Recentemente surgiu na internet um emulador de voto eletrônico lançado pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que visa ensinar os novos eleitores a como votar na urna eletrônica. A ferramenta encontra-se ativa no site do TSE como um simulador, onde os candidatos são caricaturas apenas para experimentar a simulação.
- TSE estuda banir Telegram no Brasil como combate as fake news
- Em breve PicPay permitirá comprar dólar e euro no aplicativo; entenda!
Como usar emulador de voto eletrônico
O emulador de voto eletrônico é apenas uma ferramenta online desenvolvida pelo TSE com a premissa de auxiliar os novos eleitores a conseguir utilizar a urna eletrônica para votar. Na ferramenta, os “candidatos” são personagens ficticiosos que devem ser selecionados na diversas categorias e, no final, você terá a apresentação do candidato escolhido.
A ferramenta está ativa desde 2014 para auxiliar os eleitores a votar na urna eletrônica, com isso, ficará mais fácil relembrar e ensinar os eleitores a votar corretamente quando os dias de eleições chegarem. Utilizar o simulador pode reduzir o tempo de espera no dia da votação, por isso é muito importante que você treine antes do grande dia.
Como se trata de uma ferramenta inteiramente instrutiva, você não precisará inserir ou informar os seus dados pessoais, diferente da votação real, mas é perfeito para treinar a seleção dos seus candidatos na urna eletrônica. Outra informação relevante é que nenhum candidato selecionado terá um voto computador pelo sistema, de modo que não existirá um vencedor a cada finalização de votação.
Usando o emulador de voto eletrônico
- Acesse o Simulador (tse.jus.br) para começar a usar o emulador de voto eletrônico. O site pode ser utilizado através do computador ou dispositivos móveis através do navegador, não existindo um aplicativo específico para conseguir treinar a votação antes do dia de votação real.
- Em seguida, selecione uma das opções para começar a votar. As opções podem ser definidas entre as Eleições Gerais (Brasil), Eleições Gerais (Distrito Federal), Eleições Gerais (Exterior), Eleições Municipais.
- Como as eleições desse ano são referente a escolha do presidente e deputados, selecione a primeira opção “Eleições Gerais (Brasil)”, clicando sobre o botão azul-escuro “Votando no 1° turno”.
- Na tela seguinte a seleção anterior, você verá um modo de auxílio para pessoas com deficiência visual. Clique sobre a opção “Sim” ou “Não” de acordo com o modo que você deseja selecionar o seu candidato.
- Em seguida, você deverá escolher um dos cinco partidos fictícios listados no emulador de voto eletrônico.
- Selecione um partido para liberar a lista de candidatos e, digite o número do candidato para prosseguir com a votação no site. Digite o número que aparece abaixo de cada personagem, ou candidato, que aparece no canto superior da urna eletrônica.
- Após digitar o número do candidato toque sobre o botão verde “Confirmar” para escolher o candidato selecionado.
- Agora, para finalizar, selecione todos os candidatos restantes para finalizar a votação no site, dando um voto para deputado estadual, senador, governador e um para presidente.
Como se trata de um emulador de voto eletrônico, fica impossível de saber se os candidatos selecionados por você ganharam a eleição no simulador, infelizmente. O simulador do TSE é apenas com intuito instrucional, não sendo possível dar votos a candidatos reais pela internet, somente sendo possível a votação presencial.
A ferramenta é totalmente online e ficará disponível por tempo indeterminado. Isso significa que mesmo que passe as eleições presidenciais do ano de 2022, você ainda poderá utilizar o emulador de voto eletrônico. Embora seja uma ferramenta séria para auxiliar os eleitores a votar, você pode utilizar como meio de entretenimento de crianças para auxiliá-las no futuro.