Talvez você já tenha ouvido falar sobre o copo Stanley, mas nunca entendeu direito toda a popularidade ao redor do produto. Para ficar claro o por que disso, vamos ver como funciona o copo stanley e qual a tecnologia aplicada para manter suas bebidas na temperatura por muito tempo.
- Teste agora como ficaria sua voz em Marte (spoiler: muito estranha)
- A Terra está hoje sob forte Tempestade Solar
Como funciona o copo stanley?
O copo stanley funciona como um recipiente térmico, e o objetivo dele é impedir que aconteça a transferência de calor entre o líquido em seu interior e o ambiente externo. Essa é a tecnologia dos copos e das garrafas stanley.
Ou seja, ele funciona para conversar o café bem quente por muito mais tempo, mesmo que você esteja em uma região fria. Ou deixa seu refrigerante gelado por mais tempo, mesmo na época mais quente do verão.
Para entender ainda mais sobre como funciona o copo stanley, é necessário ter em mente alguns conceitos sobre propagação de calor e como eles funcionam de maneiras diferentes.
Calor é uma forma de energia térmica que de maneira espontânea, flui de um corpo de maior temperatura para outro de temperatura menor. A transferência de calor ocorre por condução, convecção e radiação. Vamos ver cada uma delas abaixo.
A condução acontece quando a matéria entra em contato direto com outra. Por exemplo, ao expor um objeto de metal a uma fonte de calor, as moléculas que compõem a seção expostas, serão agitadas pela energia recebida.
A agitação dessas moléculas, faz com que todas as outras seções se agitem, e assim a energia percorre toda extensão. Se você tocar no objeto quente, o calor também vai fluir até a sua mão pelo contato direto.
A convecção ocorre com presença de matéria também. Por exemplo, ao ligar um aquecedor elétrico de ar dentro de um quarto, o ar da parte inferior do cômodo vai ser aquecido.
Por ser menos denso e mais leve, o ar quente sobe. À medida que o ar quente sobe, o ar frio próximo ao teto, desloca-se para baixo. Esse processo é contínuo até que, gradualmente, o quarto seja aquecido.
O último método é a radiação, além de fazer o deslocamento de energia no meio material, por meio de partículas, também permite essa propagação no vácuo, por meio de ondas eletromagnéticas.
A radiação infravermelha, por exemplo, tem origem na vibração molecular. Quando a agitação é excessiva, parte da energia é convertida em luz.
Entender tudo isso pode nos ajudar a entender como funciona o copo stanley, vamos ver mais sobre isso abaixo.
Como isso se aplica ao copo Stanley?
Considerando as formas de propagação de calor, fica mais fácil entender como funciona o copo stanley. A maioria das versões têm uma câmara interna e outra externa de plástico ou metal, separadas por duas camadas de vidro com vácuo entre elas. O vidro é revestido com uma camada refletiva.
Outros recipientes que não são o copo stanley, em vez de vidro, há duas camadas de aço inoxidável, com vácuo e uma camada refletiva entre elas. Normalmente, uma tampa bem apertada e de rosca é adicionada à parte superior do frasco.
Os componentes do recipiente térmico impedem, todas as formas de transferência de calor. O vácuo impede a condução e a tampa impede que o ar entre ou saia do frasco, impedindo a convecção. Além disso, quando a radiação tenta deixar o líquido quente, o revestimento a reflete de volta. Com isso, a bebida pode permanecer quente por horas.
Certamente, o mecanismo também funciona para manter a bebida gelada por algumas horas. Assim como é temporariamente impedido de escapar, o calor não pode penetrar, por condução, no frasco a vácuo. A tampa impede a convecção e a radiação é refletida.
Tudo que vimos aqui pode ser bem científico e difícil de entender, mas mostra e fica claro como funciona o copo stanley. Agora diga para nós, você conseguiu entender como funciona o copo stanley? Teve algum dúvida ou dificuldade no que falamos? Diga para nós nos comentários abaixo.