O Facebook constantemente monitora o seu uso de internet, para criar anúncios e recomendar conteúdos pra você. Assim ele procura saber o máximo sobre você, mais de 95% da receita da empresa vem de anúncios. Algumas pessoas não acham legal essa ideia, e não querem ser vigiados desse jeito. Para isso, existem algumas soluções e assim impedir o monitoramento do Facebook enquanto usa a internet.
- Como excluir o histórico de navegadores e redes sociais
- 4 maneiras de economizar dados móveis no Instagram
- Telegram: como encontrar e entrar em grupos ou canais
Como impedir o monitoramento do Facebook?
Edite as configurações de privacidade
Uma das maneiras mais simples é revisar e editar suas configurações de privacidade. Para isso siga o passo a passo abaixo.
- Vá até o menu da sua conta e clique em Configurações e privacidade.
- Depois vá em Verificação de privacidade.
- Após isso será mostrado várias coisas referentes a sua privacidade. Envolvendo quem pode ver o que você compartilha, e também preferências de anúncios. Mude essas configurações de modo que fique melhor para você e aumente sua privacidade e segurança.
Desativar atividade fora do Facebook
Mesmo saindo do aplicativo, o Facebook continua monitorando os dados que você usa em outros aplicativos, tudo isso fica salvo na seção Atividades fora do Facebook. No passo a passo abaixo, vamos ver como apagar os dados coletados e como desativar essa função.
- Vá em Definições no Facebook.
- Clique em Suas informações do Facebook e procure a seção Atividade fora do Facebook.
- Após isso será exibido todas as coisas que você já acessou, e quais dados foram coletados.
- Para excluir tudo, clique em Limpar histórico.
Para desativar a função definitivamente siga os passos abaixo.
- Clique em Suas informações no Facebook na coluna à esquerda. Em seguida, clique em Atividade fora do Facebook.
- Clique em Mais opções, em Gerenciar atividade futura e depois novamente em Gerenciar atividade futura.
- Clique ao lado de Atividade fora do Facebook futura e em Desativar para desativar a atividade futura fora do Facebook.
Depois de seguir esses passos, você poderá se sentir mais seguro. O monitoramento do Facebook não vai mais ocorrer, porém é sempre importante prevenir. Vamos ver agora como seu navegador pode te ajudar a aumentar a sua privacidade.
Leia também:
Configurando seu navegador
Os navegadores oferecem a possibilidade de bloquear o monitoramento de aplicativos e sites. Nesse tutorial usaremos o Google Chrome, porém em todos os navegadores, as etapas são muito semelhantes.
- Vá nas Configurações do seu navegador como mostrado na imagem abaixo.
- Após isso vá em Privacidade e segurança.
- Escolha a opção Bloquear cookies de terceiros, é a melhor opção que não causa mal funcionamento.
- Após isso reinicie seu navegador e a opção já estará ativa.
Se estiver no Mac, as etapas também serão semelhantes, porém habilite a opção Impedir o rastreamento entre sites no Safari. Essa opção torna mais difícil que ocorra um monitoramento do Facebook ou de outros aplicativos.
Uma última opção para usar seu navegador sem se preocupar, é usar o Facebook no modo privado.
Saia do Facebook
A melhor maneira de impedir que o Facebook te espione, é deletando sua conta e saindo da plataforma. Muitas pessoas talvez digam que todos os passos que falamos aqui não adiantam e que o monitoramento continua. Se por acaso você pensa assim, ou fica preocupado que isso seja verdade, pesquise outras redes sociais.
Sabemos que pode ser difícil encontrar outras redes sociais que não coletem suas informações, mas existem algumas alternativas. Talvez você possa usar somente aplicativos de mensagens. Esses aplicativos não coletam seus dados como redes sociais. Ao usar aplicativo de mensagens você consegue conversar com as pessoas.
Se por acaso você utiliza redes sociais para se manter antenado, mude o modo como recebe informação, acesse sites que vão fazer isso para você. Como o próprio Tekimobile, dessa maneira você terá mais privacidade, segurança e tranquilidade ao navegar na internet. E não haverá monitoramento do Facebook e de nenhum outro site ou aplicativo.
Conclusão
Nesse guia vimos as opções que existem para você não ficar paranoico, e não se sentir vigiado. Algumas decisões podem ser bem difíceis, mas talvez seja o melhor para todos. Então personalize suas configurações de privacidade, redefina e desabilite a ferramenta Atividade fora do Facebook, bloqueie cookies de terceiros em seu navegador e por fazer essas coisas você vai impedir o monitoramento do Facebook .