Muitos contribuintes possuem dificuldade para acessar o Ecac. Ele funciona como um portal que vários contribuintes acessam a Receita Federal para utilizar vários serviços. Para ajudar você a acessar ele, vamos ensinar aqui tudo o que é necessário fazer.
- Como configurar o meu aparelho novo: Aprenda o passo a passo
- Ok Google! Como ativar facilmente e melhores dicas de uso
Como acessar o Ecac?
Para acessar esse portal de serviços do contribuinte, é necessário o CPF/CNPJ que você já usa para ter acesso a outros serviços da Receita Federal. Além disso também será necessário a senha que você já usa. Porém além desses dois é necessário um código de acesso, mas como gerar esse código de acesso?
Vamos ver abaixo como fazer isso.
Como gerar o código de acesso do Ecac?
Para gerar o código é muito fácil, vá até a página de código de acesso clicando aqui. Logo em seguida, abaixo de Geração do código de acesso, escolha a opção Gerar código de acesso para pessoa física, se você for uma pessoa física. Ou vá em Gerar código de acesso para pessoa jurídica se você for pessoa jurídica.
Depois de escolher a opção, na próxima página indique os dados necessários. Que podem envolver CPF/CNPJ e data de nascimento. Você terá de inserir o código que aparece na imagem e logo em seguida basta clicar em próximo.
Na próxima tela, o CPF/CNPJ e data de nascimento já vão estar registrados. Será necessário criar uma nova senha e declarar os Números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Deverá ser dos exercícios referente às declarações ativas (últimas entregues) das quais o contribuinte seja titular.
No caso de pessoa jurídica, os números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), devem ser do responsável perante o CNPJ. Também referente às declarações ativas deste ano.
Sobre o DIRPF ou IRPF, existem algumas coisas a serem levadas em conta, sobre as feitas no ano de 2013 e 2014. Veja essas coisas abaixo:
- Contribuinte que não apresentou uma das declarações (ou constou apenas como dependente): não serão exigidos os números dos recibos de declarações nas quais o contribuinte conste como dependente. Apenas o número do recibo da declaração apresentada como titular será solicitado. Caso o contribuinte não conste como titular em nenhuma declaração nos últimos dois exercícios, não será possível gerar o código de acesso.
- Contribuinte que apresentou declaração retificadora: o número do recibo de entrega da declaração retificadora (normal ou online ) substitui o da declaração retificada. Assim, quando solicitado o número do recibo para um exercício, informe o número referente à última retificadora apresentada para o referido exercício.
Depois de informar todos os dados e criar a senha, clique em Gerar código. Guarde todas essas informações e você vai conseguir acessar o portal do Ecac. Com o código em mãos é bom ter algumas coisas em mente. Veja mais abaixo.
O código de acesso gerado é válido por 2 anos. Após esse período, ele será revogado.
A qualquer momento é possível gerar um novo código de acesso, mesmo que o atual ainda esteja válido. Isto é útil por exemplo, quando o contribuinte tiver esquecido a senha ou perdido o código de acesso.
Ao tentar gerar outro código de acesso, se houver um ainda válido, será exibida a mensagem: “Já existe um código de acesso gerado para este contribuinte. Ao gerar, você revogará, em definitivo, o código anteriormente gerado. Deseja continuar?” Basta confirmar e continuar os procedimentos normalmente.
Se o contribuinte concluir a geração do novo código de acesso, ele substituirá o anterior. Se não concluir, o anterior continuará válido.
Conclusão
Esperamos que com esse guia você tenha conseguido acessar esse portal e usar os serviços. Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda? Diga para nós nos comentários abaixo.