Recentemente, tivemos um grande ‘boom’ nos dispositivos de armazenamento, conhecidos como SSD. Hoje, se você pesquisar por esses dispositivos, encontrará alguns tipos diferentes de discos rígidos SSD para computadores.
- SSD: o que é porque você deveria usar
- SSD vs HDD: qual dispositivo de armazenamento você deve escolher?
Neste post, vamos esclarecer quais os tipos de SSD e como identificar se ele é compatível com seu dispositivo.
Quais tipos de SSD existem no mercado
Antes de falarmos a respeito da compatibilidade do SSD no seu computador, precisamos apresentar para você quais os tipos de conexão temos nos modelos de SSD. Os tipos de conexões incluem o mSATA, U.2, SATA Express, SATA, M2 e PCI-E. Os modelos mais populares são o SATA e o M.2 que provavelmente, podem ser encontrados em seu notebook.
Quando falamos em SATA, temos de lembrar as diferentes revisões da interface, SATA I (revisão 1.x) SATA II (revisão 2.x), SATA III (revisão 3.x) e são totalmente compatíveis um com o outro. Isso significa que você pode usar um SSD de SATA III em uma placa-mãe com SATA II e vice-versa. Mas não é recomendável fazer isso porque a velocidade do disco rígido será limitada à velocidade da revisão SATA mais baixa.
- Saiba qual SSD Samsung escolher para seu computador
- As diferenças dos jogos de Azar no PC e no celular
- 7 cursos de desenvolvimento Full Stack para alavancar sua carreira
Se fossemos separar em uma tabela a velocidade máxima de cada entrada, encontraríamos o seguinte:
- SATA I (revisão 1.x), primeira geração de interface SATA rodando a 1.5 Gb/s. O caudal de largura que é suportado pela interface é de até 150 MB/s.
- SATA II (revisão 2.x), conhecida como SATA 3Gb/s, é uma segunda geração de interface SATA rodando a 3,0 Gb /s. O caudal de largura de banda que é suportado é de até 300 MB/s.
- SATA III (revisão 3.x), conhecida como SATA 6Gb/s, é uma terceira geração de interface SATA rodando a 6.0Gb /s. O caudal de largura de banda que é suportado pela interface é de até 600 MB/s. Esta interface é compatível com interface SATA de 3 Gb/s.
No outro lado, temos os famosos pequeninos, porém potentes, SSD M.2. Com eles devemos considerar dois aspectos: interface e comprimento. Podemos encontra-lo de três tipos, chave B (Socket 2), chave M (Socket 3) e a chave B&M.
Confira a ilustração a seguir para ter uma ideia:
Diferente dos SATAS, temos uma pequena trava que diferem entre as chaves “B” e a “M” não são compatíveis, enquanto a chave B&M se encaixa perfeitamente na “chave B” e na “chave M” sem nenhum problema. As “chaves B” trabalham com o protocolo SATA, o que não significa que sejam semelhantes às entradas da mesma categoria. E a “chave M” utilizam o protocolo NMVE, que falaremos mais tarde a respeito.
Para escolher uma das interfaces M.2, você deve descobrir quais o seu computador comporta. Por exemplo, o comprimento de M.2 SSD possui cinco comprimentos, incluindo 30mm (2230), 42mm (2242), 60mm (2260), 80mm (2280) e 110mm (22110) e nem toda placa-mãe ou notebook pode acomodar todos eles. Por isso, é extremamente necessário que você consulte as especificações do seu computador, ou, abri-lo para descobrir os formatos suportador e se há espaço o suficiente.
Agora que você conhece os tipos de SSD do mercado e o que determina a compatibilidade do SSD em seu computador, ficará mais fácil saber qual é o tipo ideal para o seu computador.
Compatibilidade do SSD em notebooks
Para saber qual a interface exata utilizar em seu notebook, é necessário que você saiba o modelo do seu notebook para consultar as especificações ou manual dele. A maneira mais difícil seria por abrir todo o notebook de modo a descobrir quais intefeces ele suporta.
Geralmente, todo notebook comprado em lojas ou na internet, possui um manual especificando todas as configurações de hardware do notebook, e claro que não poderia faltar as compatibilidades do computador portátil.
Mas não se desespere caso tenha o perdido, ou tenha comprado seu notebook usado. É possível encontrar o manual no site da fabricante, tudo o que você precisa é encontrar o seu modelo na internet. Não só isso, muitos sites de venda possui a compatibilidade na aba das especificações, o que facilitará muito a sua procura.
Por exemplo, com o notebook Dell Latitude 5400, pude encontrar uma lista na internet com a compatibilidade ideal do tipo de SSD. Como você pode ver na imagem abaixo, ele suporta perfeitamente dois tipos de armazenamento interno, o SATA e NVME.
M.2 NVME
Para o uso desse tipo de interface que encontramos no formato 2280, devemos nos atentar a geração em que o notebook ou desktop suportam. Isso se deve ao fato que eles também possuem revisões, ou seja, sua velocidade é determinada em base a geração mais recente e processador utilizado. No caso do processador é apenas por identificarmos se ele suporta ou não.
Compatibilidade entre SSD e placa-mãe de desktop
Da mesma maneira como descrevemos como descobrir o SSD ideal para notebooks, serve também para o desktop. Mas no caso o desktop, nem sempre possuímos o modelo especifico colado ou impresso no gabinete.
Dessa maneira, a forma que temos de descobrir qual a compatibilidade do armazenamento digital, é através do manual ou modelo impresso na placa mãe do computador. É claro que, se você precisar abrir o seu computador, seria mais fácil identificar os tipos de interface suportados.
Cada parte da placa, incluindo interface ou slot da placa-mãe, é legendada com textos impressos nas proximidades dos componentes. Você pode facilmente descobrir se sua placa-mãe tem um slot M.2 ou a revisão SATA, SATA II ou SATA III, apenas por ler as legendas impressas.
Para mostrarmos um exemplo, utilizei a nova placa da AMD a X570. Perceba na imagem abaixo que pude identificar as interfaces M.2 e SATA apenas por observar as legendas da placa mãe.
Além disso, através do modelo da placa mãe pude encontrar no próprio site da AMD as compatibilidades de armazenamento suportado e qual geração do NVME a placa possui.
E assim finalizamos nossa guia de como identificar a compatibilidade dos SSD em seu computador. Lembre-se sempre de se atentar a velocidade e compatibilidade de seu desktop ou notebook. Caso você utiliza um NVME Ger4 em uma placa que suporta apenas NVME Ger3, ele funcionará, mas não possuirá a velocidade total que o SSD NVME Ger4 pode fornecer.