Quando vamos a uma loja, ficamos maravilhados ao ver as imagens que são exibidas na televisão. Porém é muito importante lembrar que algum funcionário, configurou ela para que ficasse daquele jeito. Provavelmente ele configurou a imagem e o som dela da melhor maneira possível.
Quer você tenha gastado muito ou pouco, é possível melhorar a qualidade da sua TV calibrando ela. A maioria delas já vem configuradas, porém se você aprender um pouco mais, vai conseguir configurar do seu modo. Vamos ver 4 métodos que você pode configurar sua TV.
- Perdeu o controle remoto da sua TV? Conheça 6 Apps para substitui-los
- Como limpar a tela da sua TV
- LCD, LED, OLED, QLED, Mini LED e MicroLED: conheçam suas diferenças
1. Melhorando a nitidez
A nitidez pode ser algo meio complicado, normalmente pensamos que quando maior a nitidez melhor a imagem fica, mas na verdade não é bem assim. A nitidez controla as bordas de uma imagem, se você aumentar muito ela, vai perder detalhes de sua imagem, pois serão afetadas pelas bordas.
Se a sua TV estiver no modo cinema/filme, a nitidez vai estar no número padrão. Caso você queira melhorar a qualidade ainda mais, diminua a nitidez até as bordas da sua TV estarem ajustadas.
A melhor solução para a nitidez é ajustar para zero, nunca para um número negativo. Junto com a nitidez em zero, vamos ver outras configurações que você pode fazer para melhorar a qualidade.
2. Redução de ruído
Talvez você ache estranho ver isso, você pode pensar, foto não tem barulho. Bem, você esta certo, porém ruído nem sempre se refere a algo sonoro. No caso da imagem, redução de ruído se refere a granulação, pixelização e outras coisas que podem atrapalhar sua imagem. Era mais comum ocorrer essas coisas em aparelhos de televisão mais antigos.
Porém televisões mais modernas possuem a opção de redução de ruído. Quando ativada ela faz com que sua imagem pareça mais suave e menos natural. Se por acaso sua televisão for 4K, é recomendado desabilitar essa opção. Depois que desabilitar você não perderá nenhum detalhe, além disso suas imagens não vão ficar artificiais.
3. Redução de desfoque / Suavização de movimento
No subtítulo vemos nomes diferentes, pois essa função vem com nomes variados nos diversos modelos de TV. Mesmo possuindo nomes diferentes a função é a mesma, ela cuida de suavizar a imagem adicionando quadros artificialmente. As taxas de quadros, é algo que ajuda a TV a não parecer algo artificial, quanto maior for a taxa, mais rápido e natural vai parecer.
Essa função pode ser muito útil ao assistir esportes ou jogar videogame, pois nessas horas o conteúdo passado de maneira rápida é algo proveitoso, prazeroso e até necessário. Porém em outros casos pode não ser tão bom assim, alguns filmes foram feitos para rodar em uma taxa de quadros baixa, se você acelerar isso, poderá estragar sua experiência. E como já dissemos, essa função é muito útil para jogos, porém nem sempre.
Por ser um acréscimo de quadros feito de maneira artificial, pode ocorrer lag, e isso vai arruinar a experiência do jogo. Então ao jogar videogame, desative essa função e poderá ter uma experiência melhor.
Porém no caso dos jogos de videogame, fica a sua escolha ativar ou não. Pois a experiência pode ser boa para ambos os lados. No quesito filmes e seriados, o melhor é desativar essa funcionalidade, para não estragar sua imersão.
4. Modo de imagem
Esse modo é o que as lojas mais costumam usar. Modos de Esporte, Vivo, Dinâmico, Expert, a maioria aumenta as cores e o brilho. Eles foram criados realmente para chamar a sua atenção quando tiverem nas lojas. Cada modo permite uma personalização própria, e é nessas horas que os funcionários aumentam mais ainda as coisas.
O modo Vivo por exemplo, é algo muito bonito de se ver nas lojas, porém ele pode estragar a sua experiência ao chegar em casa. Imagens muito fortes e estouradas, podem acabar com seu filme ou seriado. Certifique se que sua TV não esteja com esse modo habilitado. Caso você tenha visto que está ativado, mude para algo como Cinema ou Filme, dessa maneira vai aumentar sua imersão ao assistir televisão.
Como já vimos anteriormente não são somente esses modos que existem. Então escolha bem qual você vai usar, em cada entrada da sua TV. O importante é que você escolha e ajuste de modo a melhorar a qualidade das coisas que você vê.
Conseguiu melhorar a qualidade da sua TV?
Talvez você tenha ajustado todas as configurações possíveis, e ainda assim não ficou feliz. Então redefina as configurações de sua televisão e comece de novo. O importante é que você ajuste de modo a ser mais confortável e imersivo para você. Gostou das dicas para melhorar a qualidade, da sua TV? Diga nos comentários.