Aprender como monetizar o Youtube é o primeiro passo que os criadores de conteúdo podem dar para se tornar parceiros da plataforma. Ao se tornar um, o canal se torna elegível para gerar receita e assim começar a ganhar dinheiro. Vamos ver abaixo como funciona o processo.
Como monetizar o Youtube?
Para se tornar um parceiro da plataforma e ganhar dinheiro criando vídeos no Youtube, é importante saber algumas coisas antes. Uma delas é estar totalmente de acordo com a política de monetização de canais.
Nela a plataforma mostra o que será analisado para que sua monetização seja liberada. Entre alguns itens encontramos:
- Tema principal.
- Vídeos mais assistidos.
- Vídeos mais recentes.
- Maior proporção de tempo de exibição.
- Metadados dos vídeos que incluir títulos, miniaturas e descrições.
A avaliação é feita para verificar se todo o conteúdo que será criado corresponde com as políticas do Youtube. Isso é feito justamente para conteúdos com spams, práticas enganosas e conteúdo sensível não sejam monetizado.
Com a maioria desses requisitos sendo atendidos, você pode enviar uma solicitação de monetização para análise através do painel de criador do YouTube Studio (Web). Para aprender como monetizar o Youtube siga os passos abaixo:
- Acesse o site do Youtube Studio clicando aqui.
- Logo depois vá na aba Monetização que está no canto esquerdo.
- Clique em Enviar Notificação quando eu me qualificar, se você já estiver qualificado clique na mesma opção que estará com o nome Enviar solicitação de análise.
Caso você ainda não esteja qualificado, e deseja saber quais são os requisitos para a qualificação, veja eles abaixo:
- ter mil inscritos.
- ter 4 mil horas de exibição pública somando o total dos seus vídeos.
- ter a autenticação de dois fatores ativa em sua conta.
- não ter nenhum aviso das diretrizes da comunidade ativo.
Mas será que só é possível aprender como monetizar o Youtube somente com vídeos? Vamos ver abaixo mais alguns métodos diferentes.
Quais os métodos para ganhar dinheiro como Youtube?
Até aqui já vimos como monetizar o Youtube facilmente, mas será que só os vídeos são o suficiente? Vamos ver abaixo alguns métodos diferentes para garantir o seu dinheiro com conteúdo próprio:
- Receita de publicidade: nessa modalidade você recebe dinheiro através de anúncios exibidos no vídeo.
- Clubes de canais: essa função permite que seus inscritos se tornem membros através de uma assinatura mensal para apoiar a criação de conteúdo em troca de benefícios especiais oferecidos por você.
- Super Chat e Super Stickers: nessa modalidade os fãs podem mandar contribuições e mensagens que ficam em destaque no chat das suas transmissões ao vivo. Essa opção é dedicada para quem faz lives.
- Estante de produtos do canal: também é possível adicionar lojas e produtos oficiais do seu canal, essa opção fica disponível nas suas páginas de exibição para direcionar os inscritos.
- Receita do YouTube Premium: os criadores recebem uma parte da taxa de assinatura de um usuário Premium quando eles assistem seus conteúdos.
Depois de você receber a aprovação da solicitação que já vimos, você vai precisar vincular seu canal do YouTube ao Google AdSense (Web).
Será nessa plataforma que será exibido o painel com todo o lucro do Youtube. Nele também é possível cadastrar um banco que faça a conversão do valor em dólar para receber a receita gerada pelo seu conteúdo.
Até aqui já aprendemos como monetizar o Youtube e tudo que é necessário para isso. Agora vamos ver uma última opção para ganhar seu dinheiro.
Ganhando dinheiro com o Youtube Shorts
Para incentivar os criadores de conteúdo a utilizarem o Youtube Shorts, a plataforma criou um fundo de recompensa que distribuirá dinheiro para criadores que estão publicando vídeos curtos originais, criativos e incríveis para a comunidade.
Explore mais o mundo dessa nova ferramenta, e entenda como você pode ganhar dinheiro com esse tipo diferenciado de conteúdo.
Com todas essas dicas, você poderá aprender como monetizar o Youtube de várias maneiras diferentes. Agora diga para nós, você conseguiu aprender como monetizar o Youtube? Teve algum dúvida ou dificuldade? Diga para nós nos comentários abaixo.