A Fibra óptica foram uma das tecnologias que permitiram a expansão da velocidade da internet que, além de ser mais econômica, oferece velocidade de internet superiores as utilizadas por cabos de cobres normais. Desde o seu surgimento, a não há como ter acesso à internet rápida sem o uso da fibra no nosso cotidiano.
- Vivo fibra agora faz parte do time com internet de 1 Gb/s
- Oi e Huawei anunciam fibra ótica inédita com cabo “invisível”
O que é Fibra óptica
A nossa comunicação através de dispositivos conectados via fio de cobre ou por discagem é algo que ficou no passado longínquo dos anos 2000, dando espaço para a modernidade e velocidade. Uma das tecnologias aparentes e que possibilitaram a modernização do mundo e tudo ao seu redor é a fibra óptica, cuja principal utilidade é entregar uma internet de alto desempenho.
A fibra óptica, no entanto, possui uma construção no mínimo interessante, onde, por sua vez, é constituída por um filamento de alta flexibilidade, incolor e que possui a sua fabricação baseado no vidro ou em uma espécie de plástico extrudido. A utilização da fibra óptica podia ser encontrada em dispositivos eletrônicos, onde era comum encontrar uma espécie de abajur um tanto peculiar, onde o mesmo apresentava uma série de luzes de cores diferentes.
Quando utilizada a fibra óptica na conexão com a internet, encontramos ela com uma construção mais característica, constituída por:
- Revestimento primário – Geralmente, o revestimento primário é constituído por um plástico resistente o suficiente para manter os fios da fibra protegidos contra danos superficiais.
- Casca – A casca pode servir como uma segundo pele para a fibra, onde é como você identifica cada fibra e suas ligações para fazer o circuito fluir adequadamente. A casca possui uma menor de refração, possibilitando a total reflexão da luz no prolongamento do cabo.
- Núcleo – O núcleo é a fibra óptica em si, onde todo a “mágica” acontece. Possuí um formato cilíndrico, transparente e feito de vidro, responsável principalmente pela transmissão de imagens, impulsos codificados e um excelente material para conduzir luz.
As fibras tendem a ser produzidas no diâmetro de micrometro, o que podemos facilmente comparar com um cabelo humano, mas que não possui cor e a finura necessária para parecer natural.
Com a fibra, a parte principal para a conexão com a internet, é possível passar os dados necessários para a conexão entre servidor e computador. A fibra é um excelente condutor de dados, justamente pela sua resistência ao eletromagnetismo, presente na grande maioria de condutores elétricos.
Era possível encontrar a fibra óptica na transmissão de sinais ópticos ainda na década de 70, onde a conexão viabilizava o monitoramento de informações e transmissão das mesmas em longas distâncias. O sua utilização vem bem antes disso, mas sofriam muito com a temperatura emitida pelos laser da fibra e problemas com as emendas da fibra.
Como funciona a fibra óptica
A fibra óptica funciona a partir da transmissão de dados pela luz enviada em todo a sua extensão fibrosa em direção única. Esse mecanismo e direcionamento está presente em todas as funções que a fibra venha a ser utilizada, assim como um material condutor elétrico, mas que utiliza da luz para enviar dados.
Na extensão da fibra é possível encontrar um feixe luminoso em que é lançado na extremidade do filamento, toda vez que a fibra for conectada e direcionada a transmitir informações de um ponto a outro. As transmissões são realizadas através das reflexões através do núcleo, que possibilita a transmissões interruptas das informações enviadas.
Por conta da sua construção no seu interior, acontece um fenômeno de reflexão da luz principal, que ocorre graças à diferença de refração entre o revestimento externo e o material do núcleo. Com isso, a refração sempre está relacionado ao centro do material, o que se alia ao ângulo do campo luminoso, possibilitando que a reflexão total aconteça entre os pontos da fibra óptica.
E assim concluímos com o artigo explicando o que é e como funciona a fibra óptica. Onde podemos conhecer um pouco da tecnologia que possibilitou o aumento da velocidade da internet e como ela consegue transmitir tantas informações em curto espeço de tempo.
Para mais informações e dicas sobre a fibra, acesse os links recomendados no começo desse artigo.