Astronauta está preso no espaço e não sabe quando voltar

Avatar de André Luiz
10/07/2023 às 10:49 | Atualizado há 9 meses
Astronauta está preso no espaço e não sabe quando voltar 1

Imagine-se flutuando no infinito cósmico, cercado por um silêncio ensurdecedor pontuado apenas pelos bipes e zumbidos dos equipamentos ao seu redor. Agora, imagine aprender que a sua viagem de volta para casa foi adiada, aliás, nem se sabe quando poderá voltar. É exatamente a situação em que se encontra o astronauta norte-americano Frank Rubio, de 47 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Frank Rubio está atualmente na Estação Espacial Internacional (EEI), onde tem chamado de lar por meses. Sua estadia inesperadamente prolongada é devido a uma avaria na nave espacial que deveria trazê-lo de volta à Terra.

“A espera é uma parte da vida de um astronauta, mas essa espera no espaço é algo totalmente novo”, diz Rubio, com um misto de resignação e humor.

Escolhido a dedo pela NASA entre 18 mil candidatos em 2017, Rubio traz consigo uma história de superação e desafios. Ele é o 12º hispânico a chegar à EEI, a bordo da nave russa Soyuz em setembro do ano passado.

Qual o objetivo da missão?

Astronauta está preso no espaço e não sabe quando voltar 6
Astronauta Frank Rubio. Foto: NASA/Victor Zelentsov

Frank Rubio, o astronauta norte-americano de 47 anos, teve um objetivo claro ao embarcar na missão para a Estação Espacial Internacional (EEI).

Ele foi selecionado entre 18 mil candidatos pela NASA em 2017, ganhando o privilégio de se tornar o 12º hispânico a chegar à EEI. O lançamento ocorreu em setembro do ano passado, a bordo da nave russa Soyuz.

Rubio e sua equipe foram encarregados de realizar uma série de experimentos científicos e tecnológicos em microgravidade. Além disso, sua missão também tinha como objetivo a manutenção e reparo dos sistemas de bordo da EEI, um trabalho importante e que requer habilidades específicas.

Porém, desde que uma avaria na nave que deveria trazê-lo de volta à Terra ocorreu, a missão de Rubio assumiu um novo rumo. Agora, o astronauta aguarda no espaço, sem previsão de retorno, enquanto engenheiros e cientistas na Terra trabalham incansavelmente para resolver o problema.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ