Como saber se minha cidade tem 5G?

Com esse aplicativo você conseguirá saber se sua cidade tem 5G disponível, de modo a utilizar toda a capacidade de conexão do seu celular!
Avatar de Bruno Rodrigues
08/08/2022 às 15:20 | Atualizado há 2 anos
Como saber se minha cidade tem 5G

A conexão 5G já é uma realidade ao redor do mundo, mas ainda está engatinhando no Brasil, levando muitos a se perguntar se na cidade tem 5G. Acontece que muitas cidades já possuem a tecnologia, mas ainda poucos sabem da sua existência. Entretanto, existem meios para descobrir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como saber se sua cidade tem 5G

A maneira mais obvia de consultar se sua cidade tem 5G é por acessar o site da sua operadora e consultar a área de cobertura do sinal que a mesma oferece. Ainda assim, muitos possuem uma certa dificuldade, ou até mesmo, nem sabem da existência do sinal.

Nesse artigo, você descobrirá como encontrar a cobertura da sua operadora, para saber se sua cidade tem 5G disponível para que você o utilize em seu celular.

Para isso, utilizaremos o aplicativo Speedtest por Ookla que está disponível para dispositivos móveis e permite saber qual cidade tem 5G disponível atualmente, independente se você utiliza o chip da TIM, Claro ou VIVO. Vejamos então como utilizar o aplicativo para descobrir se a sua região possui cobertura 5G.

  1. Abra o aplicativo em seu dispositivo móvel e toque sobre a opção “Mapa” no canto inferior à direita da tela. O aplicativo solicitará acesso à sua localização, então, permita que o mesmo possa utilizar o aplicativo de localização do seu dispositivo para aumentar a precisão do app e mostrar se o exato lugar onde você está possui cobertura 5G.

    Toque sobre a opção de Mapas com o ícone de GPS sobre ele - Como saber se minha cidade tem 5G
    Toque sobre a opção de Mapas com o ícone de GPS sobre ele (Imagem: Bruno/Tekimobile)
  2. Após carregado o seu local você conseguirá ver se sua cidade tem 5G, mas a opção está configurada como TIM por padrão, então, toque sobre a opção como na imagem a baixo para selecionar a sua operadora.

    Toque sobre a opção ou arasste-a para cima para revelar mais operadoras - Como saber se minha cidade tem 5G
    Toque sobre a opção ou arasste-a para cima para revelar mais operadoras (Imagem: Bruno/Tekimobile)
  3. Agora, selecione a sua operadora VIVO, Claro, TIM ou Oi dentre as opções para verificar a cobertura.

    Selecione sua operadora para descobrir se em sua cidade existe a conexão 5G para dados móveis - Como saber se minha cidade tem 5G
    Selecione sua operadora para descobrir se em sua cidade existe a conexão 5G para dados móveis (Imagem: Bruno/Tekimobile)
  4. Ao selecionar a sua operadora se atente a cor de cada cobertura que o app consegue identificar. O roxo ou lilás seria para representar quando a operadora não possui nenhuma cobertura na região, o Amarelo é uma mistura de 2G/3G, o azul claro representa a conexão LTE. O que estamos a procura é a coloração Azul escuro, que representa no mapa a conexão 5G.
  5. Para se ter uma precisão ainda maior sobre a sua região, recomendamos que você aplique um zoom de modo a identificar se sua região possui cobertura 5G.

O aplicativo consegue de fato entregar informações a respeito da conexão 5G que há no Brasil, mas o mesmo não consegue fazer a distinção das variações de 5G que temos aqui no Brasil. Isso significa que mesmo que haja quadrados em azul-escuro na região não significa que sua cidade tem 5G.

Como se trata de uma tecnologia relativamente nova, é de se esperar que a demora na entrega da frequência em todas as cidades seja algo comum, ainda mais quando estamos falando do Brasil.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a identificar se em sua cidade tem 5G disponível. Se em caso negativo, compartilhe conosco o que houve de errado na seção de comentários para te auxiliarmos em um próximo artigo ou até mesmo diretamente para te ajudar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Para mais dicas e informações sobre o 5G, acesse os links recomendados que separamos especialmente para você.

 

SUGESTÕES PARA VOCÊ