Comprou um celular novo? Como configurar um novo smartphone Android ou iPhone

Comprou um smartphone novo, seja Android ou iPhone? Veja como configurar do zero, restaurando os dados do seu celular antigo
Avatar de André Luiz
07/02/2023 às 07:58 | Atualizado há 2 meses
Comprou um celular novo? Como configurar um novo smartphone Android ou iPhone 1

Não sabe como configurar seu novo smartphone, seja ele um Android ou iPhone? O processo é relativa fácil. Se você tem um Android, basta usar “Ok Google, configurar meu aparelho“, além disso, marcas como Samsung ainda facilitam o processo de migração, inspirando-se na Apple e seu iPhone.

Android

Como configurar seu aparelho Android novo

Ao comprar um Android novo, você terá três opções: configurar como se fosse o seu primeiro smartphone; restaurar os dados do seu Android antigo ou restaurar os dados (pelo menos alguns deles) de um iPhone. Se você está tentando configurar um iPhone, vale o mesmo. Use o índice abaixo para escolher sua opção.

Supondo que seja seu primeiro celular Android, e você quer configurar ele como novo, sem restaurar dados de lugar nenhum, siga o procedimento abaixo. Lembrando que algumas marcas colocam algumas outras opções além das padrões abaixo.

Tempo total: 20 minutos

  1. Ligar o celular

    Pressione e segure o botão de ligar/desligar localizado na lateral ou parte superior do celular para ligá-lo.

  2. Selecionar o idioma
    configurar meu aparelho

    Selecione o idioma preferido na tela de boas-vindas.

  3. Conectar à rede Wi-Fi e/ou Rede de dados
    configurar meu aparelho

    Selecione sua rede Wi-Fi preferida na lista e insira a senha, se necessário. Certifique-se de estar conectado a uma rede confiável para garantir a segurança.

    Caso tenha instalado seu chip de operadora, ele será automaticamente reconhecido e você já terá acesso a internet da operadora.

  4. Aceitar os termos e condições
    configurar meu aparelho

    Leia e aceite os termos e condições do sistema operacional Android.

  5. Copiar apps e dados de outro celular
    configurar meu aparelho

    Se você possui um celular Android, nessa etapa você poderá restaurar seus dados e copiar para o celular novo. Você pode copiar Fotos, contatos, aplicativos e muito mais.

  6. Fazer login na conta do Google
    Comprou um celular novo? Como configurar um novo smartphone Android ou iPhone 5

    Se você já possui uma conta do Google, faça login com seu endereço de e-mail e senha. Essa mesma conta irá reconhecer seu aparelho antigo, caso deseje copiar os dados (passo acima). Caso contrário, você pode criar uma nova conta seguindo o passo a passo na tela do aparelho.

  7. Aceite os serviços do Google

    Nesse passo você autoriza, ou não, que o Google ative no celular seus serviços de localização, permitir buscar redes e outros dispositivos, enviar dados de diagnósticos, Instalar atualizações e apps. Basta escolher quais você quer, ou simplesmente clicar no botão “Aceitar” tudo no fim da tela.

  8. Configurar a segurança

    Defina o método de desbloqueio do celular, podendo ser Padrão, PIN ou senha. É importante escolher uma opção segura para proteger seus dados. Lembrando que essa é opção principal, ele em seguida irá oferecer a opção de desbloquear via digitais ou reconhecimento facial. De qualquer modo, a opção principal será sempre que ligar o celular, por isso anote.

  9. Configurar as preferências de notificação

    Personalize as configurações de notificação, como toques, vibração e permissões de aplicativos, de acordo com suas preferências.

  10. Selecione botões ou gestos
    Comprou um celular novo? Como configurar um novo smartphone Android ou iPhone 6

    Nesse último passo, você irá escolher se irá operar o celular usando os tradicionais 3 botões na tela, ou usando gestos.

Após essa configuração inicial, você ainda terá que fazer alguns ajustes para deixar o celular do modo que você gosta. Ainda mais se for um Motorola, que ficará o tempo todo te lembrando disso na tela de notificações. Vejam algumas coisas abaixo que você pode fazer:

  1. Configurar as opções de backup: É recomendável ativar a opção de backup automático para manter seus dados seguros e facilitar a transferência para um novo dispositivo no futuro.
  2. Configurar as preferências de notificação: Personalize as configurações de notificação, como toques, vibração e permissões de aplicativos, de acordo com suas preferências.
  3. Personalizar a tela inicial: Adicione widgets, organize os aplicativos e ajuste as configurações da tela inicial para deixá-la como você preferir.
  4. Instalar aplicativos: Visite a Google Play Store para baixar e instalar os aplicativos que você deseja usar no seu celular. Verifique se você está baixando aplicativos apenas de fontes confiáveis.
  5. Atualizar o sistema operacional: Verifique se há atualizações disponíveis para o sistema operacional Android, pois elas geralmente incluem melhorias de segurança e recursos adicionais.

Como usar o comando “Ok, Google, como configurar meu aparelho” 

Comprou um celular novo? Como configurar um novo smartphone Android ou iPhone 7

O comando “Ok, Google” é uma funcionalidade presente em dispositivos móveis com o sistema operacional Android, que permite ao usuário controlar o aparelho por meio de comandos de voz.

Através do comando “Ok Google, configura meu aparelho”, é possível deixar o smartphone pronto para uso assim que você configurar sua conta do Google.

Antes de começar, é importante ter em mente que nem todos os dispositivos Android têm a funcionalidade “Ok, Google, como configurar meu aparelho” ativada automaticamente. Para habilitá-la, siga as etapas abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Google em seu dispositivo.
  2. Toque no ícone de três linhas no canto superior esquerdo da tela.
  3. Selecione “Configurações”.
  4. Selecione “Voz”.
  5. Toque em “Detecção de ‘Ok Google'”.
  6. Ative a opção “De qualquer tela”.
  7. Siga as etapas para treinar o reconhecimento de sua voz.

Agora que a funcionalidade “Ok, Google” está habilitada em seu dispositivo, você pode usar o comando “Ok, Google, como configurar o meu aparelho” para receber orientações sobre como configurar diversos recursos de seu dispositivo Android.

Por exemplo, se você deseja configurar sua conta do Google em seu dispositivo, basta dizer “Ok, Google, como configurar minha conta do Google” e seguir as instruções.

Além disso, o comando “Ok, Google, como configurar o meu aparelho” também pode ajudá-lo a personalizar seu dispositivo, permitindo que você altere o papel de parede, ajuste o brilho da tela, configure o Wi-Fi, Bluetooth e outras configurações de seu dispositivo.

No entanto, é importante lembrar que nem todos os dispositivos Android são iguais, e as configurações podem variar de acordo com o modelo do aparelho. Por isso, certifique-se de que está recebendo orientações específicas para o modelo de seu dispositivo.

Como configurar meu aparelho Android novo a partir de um iPhone

Você pode migrar seus dados do iPhone para um celular Android usando os seguintes passos:

  1. Fazer backup dos dados do seu iPhone: Conecte seu iPhone ao iTunes ou iCloud e faça backup de todos os seus dados, incluindo fotos, mensagens, contatos e outros;
  2. Transferir dados do iTunes para o Android: Conecte seu Android ao computador e use um software de transferência de dados, como o dr.fone Transferir para transferir os dados do backup do iTunes para o seu dispositivo Android;
  3. Transferir dados do iCloud para o Android: Baixe o aplicativo de transferência de dados “Move to iOS” na Google Play Store e siga as instruções para transferir dados do iCloud para o Android;
  4. Transferir dados manualmente: Você também pode transferir manualmente alguns de seus dados, como contatos, fotos e músicas, armazenando-os em serviços em nuvem, como o Google Drive ou o Dropbox.

Estes são os passos gerais para migrar seus dados do iPhone para o Android. Alguns detalhes podem variar dependendo do modelo e versão dos seus dispositivos.

iPhone

Como configurar um iPhone novo

Nos dispositivos iOS as coisas são um pouco diferentes, para saber como configurar seu aparelho novo, nesse caso um iPhone, faça os passos a seguir:

  1. Logo no inicio na tela de boas vindas, selecione o idioma do seu dispositivo.
  2. Depois você vai ver a tela de Inicio rápido, essa tela serve para restaurar coisas suas de outros dispositivos, fazendo ela você poderá pular algumas etapas desse passo a passo. Mas se no seu caso é o primeiro dispositivo, continue no próximo passo.
  3. Agora escolha a rede Wi-fi que vai usar, escolha por nome e insira a senha. Depois só apertar em continuar.
  4. Logo em seguida você vai entrar na seção de Face ID, você pode pular essa parte, mas não recomendamos fazer isso. Insira uma senha e coloque algo que proteja bem todos seus dados.
  5. Na tela seguinte, você pode escolher restaurar aplicativos e se deseja restaurar os dados desses aplicativos. Se quiser pode pular essa seção.
  6. A próxima seção é a de ID Apple, é obrigatório inserir seus dados. Se não tiver uma, crie a partir de um navegador nesse link support.apple.com/pt-br/HT204316.
  7. As telas seguintes são coisas básicas como a Siri, e a opção de manter ativado as atualizações do seu iPhone.
  8. Por fim você pode pular a última etapa que envolve o recurso de monitoramento de utilização, se você não deseja isso basta pular.

Os passos dos dispositivos da Apple são um pouco maiores que os do Android. Porém eles envolvem coisas úteis e muito necessárias e outras nem tanto assim. Então siga os passos e orientações do seu dispositivo na instalação para realizar uma configuração completa.

Como configurar meu iPhone vindo de um Android

Se você está mudando de um smartphone Android para um iPhone, configurar meu aparelho novo, no caso um iPhone, será uma tarefa um pouco mais difícil, e já adiantamos que não serão 100% dos dados que você conseguirá migrar.

Se você está se perguntando qual a ferramenta para configurar meu aparelho novo, a Apple tem seu próprio software que faz toda a migração do Android para o iPhone.

Ela é chamada de Migrar para iOS, com ela é possível recuperar fotos, vídeos e mensagens de voz, que estejam presentes em outro dispositivo Android, tudo isso configurado com apenas um aplicativo.

Mesmo que  ferramenta facilite a sua vida por transferir seus arquivos, fotos e histórico, existe uma certa limitação que pode não ser tão interessante para alguns usuários.

Por exemplo, o seu histórico de chamadas anteriores e nome de contatos que você tinha em seu velho dispositivo Android, podem não ser transferidos corretamente de um dispositivo para o outro, mas em alguns casos colocar o cartão “SIM” no dispositivo iPhone pode resolver esse problema.

Para passar tudo do Android para o iPhone é necessário que ambos estejam próximos e conectados à mesma rede Wi-Fi. Para evitar problemas durante o processo, mantenha os dois celulares ligados a bateria do dispositivo, impedindo que um dos celulares venha a desligar durante o processo de transferência.

Dito isso, vejamos então o processo de como passar tudo do Android para o iPhone:

  1. Assim que o seu iPhone estiver no processo de inicialização e configuração do sistema, você verá a opção de “Apps e Dados”, escolha a opção de “Migrar dados do Android” para passar tudo do Android para o iPhone. Essa opção é muito importante para a configuração que devemos fazer a seguir.
  2. Agora, no Android, abra o aplicativo Migrar para iOS que você instalou previamente a partir da loja de aplicativo do Google Play, e toque sobre a opção de “Continuar” para ler os termos do aplicativo.

     

    Abra o app - Como passar tudo do Android para o iPhone
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  3. Toque sobre a opção de “Localizar código” e retorne para o seu celular iPhone para obter o código de transferência de ambos os dispositivos.
  4. Em seu iPhone, assim que tiver tocado em “Migrar dados do Android”, toque em “Continuar” e obtenha o código para transferência de seus dados do Android.
  5. Em seguida, digite o código de transferência de dados no Android para passar tudo do Android para o iPhone.

     

    Digite o código de uso - Como passar tudo do Android para o iPhone

     

    Imagem: Bruno/Tekimobile
  6. Após a confirmação do código no dispositivo Android, ambos os celulares devem apresentar uma tela de transferência de arquivos e fotos. Confirme em seu Android quais os arquivos que devem ser transferidos de um celular para o outro e confirme a sua solicitação, esperando o processo terminar para a conclusão da transferência.

Pronto, isso é tudo o que você precisa saber para como passar tudo do Android para o iPhone. É importante aguardar que ambos os celulares apresentem a mensagem de conclusão da transferência entre si, assim, você deve evitar que alguma falha aconteça durante a transferência esteja acontecendo.

Seja paciente, dependendo da quantidade de arquivos o processo pode demorar.

Conclusão

Se você se perguntava “como configurar meu aparelho novo”, acredito que a questão tenha sido respondida aqui.

Configurar o seu dispositivo é algo bem simples, porém se você não souber pode ter dificuldades. Então procuramos ser simples para instruir você da melhor maneira. Agora você não vai precisar se perguntar como configurar o meu aparelho.

Conseguiu seguir todos os passos que vimos? Ficou com dificuldade em alguma parte? Deixe sua dúvida aqui embaixo nos comentários.

Colaborou Bruno Rodrigues e Nalbert Gomes

SUGESTÕES PARA VOCÊ