Como usar o DNS público do Google [PC e celular]

Nesse guia você aprenderá como usar o DNS público do Google em seu dispositivo móvel ou computador!
Avatar de Bruno Rodrigues
04/07/2022 às 18:35 | Atualizado há 2 anos
Como usar o DNS público

Se você está com problemas de internet ou conexão lenta, utilizar um bom DNS pode resolver todos os seus problemas. Felizmente, você tem como usar o DNS público do Google para aumentar a sua conectividade com a internet, no computador e dispositivos móveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como usar o DNS público do Google

Com a opção aberta do DNS do Google, você pode utilizar a conexão com maior velocidade e ficar imune a alguns ataques recorrentes na internet. Ao aprender a como usar o DNS público, sites e endereços tornam-se mais acessíveis em navegadores de internet.

Existem outros servidores, mas se você pretende aprender a como usar o DNS público para ter uma boa conexão e garantia de navegação segura e de qualidade, usar o Google é melhor opção pública para você utilizar.

A seguir, você aprenderá a como usar o DNS público do Google no computador e dispositivos móveis. Desse modo, você garantirá a melhor conexão possível a internet.

Como usar o DNS público do Google no computador

  1. Acesse o menu iniciar do Windows em seu computador, procure a opção de “Configurações” e para alcançarmos nosso próprio próximo objetivo.
  2. Acesse a seção de “Rede e Internet”.

    Clique em Rede - Como usar o DNS público
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  3. O próximo passo será escolher uma das opções de conexão que você utiliza em seu computador e escolha a opção “Alterar opções de adaptador” e, em seguida, selecione a opção que condiz com a sua conexão: “Wi-fi” para conexão sem fio; “Ethernet” para conexão via cabo.

    Selecione a opção Alterar o adaptador - Como usar o DNS público
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  4. Agora, clique com o botão direito em cima conexão de internet que você utiliza e selecione “Propriedades” no menu de mais opções.

    Selecione propriedades - Como usar o DNS público
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  5. Na janela seguinte procure pela opção “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” selecione-a e clique em “Propriedades” no botão abaixo.

    Clique no botão propriedades - Como usar o DNS público
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  6. Marque a caixinha “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e insira os números do DNS do Google: 8.8.8.8 no campo Servidor DNS preferencial; 8.8.4.4 no campo Servidor DNS alternativo. Ao terminar de preencher todos os dados necessários, clique sobre o botão “OK” em ambas as janelas da propriedade da sua conexão.

    Entre com o novos DNS - Como usar o DNS público
    Imagem: Bruno/Tekimobile

Como usar o DNS público do Google no celular

  1. Procure a engrenagem de “configurações” ou “ajustes” do seu dispositivo móvel.
  2. Em seguida, toque a opção “Conexões” do menu de configurações.

    Toque em conexões - Como usar o DNS público
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  3. Agora, toque sobre o nome da rede que você está conectado no momento.

    Selecione Wifi - Como usar o DNS público
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  4. Na tela seguinte, toque sobre a engrenagem ao lado da sua conexão e selecione a opção “Avançado” no menu.

    Toque na engrenagem - Como usar o DNS público
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  5. Selecione a opção “Definições IP” e insira o DNS público do Google no campo: “DNS 1”, 8.8.8.8 e “DNS 2” 8.8.4.4, e finalize a modificação tocando em “Salvar”.

    Insira o DNS - Como usar o DNS público
    Imagem: Bruno/Tekimobile

E assim concluímos com o guia de como utilizar o DNS público do Google em todos os dispositivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o DNS público do Google você pode deixar a conexão de internet mais rápida, além de oferecer mais suportes a páginas  do Google que utiliza o ad sense da gigante, como o próprio mecanismo de shopping da ferramenta de pesquisa.

Outra vantagem é o encaminhamento utilizado através do mecanismo anycast, que redireciona o usuário para o data center mais próximo. Além disso, seus servidores trabalham utilizando dois níveis de cache para reduzir a taxa de erros. Com isso, você terá uma conexão muita mais estável, principalmente em ferramentas Google.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.