Como funcionam as câmeras de smartphone frontais sob a tela?

Avatar de Redação
13/10/2020 às 10:49 | Atualizado há 4 anos
Como funcionam as câmeras de smartphone frontais sob a tela? 1

Uma câmera frontal decente é importante para qualquer smartphone. De que outra forma você tiraria a selfie perfeita com seu adorável gato? Alternativamente, você pode usá-lo para reuniões de negócios ou bate-papo com a família e amigos, mas você entendeu.

Uma coisa que os fabricantes de smartphones há muito desejam é uma câmera de smartphone embaixo da tela. Em vez da câmera frontal saindo do topo da tela, ou exigindo um recorte, ela existe perfeitamente sob a tela.

Bem, a hora das câmeras sob a tela é agora — é assim que elas funcionam.

O que é uma câmera sob a tela?

A câmera frontal do smartphone fica visível para você. Quer você tenha um iPhone, Samsung, OnePlus, Huawei ou algo diferente, a câmera frontal requer um pequeno corte na tela. Compreensivelmente, caso contrário, sua câmera frontal tiraria fotos apenas da parte traseira da tela do smartphone.

Conforme os engastes do smartphone ficam menores e o design do smartphone empurra para uma única folha de vidro, muitos acreditam que o corte da câmera frontal é uma mancha, estragando uma tela perfeita.

A resposta para o problema? Coloque a câmera frontal sob a tela. Claro, a resposta parece óbvia, então por que nenhum fabricante de smartphone lançou no mercado uma câmera frontal para smartphone sob a tela?

Na verdade, essa resposta é um pouco mais complicada, no que diz respeito ao desenvolvimento, preços e tecnologia.

Embora as câmeras sob tela tenham chegado aos noticiários algumas vezes nos últimos anos, o anúncio se concentra principalmente no desenvolvimento futuro. A Xiaomi fez sucesso em 2019 após lançar uma série de slides detalhando o desenvolvimento de sua câmera sob a tela.

Outro fabricante, OPPO, também revelou uma câmera frontal em funcionamento sob a tela em 2019. Seu anúncio no MWC Shanghai 2019 foi um sucesso no show de tecnologia focado em smartphones, embora OPPO tenha deixado claro que a câmera sob a tela era um trabalho em andamento, destinado a um futuro dispositivo.

Como funciona uma câmera sob a tela?

Então, na IFA 2020, a ZTE revelou o Axon 20 5G, o primeiro smartphone a apresentar uma câmera frontal embaixo da tela — que você pode realmente comprar. Então, como funciona uma câmera sob a tela?

Em relação ao ZTE Axon 20 5G, a câmera sob a tela requer várias tecnologias diferentes trabalhando em conjunto (algumas delas novas).

A primeira coisa necessária é um novo tipo de tela. A ZTE desenvolveu um novo “material de alta transparência” que inclui novos filmes orgânicos e inorgânicos. O material recém-desenvolvido permite que maiores níveis de luz passem pela tela para chegar à câmera.

Em segundo lugar, o Axon 20 5G requer funcionamento interno especial. Um chip de controle independente com circuitos de driver integrados fornece sincronização de cores completamente separada para a luz que passa pelo display. O chip de controle extra permite que a câmera filtre qualquer distorção de luz e cor que a câmera experimenta na tela, mantendo as imagens claras e livres de interferência.

A ZTE também criou uma “matriz especial” que otimiza os pixels, proporcionando maior consistência de exibição na área da câmera sob a tela. O aumento na consistência através da matriz garante que a tela tenha exatamente a mesma aparência, em vez de uma pequena área distorcida.

Finalmente, a câmera sob a tela do Axon 20 5G usa um algoritmo especial para otimizar o desempenho durante a operação. O algoritmo considera várias entradas por meio da tela, ajustando a iluminação, o contraste e outras faixas dinâmicas antes de tirar uma foto.

Então, como está a qualidade da câmera?

No final de agosto de 2020, o gerente geral de produtos Axon, Sr. Lei, enviou uma selfie usando a câmera embaixo da tela Axon 20 5G. ZTE carregado a selfie ao Weibo, o site de mídia social chinês.

Claro, é “apenas” uma selfie, mas considerando a localização da câmera, a qualidade é particularmente boa.

Claro, a introdução de câmeras sob a tela levanta outro problema: telas de telefone quebradas. Com telas mais avançadas, consertar facilmente sua tela rachada se torna mais difícil de repente.

Relacionado: O que fazer com uma tela de telefone rachada

Especificações ZTE Axon 20 5G

Uma palavra rápida sobre as especificações ZTE Axon 20 5G. Além da câmera sob a tela e da magia de circuito extra, o Axon 20 5G vem com uma tela FHD + de 6,92 polegadas, um processador Snapdragon 765G e várias configurações de memória e armazenamento.

A câmera traseira tem 64 megapixels, flanqueada por três sensores adicionais. Isso por si só é um ótimo recurso, mas aumenta a pergunta “Por que meu telefone precisa de mais de uma câmera?” Ele também tem uma bateria de 4.220 mAh que também suporta carregamento rápido. Aqui está o anúncio de revelação da ZTE:

Você consegue “ver” a câmera sob a tela?

Infelizmente, a única imagem atualmente disponível da câmera sob a tela ZTE Axon 20 5G é a selfie mencionada acima. Agora, tenho certeza de que o Sr. Lei é um sujeito muito legal, mas não revela muito mais.

Há outra pergunta comum em relação a uma câmera sob a tela do smartphone. Você pode ver a câmera sob a tela? É óbvio que uma câmera se esconde atrás do vidro?

Pelas imagens fornecidas pela ZTE, o Axon 20 5G parece ocultar a câmera sob a tela do usuário. Sem uma experiência prática com o próprio smartphone, é impossível comentar com precisão. Onde uma única foto de cima para baixo ou de frente esconde a câmera embaixo da tela perfeitamente, um ângulo lateral em certa luz pode revelar um pouco mais.

A solução da Xiaomi, detalhada no Tweet na primeira seção do artigo, indica que a área da câmera sob a tela em seu dispositivo revelará quando o modo selfie é ativado. A câmera frontal permanece completamente obscurecida até aquele momento, dando aos usuários o efeito de placa de vidro que muitos desejam.

Da mesma forma, o OPPO usa um material transparente de várias camadas personalizado que permite a entrada de luz na câmera, mas não interfere na exibição. Dito isso, experiências práticas com o modelo de teste OPPO sugerem que a câmera é visível em certos ângulos e em certas condições.

Se você está procurando um novo smartphone, verifique qual dispositivo tem a melhor câmera.

A Samsung e a Apple usarão câmeras sob a tela?

Os outros grandes fabricantes de smartphones estão considerando câmeras sob a tela para seus dispositivos principais? Especula-se que o Samsung Galaxy S21 contará com alguma forma de câmera frontal sob a tela, embora, no momento da escrita, nada esteja confirmado.

A Apple também parece não se comprometer com uma câmera frontal sob a tela. Houve um suposto vazamento de um protótipo do iPhone 13 em meados de 2020, embora seja justo dizer que não houve nenhuma confirmação de suas semelhanças com um iPhone real 13. O suposto protótipo não apresentava nenhum corte de câmera frontal, levando a especulações que o iPhone 13 incluirá uma câmera sob a tela. Mas isso é tudo especulação, e as únicas pessoas que realmente sabem são os funcionários da Apple.

Samsung, Apple e outros fabricantes continuarão a desenvolver soluções de câmeras sob a tela até que a qualidade da imagem não seja afetada, o custo de desenvolvimento e implementação seja benéfico ou uma combinação de ambos.

Por enquanto, o ZTE Axon 20 5G é o único smartphone do mercado que oferece uma câmera sob a tela.

.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ