Vivo começa a entregar o 5G em Brasília para todos os celulares compatíveis

A nova cobertura da Vivo para dispositivos 5G chegou primeiro em Brasília. Entenda o porquê da cidade ter sido a primeira a implementar o serviço
Avatar de Bruno Rodrigues
07/07/2022 às 11:08 | Atualizado há 2 anos
Vivo começa a entregar o 5G em Brasília para todos os celulares compatíveis

A Vivo é mais nova operadora a oferecer o 5G para os seus clientes, a operadora anunciou ontem, quarta-feira, 6, que a internet móvel mais rápida atualmente já está em funcionamento em Brasília. Com isso, a empresa começa a fazer parte do time de operadoras nacionais que entregam o serviço no Brasil.

A velocidade 5G da Vivo chegou primeiro em Brasília

A Vivo anunciou a sua nova conexão 5G para todos os 2,5 milhões de clientes que possuem celular compatível. A conexão pode variar entre 3,5GHz e 2,3GHz, tudo dependerá de qual a compatibilidade do telefone celular do usuário.

Em teoria, todas os smartphones com o novo chip do Vivo devem ser aptos a utilizar a nova frequência oferecida pela operadora. Se os usuários encontrarem problemas, ou permanecerem na antiga conexão 4G, será necessário fazer a troca do chip para se adequar nova velocidade que a operadora passará a entregar.

Mas, porque Brasília você deve estar se perguntado, a Vivo responde em uma imagem, detalhando a área de cobertura do estado a nova tecnologia facilitará a implementação da conexão em todas as cidades e, em breve, todo o Brasil.

Área de cobertura vivo - Vivo começa a entregar o 5G em Brasília para todos os celulares compatíveis
A Vivo decidiu liberar a cobertura em Brasília, pois a cidade possui uma maior quantidade de antenas já adaptada as novas velocidades, mas devemos encontrar a conexão em outras capitais no futuro. (Imagem/reprodução: Vivo)

Ainda assim, celulares compatíveis com a conexão standalone dos 5G, poderão aproveitar de uma menor latência de conexão. Os dispositivos que não possuem suporte a conexão de menor latência ainda poderão utilizar os 5G, mas em sua versão NSA que possui uma similaridade muito próxima dos atuais 4G.

A novidade não deve influenciar nos pacotes já oferecidos pela operadora, mesmo se optar por latências menores com a operadora. As concorrentes que já entregam o 5G, cobram um valor a parte dos planos convencionais. A TIM, por exemplo, atualmente está cobrando R$20 mensais ao contratar o pacote de 50 GB, mas são gratuitos no primeiro ano.

Por outro lado, encontramos a Claro que também cobra para a utilização do serviço, mas para aderir à conexão 5G SA os clientes devem adquirir o plano mensal da operadora, que atualmente está custando R$149, 99 por mês.

Devemos aguardar para sabermos como vai ser os 5G da operadora Vivo em Brasília, mas esperamos que haja uma certa dificuldade em conectar no sinal, justamente por ser algo relativamente novo na região.

Para saber mais notícias e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo que preparamos especialmente para você.

Com informações: Exame.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ