Teste com foguete Artemis 1 da Nasa falha novamente

Teste foi cancelado na segunda-feira (4) por conta de um problema na válvula de ventilação
Avatar de André Luiz
05/04/2022 às 16:45 | Atualizado há 2 anos
Teste com foguete Artemis 1 da Nasa falha novamente 1

A segunda tentativa da NASA de abastecer seu megafoguete da missão lunar Artemis 1 enfrentou outro obstáculo na segunda-feira (4 de abril) devido a uma válvula presa no equipamento terrestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma válvula de ventilação bloqueada no alto da estrutura do lançador móvel que suporta o foguete Artemis 1 no Sistema de Lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy da NASA forçou a NASA a desistir do teste, ao menos por enquanto.

“Devido [ao] problema da válvula de ventilação, o diretor de lançamento cancelou o teste do dia”, escreveu Jeremy Parsons, vice-diretor de sistemas terrestres da NASA, em uma atualização no Twitter após o esfoliante. “A equipe está se preparando para descarregar LOX (oxigênio líquido) e começará a discutir a rapidez com que o veículo pode ser virado para a próxima tentativa.”

A válvula de ventilação presa estava no nível de 49 metros do lançador móvel, que serve como um pórtico e plataforma de lançamento para o SLS, de acordo com Parsons.

A tentativa de abastecimento de segunda-feira foi a segunda tentativa da NASA de preencher o estágio central do foguete SLS de 98 m de altura da Artemis 1 com 700.000 galões (2,6 milhões de litros) de oxigênio líquido super-refrigerado e propelente de hidrogênio líquido no que a agência chama de “ensaio de vestimenta molhado”.

Teste com foguete Artemis 1 da Nasa falha novamente 6
Imagem/reprodução: Nasa

O teste, que começou em 1º de abril, apresenta um ensaio completo de contagem regressiva de lançamento, incluindo o processo de abastecimento.

A NASA tentou abastecer o foguete lunar Artemis 1 no domingo (3 de abril), mas parou antes do carregamento do propulsor começar devido a um problema com a pressurização no lançador móvel que mantém gases perigosos fora de áreas fechadas onde os técnicos trabalham.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Na segunda-feira, os técnicos haviam carregado cerca de 50% do oxigênio líquido necessário para o teste de abastecimento antes de ficar parado durante o dia, escreveu Parsons no Twitter.

Artemis I será o campo de provas final para Orion antes que a espaçonave leve astronautas para a Lua, mil vezes mais longe da Terra do que onde a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) está localizada.

Após o voo sem tripulação do Artemis I, o Artemis II será um sobrevoo tripulado da Lua, e o Artemis III retornará os astronautas à superfície lunar. A linha do tempo para os lançamentos de missões subsequentes depende dos resultados da missão Artemis I.

SpaceX pretende lançar astronautas

A SpaceX pretende lançar quatro astronautas privados para a Estação Espacial Internacional na missão Ax-1 para a empresa de Houston Axiom Space. Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará a missão a partir da Plataforma 39A, que está localizada perto do Pad 39B da Artemis 1.

A SpaceX e a Axiom Space originalmente planejavam lançar a missão Ax-1 em 3 de abril, mas adiaram para 6 de abril para permitir tempo à NASA para o ensaio do vestido molhado Artemis 1. Após os atrasos no combustível artemis 1 da NASA no domingo, a SpaceX adiou o lançamento novamente, desta vez para sexta-feira (8 de abril).

Se a missão Ax-1 permanece em 8 de abril ou está atrasada novamente depende dos planos da NASA para o teste de abastecimento Artemis 1. Em mais uma ruga de tráfego de lançamento, a SpaceX também está se preparando para lançar mais quatro astronautas para a estação espacial para a NASA em 20 de abril como parte de sua missão Crew-4. Esse voo lançará três astronautas da NASA e um astronauta da Agência Espacial Europeia para o laboratório em órbita.

Mas a Crew-4 deve esperar pelo lançamento da missão Ax-1 (porque ambos lançam a partir da Plataforma 39A), que por sua vez aguarda a conclusão da NASA do ensaio do vestido molhado Artemis 1. Como é, crew-4 está atualmente programado para ser lançado em 20 de abril e já viu seus próprios atrasos de horário.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ