Harmony OS: saiba tudo o sistema polêmico da Huawei

O Harmony OS surgiu depois de muitos problemas governamentais, sendo uma volta por cima da própria marca
Atualizado há 3 anos
Conheça sobre o novo sistema

Durante uma guerra comercial que ocorreu entre Estados Unidos e China, a Huawei entrou na lista negra dos EUA, o que impedia por exemplo usar o Android nos próprios smartphones. Dessa maneira foi necessário criar o Harmony OS para dar a volta por cima.

Harmony OS e seus recursos

Harmony OS foi uma renovação da marca
Harmony OS foi uma renovação da marca (Imagem: Huawei)

Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Business Group, disse que a fabricante precisava de um “sistema operacional compatível com todos cenários, que pudesse ser usado em uma ampla variedade de dispositivos e plataformas, e que possa atender à demanda do consumidor por baixa latência e alta segurança”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Harmony OS é um sistema operacional que não está somente em celulares, mas outros dispositivos como carros e relógios. Vamos conhecer abaixo alguns recursos e funcionalidades do sistema.

O sistema oferece uma plataforma de comunicação compartilhada, gerenciamento de dados e agendamento de tarefas. No Harmony OS, os desenvolvedores de aplicativos tem a possibilidade de criar softwares que funcionem em diferentes dispositivos.

O HarmonyOS conta com um Mecanismo de Latência Determinística e Comunicação Entre Processos (IPC, sigla em inglês), que define prioridades de execução de aplicativos para reduzir o tempo de resposta em 25,7%.

Leia também:

A tecnologia do Harmony foi desenvolvida para analisar matematicamente todos os dados recebidos pelos dispositivos, de modo que ele teste todas as formas de entrada de informação nos aparelhos conectados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o sistema operacional suporta diversos dispositivos, ele consegue se adaptar às diferentes formas de interação, indo do touch até aos comandos de voz.

A funcionalidade HUAWEI ARK Compiler facilita a criação de aplicativos e seu uso em diversas plataformas, já que os desenvolvedores conseguem colocar todos os códigos na plataforma e ela os adapta de maneira automática.

Para incentivar uma adoção maior do público, a Huawei informou que o sistema é em código aberto, o que permite maior exploração e colaboração dos usuários para melhorar futuras experiências de usuários. Mesmo parecendo que o sistema não cresceria por ser um pouco mais nichado, ele na verdade surpreendeu.

Harmony OS seria algum tipo de Android
Harmony OS seria algum tipo de Android (Imagem: Trusted Reviews)

Em 2020, algumas informações entregaram em que se baseia o Harmony OS, sendo talvez o próprio Android. Uma das coisas vistas foi o aplicativo Hello World desenvolvido para o Android 4.4.4 (Kit Kat).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao usar o aplicativo no sistema, ambos apresentaram praticamente o mesmo erro para alertar que o app foi feito para uma versão mais antiga do sistema.

Outra coisa é que ao compilar e instalar o Superuser no Harmony OS 2.0 beta em um ambiente virtual, hikari_calyx recebeu o seguinte aviso: “Este aplicativo foi desenvolvido para uma versão mais antiga do HarmonyOS e pode não funcionar corretamente. Tente verificar se há atualizações ou entre em contato com o desenvolvedor”.

As proximidades entre os sistemas, no entanto, pode não ser nenhuma surpresa. Então mesmo com muitas diferenças eles são bem similares.

Harmony OS cresceu muito rapidamente

Sistema é um dos que mais cresce nos dispositivos
Sistema é um dos que mais cresce nos dispositivos (Imagem: Huawei)

O HarmonyOS foi um dos que mais cresceu na história das plataformas para tablets e smartphones. A informação veio da própria Huawei, que confirmou a chegada do software para mais de 150 milhões de dispositivos.

Mesmo com a atualização restrita para tablets e smartphones Huawei e Honor de algumas partes do mundo, a presença desses aparelhos especialmente na China ainda é grande, a empresa ocupou por bastante tempo a segunda colocação no mercado global de venda de celulares.

Em setembro de 2021, a plataforma já tinha mais de 120 milhões de usuários ativos e estava em mais de 100 produtos diferentes. Já que a ideia é expandir para ainda mais dispositivos IoT, TVs e smartwatches, o crescimento deve ser ainda maior durante os próximos meses.

Atualizações são liberadas com uma boa base já estabelecida e é o que permitiu o recorde. Por exemplo o iOS, Android e até o Windows Phone nasceram ainda com uma base pequena de aparelhos disponíveis e que eram lançados ao longo dos anos, enquanto a Huawei já aproveitou uma presença sólida para realizar a troca de sistema operacional.

Lembrando que antes, os aparelhos da Huawei só poderiam utilizar o Android convencional ou, se lançados após a metade de 2019, a versão da plataforma da Google sem o ecossistema de apps e ferramentas nativas da empresa Google Play Services.

Agora diga para nós, você usa o Harmony OS? Já conhecia o sistema? Diga para nós nos comentários abaixo.

Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.