Como secar um celular molhado

Atualizado há 4 anos
Como secar um telefone: conserte um iPhone, Apple Watch ou dispositivo móvel molhado

Outros destaques

Edição RAW Galaxy S25
Ofertas de software de impostos
Jogos grátis
Assistente digital
Reuniões online

A percepção de que existe uma diferença entre impermeabilização e resistência à água pode, para muitas pessoas, vir tarde demais. Embora muitos smartphones modernos sejam certificados para proteção contra a entrada de água, pelo menos por algum tempo, muitos outros são simplesmente à prova de respingos, e mergulhar na banheira ou na piscina ainda pode significar uma sentença de morte para esses dispositivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes que seu smartphone ou outro eletrônico chegue perto da água, certifique-se de verificar e saber sua classificação de resistência à água. Isso será expresso na especificação como um número IPXX. O primeiro X aqui é para partículas sólidas, como poeira, e vai até 6. O segundo X é para resistência à água e vai de uma escala de 0 a 9, onde 0 é proteção zero e 9 é a proteção mais completa acessível.

O mais comum é talvez IP67, com o 7 aqui significando que um dispositivo pode ser imerso em água de até 1m de profundidade por até 30 minutos. IP68 significa que pode suportar profundidades de até 1,5 m, novamente por 30 minutos. A classificação máxima do IP69K significa que ele também pode sobreviver a altas temperaturas ou a jatos de água potentes.

Leiam também: O que são as certificações IP67 ou IP68 contra água e poeira

Em cada um desses casos, a resistência à água é garantida apenas até certa profundidade e por um certo período de tempo. Isso não significa que eles vacilarão repentinamente quando o relógio chegar a 31 minutos, ou quando você ficar 2m debaixo d’água, apenas que poderiam, e não estarão na garantia. É nesse ponto que você pode precisar de nossas dicas úteis para secar um telefone molhado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

sony smartphone caindo na agua

O que fazer quando seu celular fica molhado

Antes de tentar qualquer uma dessas dicas, observe que há uma coisa muito importante que você não deve fazer: sob nenhuma circunstância você deve tentar usar seu telefone molhado.

Retire-o da água, desligue-o imediatamente, remova todas as partes acessíveis, como o SIM, e seque-o o máximo que puder em uma toalha ou manga. Sacuda suavemente a água de suas portas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como secar um smartphone molhado

Este não é um mito urbano: o arroz é incrível para sugar água. Pegue uma tigela grande e, dentro dela, colocará seu telefone molhado e arroz suficiente para cobri-lo adequadamente. Agora, esqueça isso por 24 horas.

Somente quando o tempo acabar você deve tentar ligar o dispositivo. Se não funcionar, coloque de volta no arroz e tente novamente no dia seguinte. Na terceira ou quarta tentativa malsucedida, você deve começar a considerar a hora da morte.

Você também pode substituir o arroz por sílica gel (provavelmente encontrará alguns pacotes deste na caixa do último par de tênis ou bolsa que comprou).

Se você tem um armário com ventilação quente em sua casa, deixar o dispositivo lá por um ou dois dias pode ajudar a retirar a umidade indesejada. A palavra-chave aqui, porém, é ‘quente’: evite qualquer coisa ‘quente’.

Dicas que não vão secar seu telefone celular molhado

  • Não coloque um celular danificado pela água na secadora (mesmo dentro de uma meia ou fronha)
  • Não deixe seu telefone molhado no radiador
  • Não aqueça seu telefone molhado com um secador de cabelo
  • Não coloque seu telefone molhado no congelador

Se tudo mais falhar e agora você precisar de um novo telefone, confira nosso resumo dos melhores telefones à prova d’água.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.