela primeira vez.

Como formatar o macOS e reinstalar o sistema com o Utilitário de Disco

A outra opção para redefinir seu Mac é o Disk Utility, que está disponível para todos os usuários. Para acessar as opções para limpar seus dados e reinstalar o sistema operacional, você precisa entrar no macOS Recovery. Como você faz isso depende do chip dentro do seu computador.

Se você tiver um Mac M1 ou Mac baseado em Intel com o chip T2, desligue completamente o computador e segure o botão de de ligar até que as opções de inicialização de carregamento apareçam na tela. Selecione Opções para entrar na tela de recuperação.

Se o Mac tiver um processador Intel e não tiver o chip T2, reinicie o computador. A partir daqui, segure o Comando + R até que o logotipo da Apple apareça. Solte as teclas e deixe o Mac inicializar e abrir em Recuperação.

Se o computador estiver congelado e os meios normais de redefinição não funcionarem, tente o  atalho Control + Command + Eject (botão de alimentação).

Não importa como você chegue aqui, você deve selecionar um usuário com privilégios de administrador e inserir suas credenciais de conta antes de obter acesso às opções de inicialização do computador. Uma vez totalmente em recuperação do macOS, selecione Disk Utility e escolha o volume que deseja apagar.

Você já criou volumes adicionais no seu disco rígido? Se assim for, remova-os primeiro. Escolha a partição e selecione o botão menos () para remover o volume. Você pode então passar para a sua unidade principal. Selecione Macintosh HD e clique  em Apagar na barra de ferramentas superior.

Uma caixa de diálogo aparecerá pedindo o nome e o formato da unidade. Mantenha o nome como Macintosh HD e certifique-se de que o formato esteja definido como APFS ou Mac OS Extended (Journaled). Clique em Apagar volumes (ou apagar se esse botão não for mostrado) para limpar a unidade.

Você também deve certificar-se de que quaisquer outras unidades internas também sejam apagadas para limpar completamente o computador e evitar quaisquer erros durante o processo de reinstalação. Vá para o Disk Utility > Quit Disk Utility para sair da janela Do utilitário de disco e voltar para a tela De recuperação.

Se você planeja vender o computador, você pode parar aqui e deixar o novo proprietário instalar uma versão limpa do macOS. Para aqueles que planejam manter seu Mac, seu próximo passo deve ser reinstalar o macOS no computador.

Seu computador deve ser conectado a uma fonte de energia e conectado à internet. De volta à tela do macOS Utilities, clique em Reinstalar macOS e siga as instruções para baixar uma nova versão do sistema operacional.

Se você salvou seus arquivos em um dispositivo de armazenamento externo através de um backup da Time Machine, agora você pode restaurar esses arquivos através do Assistente de Migração como parte do processo de reinstalação. Você será perguntado se deseja transferir informações de outro Mac ou um backup da Time Machine. Selecione a Máquina do Tempo e continue o processo para restaurar seus arquivos.

Se você decidir não restaurar seu backup neste momento, você sempre pode voltar para a tela de recuperação do macOS e escolher a opção Restaurar da Máquina do Tempo Backup. Selecione o backup apropriado da lista para reinstalar seus arquivos salvos.

Agora que você já sabe como formatar o macOS de duas maneiras diferentes, qual outr dúvida que você tem sobre o sistema da maça? Nos fale nos comentários.

Via Apple

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.