Firmware Stock Rom: o que é e como instalar

Já falaram para você instalar um Firmware Stock Rom no seu celular? Entenda o que é isso e conheça seus perigos
Avatar de Nalbert Gomes
19/11/2021 às 13:42 | Atualizado há 3 anos
Firmware Stock Rom: o que é e como instalar 1

Muitas vezes quando um celular fica totalmente prejudicado, as pessoas costumam instalar um firmware stock rom para formatar tudo. Nesse artigo vamos falar sobre o que é esse firmware e como instalar ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é um Firmware Stock Rom?

Instalar um Firmware Stock Rom pode ser perigoso
Instalar um Firmware Stock Rom pode ser perigoso (Imagem: Divulgação/Pxhere)

Um Firmware Stock Rom se trata do firmware original de fábrica do determinado dispositivo que você está usando. A palavra ROM se refere ao sistema operacional que esta operando no seu celular, tablet ou outro dispositivo.

Esse Firmware Stock Rom, foi instalado previamente pela fabricante. Então ao comprar um notebook, um videogame ou celular ele já vem com um software previamente. Ao instalar o firmware stock rom, você volta a ter acesso ao software original.

O Firmware Stock Rom, é o responsável por conduzir o funcionamento do dispositivo, ele que gerencia o hardware e faz com que o dispositivo em si use de toda a capacidade.

Muitos veem os benefícios que podem ser oferecidos, e não pensam muito antes de fazer o processo, nessas horas surge uma pergunta. Será que é seguro você mesmo instalar um Firmware Stock Rom? Vamos ver sobre isso abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É seguro instalar o firmware Stock Rom?

A resposta direta é não, fazer isso por conta própria, utilizando firmware stock rom que você encontra na internet pode ser muito perigoso. Até mesmo instalar firmware stock rom oficiais pode ser perigoso.

Isso por que, qualquer erro ou pausa na atualização pode causar um erro fatal que inutiliza o aparelho. Instalar firmware Stock Rom é algo sensível, pois ele pode não funcionar corretamente, ou ter incompatibilidades com seu Hardware.

Em vez de usar o firmware Stock Rom, muitas pessoas seguem a tendência de usar Custom Rom, que é uma modificação do sistema operacional feito por outra pessoa. Se o processo que falamos já é perigoso, imagina fazer isso com softwares modificados.

Para fazer processos assim, algumas pessoas recorrem ao root, que é uma espécie de desbloqueio do celular. Vamos ver abaixo os perigos de usar Custom Rom e fazer root no seu dispositivo.

Perigos da Custom Rom e do Root

vale a pena fazer root
Vale a pena fazer root? (Imagem: Divulgação/Flickr)

Alguns equívocos podem ser cometidos ao fazer instalações alternativas, tudo isso pode transformar um celular novo em um peso de papel. Nem toda Custom ROM oferece realmente vantagens sobre o firmware original fornecido pelo fabricante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A qualidade de cada um varia, então é importante analisar os riscos, e se você terá mais dores de cabeça ao instalar isso. Muitos desenvolvedores instalam segredos e até malwares nas  custom Rom, então você pode estar sendo enganado e não sabe.

No passado muitas custom roms fizeram sucesso como Cyanogen Mod e a MIUI ROM, eles eram uma versão alternativa do Android. Para desbloquear mais coisas no seu sistema operacional, as pessoas costumam realizar root no celular, mas isso também é um processo estritamente perigoso.

você já ouviu falar das custom roms
Você já ouviu falar das custom roms (Imagem: Yuri Samoilov/Flickr)

Ao realizar o root, você abre as portas para ataques de malware no seu dispositivo. O acesso concedido pelo root, não só customiza seu celular, como também facilita o trabalho para códigos maliciosos.

Muitos malwares, entram nos celulares depois que os roots são feitos. Você pode até fazer o seu processo no firmware Stock Rom, mas vai se colocar em uma situação perigosa.

Além de abrir as portas para os malwares, o root pode fazer exatamente , o que o custom rom também pode fazer, que é inutilizar seu aparelho.

O processo não é seguro, então a falta de drivers, ou incompatibilidades, pode corromper e até apagar coisas do seu celular. Perdendo esses arquivos e coisas importantes, o dispositivo fica brickado, ou seja ele para de funcionar como se estivesse bloqueado. 

Fazer o root, ou colocar softwares alternativos, vai fazer seu dispositivo funcionar de maneira fora do normal, e seu dispositivo não esta preparado para isso. Ao fim do processo ele pode acabar sofrendo com tudo isso.

custom roms são modificações do software
Custom roms são modificações do software (Imagem: Divulgação/Pxfuel)

Novamente vemos o perigo de transformar seu celular em um peso de papel. A melhor coisa sempre é evitar esse processo, é verdade que você pode desbloquear muitas coisas com firmware stock rom, ou root, mas o peso é muito grande.

No final, você pode ter que pagar um grande peso ao fazer esses processos, e esse termo pode ser levado a sério literalmente. Então não cai na grande oferta de outras pessoas ou até mesmo de sites que prometem desbloquear coisas no seu celular, pois isso pode ser muito ruim.

Agora diga para nós, você alguma vez, já instalou uma Custom Rom, ou um Firmware Stock Rom no seu dispositivo? Você sabia os perigos desse processo? Diga para nós nos comentários.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.