A Terra está hoje sob forte Tempestade Solar

Tempestade pode causar interferências em sinais de GPS, rádios em outros equipamentos em alguns lugares do planeta
Avatar de André Luiz
28/03/2022 às 18:52 | Atualizado há 2 anos
A Terra está hoje sob forte Tempestade Solar 1

A atmosfera da Terra está sob uma forte tempestade solar que começou hoje, 28 de março, que provavelmente desencadeará fortes auroras nos polos norte, revelou recentemente a NASA. Embora o tempo da tempestade solar seja discutível, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) afirmou que o fenômeno ocorreria durante a noite do hemisfério norte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tempestades solares não versádidas são causadas quando grandes jatos de partículas altamente carregadas emergem da superfície do sol e são empurrados para o espaço.

O que são auroras e como elas são formadas?

De acordo com a descrição da NASA, a aurora boreal e aurora australis – também chamadas de luzes do norte e luzes do sul – ocorrem nos polos norte e sul quando o campo magnético da Terra interage com partículas solares.

Quando o vento solar atinge o campo magnético da Terra, leva à reconexão magnética que, por sua vez, leva a um processo explosivo. Este processo fornece aos átomos energia extra que é liberada como uma explosão de luz.

“A NASA estuda auroras para entender melhor esse complexo ambiente espacial, que por sua vez pode nos ajudar a prever e mitigar seus efeitos sobre sinais de comunicação e tecnologia humana”, afirmou a agência.

Tempestade solar começou hoje

A física do tempo espacial Tamitha Skov revelou que o tempo da tempestade solar atingindo a Terra, como sugerido pela NASA e pela NOAA, varia em várias horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Ela disse que o horário emitido pela NOAA era 11:30 am (IST) em 27 de março, que é 18 horas mais cedo do que o previsto pela NASA. Skov disse ainda que a diferença na previsão da NOAA, que é mais cedo que a da NASA, sugere uma tempestade solar mais rápida que atingiria nosso planeta com mais força.

Ela ainda informou que as auroras atingiriam latitudes médias, independentemente da diferença nas previsões e as comunicações de rádio GPS e de alta frequência poderiam sofrer falhas no dia-a-dia durante o fenômeno.

O que essa tempestade solar causará a Terra?

Ela previu que a tempestade solar atingiria o GPS e a recepção de rádio de alta frequência e poderia causar alguns problemas. Além disso, a tempestade solar causou auroras espetaculares até as latitudes médias, especialmente nas áreas próximas ao Reino Unido.

Ela também mencionou que a aurora boreal pode ser vista em áreas como Nova Zelândia e Tasmânia na Antártida também devido à escuridão suficiente nessas áreas.

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ