Foguete que levou primeira espaçonave a Lua foi destruido pela Nasa

A Nasa resolveu destruir o foguete Saturn, propulsor que levou a espaçonave Apollo a Lua nao final da década de 60
Avatar de André Luiz
06/04/2022 às 10:05 | Atualizado há 2 anos
Foguete que levou primeira espaçonave a Lua foi destruido pela Nasa 1

O voo espacial humano tem uma história relativamente curta, mas a família de foguetes Saturn teve uma importante participação nisso: ela foi usado para levar espaçonave e os primeiros homens para Lua. Mas a primeira parte dessa história foi destruída porque ninguém quis pagar os US$ 250.000 pelo Saturn I, então a NASA o destruiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Saturn I foi responsável por levar a primeira espaçonave para a Lua pela Nasa, e depois de alguns anos o Saturn V foi aquele que levou os humanos ao nosso satélite natural pela primeira vez. Nenhum foguete fez isso desde então, e só agora, com o SLS, os humanos tentarão voltar a Lua através do programa Artemis.

Desde o teste inicial com o Saturn I até a validação dos sistemas lunares no Saturn IB, depois as missões tripuladas à Lua no Saturn V e o retorno do Saturn IB para o voo das tripulações para o Skylab.

Foguete que levou primeira espaçonave a Lua foi destruido pela Nasa 6

Não há como negar a importância do foguete na história dos voos espaciais.

É por isso que tantas pessoas ficaram indignadas quando souberam que o primeiro estágio de um foguete Saturno I estava sendo destruído.

Não, isso não está falando sobre o desgaste ou a deterioração natural dos objetos à medida que envelhecem nos elementos. O palco, já mostrando grandes sinais de desgaste da natureza, foi destruído propositalmente no Marshall Space Flight Center da NASA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

https://twitter.com/AshSpaceBrace/status/1511481755274027016?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1511482118878253058%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es2_&ref_url=https%3A%2F%2Fd-20008358732519131587.ampproject.net%2F2203172113000%2Fframe.html

Quando Ashlee Bracewell, uma engenheira de testes de foguetes, postou fotos da destruição, os fãs do espaço não ficaram satisfeitos, alguns se referindo ao ato como um “fato absurdo”, enquanto outros apenas questionaramo por que da NASA deixar isso acontecer.

O próprio site da NASA reconheceu a importância dele recentemente.

A razão para esta destruição, como para tantas coisas, é provavelmente o dinheiro.

Em 2019, a agência tentou doar o hardware da era Apollo. Como um artigo do CNET  da época observou:

Portanto, este é basicamente um foguete espacial não utilizado e genuíno sendo distribuído gratuitamente para escolas, universidades, museus ou bibliotecas interessadas. Tudo o que qualquer organização interessada precisa fazer é pagar pelo frete, que custa um quarto de milhão de dólares neste caso.

Presumivelmente, não tendo encontrado quem se interesse, o hardware foi destruido. Este não é o único pedaço da história dos voos espaciais que sobreviveu nos últimos 60 anos que está destinado à destruição, como o pôster original observou a bancada de testes em que o foguete estava também está pronta para demolição.

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ