Quando se trata de trabalhar com fotos, há uma infinidade de formatos de contêiner com os quais você pode trabalhar de vez em quando. Isso pode não afetá-lo muito se você estiver salvando fotos da Internet para o seu computador apenas nas horas de lazer, mas é algo com que os fotógrafos precisam enfrentar com frequência.
É importante aprender quais tipos de imagens são ótimos para publicação online, quais funcionam melhor para edição e impressão e quais oferecem a mais alta qualidade possível.
Se você está procurando diferenciar entre alguns dos contêineres de arquivo de foto mais populares, como JPEG, TIFF e RAW, mas não tem certeza por onde começar, temos uma rápida olhada em cada formato e o que esperar de cada um . Aqui está o que você deve saber sobre cada tipo de arquivo e quando é apropriado usar.
Arquivos JPEG
Com as imagens JPEG, você não precisa se preocupar em diminuir a velocidade dos dispositivos para os quais você move os arquivos. Isso significa que é mais rápido fazer backup de suas fotos, especialmente se você tiver várias delas para controlar.
Além disso, você pode escolher o tipo de compactação de imagem que deseja utilizar para tornar suas fotos ainda menores. Mas embora os JPEGs sejam versáteis de várias maneiras, eles podem ser limitados em termos de faixa de cores e dependem das configurações da câmera que você usa.
A maioria das câmeras suporta JPEG, visto que é a opção de imagem “padrão” que a maioria dos dispositivos acaba usando. Existem marcas específicas de câmeras que são melhores para trabalhar com JPEGs, portanto, se você é um fotógrafo que deseja usar esse tipo de arquivo como meio, pode querer selecionar uma marca como Olympus, Canon ou Nikon. Esses fabricantes são particularmente bons para JPEGs devido à sua qualidade consistente ao trabalhar com arquivos menores.
Arquivos TIFF
Outro contêiner de arquivo é TIF ou TIFF. Este formato é normalmente usado para compactação sem perdas, o que significa que você obtém uma imagem de maior qualidade em geral. Isso o torna perfeito para edição em seu computador, pois há a liberdade de diminuir o tamanho da imagem.
Suas fotos detalhadas não são compactadas em tamanhos de arquivo menores, então você não precisa sacrificar a qualidade da imagem para aquelas fotos com detalhes mais finos. Ao mesmo tempo, os arquivos TIFF não são muito grandes para armazenar ou mover. Muitas câmeras DSLR não oferecem o uso de arquivos TIFF como uma opção, mas se você tiver acesso a eles, eles podem ser muito úteis.
É amplamente aceito que os arquivos TIFF são ótimos para editar e armazenar fotos que serão impressas, seja em termos de impressões de fotos detalhadas ou trabalhos de revista, já que preservam toda a qualidade que vem originalmente com imagens tiradas diretamente de uma câmera. Eles não são normalmente usados para desktop ou publicação online.
É mais fácil organizar e classificar arquivos TIFF do que seus primos, arquivos RAW. E você pode usar tags especiais para organizá-los melhor em programas como o Photoshop. Se você estiver planejando armazená-los em algum lugar como um disco rígido, precisará garantir que haja bastante espaço. Embora os arquivos TIFF não sejam o maior formato que existe, eles consomem espaço de armazenamento rapidamente antes que você perceba.
Fotógrafos digitais que preferem trabalhar com arquivos TIFF maiores costumam olhar para as câmeras Canon. Eles tendem a capturar imagens de alta qualidade provenientes de modelos de última geração, bem como das câmeras DSLR mais acessíveis da marca.
Arquivos RAW
Quando você precisa da mais alta qualidade e da maioria das imagens descompactadas que você pode obter, escolha imagens RAW. Esses arquivos de imagem digital são enormes e vêm direto da fonte: sua câmera, smartphone ou o que você escolher para fotografar. Cada câmera tem seu próprio tipo RAW proprietário, como o arquivo NEF da Nikon ou as opções CR2 ou CR3 da Canon.
Estas são as fotos de que você precisa para ter total poder de manipulação, quer queira usá-las online ou na impressão para algumas fotos realmente lindas. Essas imagens não compactadas também ocupam uma quantidade enorme de espaço em seu meio de armazenamento, então não espere ser capaz de armazenar tantas imagens em um só lugar, a menos que você tenha um suprimento aparentemente interminável de armazenamento.
Os arquivos RAW devem passar por algumas alterações antes que você possa obtê-los e carregá-los no armazenamento de sua escolha ou até mesmo compartilhá-los com outras pessoas devido ao seu tamanho e recipiente de arquivo. Nem todo dispositivo pode lê-los. Por esse motivo, eles não são a maneira mais conveniente de manipular imagens.
No entanto, eles oferecem a melhor qualidade possível, então se é isso que você procura, este é o melhor caminho a seguir. Todas as câmeras DSLR e smartphones devem suportar a captura de fotos RAW, portanto, se você precisa da maior fidelidade possível, não precisa se limitar a uma determinada marca.
No final das contas, para a maioria das pessoas, os arquivos RAW podem ser muito grandes e difíceis de manejar, especialmente para usuários casuais. Esses arquivos funcionam bem para quem busca fotos de alta qualidade para impressão ou apenas arquivos enormes para compartilhar em mídia física para fins de arquivamento.
Só não espere se agarrar a muitos deles ou que eles funcionem bem com a maioria dos sistemas de armazenamento em nuvem de fotos ou programas de edição menores fora do Photoshop ou aplicativos desse tipo.
Se você tiver que decidir que tipo de arquivo de foto funcionaria melhor para você, talvez precise definir exatamente o que precisa de suas fotos. Você vai precisar fazer impressões com eles? Você planeja publicá-los online e compartilhá-los com amigos?