NASA anuncia que missão Artemis 1 para a Lua será em 2022

O foguete SLS da Nasa irá para a Lua na primeira fase da missão Artemis. A última fase levará o homem a Lua em 2024
Avatar de André Luiz
25/10/2021 às 10:31 | Atualizado há 3 anos
NASA anuncia que missão Artemis 1 para a Lua será em 2022 1

A NASA anunciou na semana passada uma nova janela de lançamentos da Artemis 1. O lançamento da primeira fazer da nova empreitada da agência para levar o homem de volta a Lua foi adiado para Fevereiro de 2022.

O lançamento da Artemis 1 estava programado anteriormente para o fim de 2021. Mesmo com o atrasao, eles mantêm a programação da última fase para 2024 com o lançamento da Artemis 3 em 2024. Nessa data, teremos uma nave tripulada para a Lua com a primeira astronauta mulher e a primeira pessoa negra na Lua.

Lançamento inaugural da SLS será 12 de fevereiro

A primeira janela de lançamento da missão Artemis 1 da NASA terá sua primeira janela de lançamento daia 12 de fevereiro às 18:56 (horário de Brasília) – sim, há datas e horários para esta missão tão esperada.

Se não der certo, o que é perfeitamente provável, há duas outras possível datas de lançamentos:

  • Primeira janela: 12 a 26 de fevereiro
  • Segunda janela: 12 a 26 de março
  • Terceira janela: 8 a 23 de abril

Esses períodos exatos dependem da mecânica orbital e da posição relativa da Terra em relação a Lua, por isso eles não podem simplesmente escolherem dias aleatoriamente.

Espaço nave Orion já foi acoplada ao foguete SLS

Nave Orion sendo acoplada ao foguete SLS
Nave Orion sendo acoplada ao foguete SLS. (Imagem: Divulgação/NASA)

Esse anúncio veio três dias depois que a NASA dvulgou que eles já fizeram a conexão da nave Orion ao foguete de lançamento SLS (Space Launch System).

Isso significa que o conjunto que será lançado na missão Artemis 1 já está pronto. Esta é a primeira vez que todas as partes separadas do foguete foram montadas, formando o foguete mais poderoso já construído pela NASA.

 

A missao Artemis 2 está programada para 2023 enquanto a missão final Artemis 3 está programada para 2024. Esse será, teoricamente e se tudo der certo, o ano que o homem voltará a Lua, desde 1972 quando a missão Apolo 17 fez esse feito.

Mas a agência espacial americana pensa lá na frente. Se todas as fases da missão Artemis der certo, eles pretendem aplicar todas as lições aprendidas na Artemis, para planejar uma viagem tripulada com pessoas “comuns” para a Lua na década de 2030.

Com informações do Space Explored

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ