Espelhamento de tela do Android: 2 melhores opções

HDMI, Roku TV, Chromecast e outros: qual a melhor alternativa de espelhamento?
Avatar de Redação
21/12/2020 às 11:49 | Atualizado há 4 anos
Cabo USB-C para HDMI

Com TVs modernas suportando uma gama cada vez maior de aplicativos sob demanda e streaming, espelhar o conteúdo, ou tela, de um smartphone ou tablet com Android raramente é a solução ideal para acessar esse conteúdo em uma tela maior – pelo menos não quando você está em casa.

Mas quando você está longe de casa e não está conectado aos seus próprios aplicativos, está usando uma TV antiga sem funcionalidade inteligente ou o conteúdo que deseja exibir é de sua propriedade – fotos e vídeos capturados em seu telefone, por exemplo – existem outras soluções que serão preferíveis.

Antes de continuarmos, você poderá gostar da leitura dos seguintes artigos relacionados:

Você pode conectar seu telefone ou tablet Android a uma TV sem fio ou usando um cabo. Descreveremos suas opções abaixo.

1 – Conecte o Android à TV com HDMI

Se você não quiser mexer nas configurações, a solução mais simples para conectar seu telefone ou tablet Android a uma TV é usar um cabo HDMI – desde que seu dispositivo suporte streaming por HDMI. Você conecta uma extremidade à porta na parte traseira de sua TV e uma extremidade à porta de carregamento em seu telefone e, em seguida, altera a fonte na TV para visualizar a entrada HDMI.

Você notará que um cabo HDMI padrão não caberá em seu telefone. Se o seu telefone ou tablet tiver uma porta USB-C, isso é muito fácil de contornar e você pode comprar um cabo HDMI que tenha uma conexão USB-C em uma extremidade. Na Amazon você compra por menos de R$ 100.

Se o seu telefone ou tablet tiver uma conexão Micro-USB mais antiga, as coisas são um pouco mais complicadas. Você pode usar um Adaptador MHL (Mobile High-Definition Link), para o qual você também precisará anexar um cabo HDMI padrão. Observe que o adaptador normalmente precisará ser alimentado por USB e nem todos os telefones e tablets Android suportam MHL, que são pouquíssimos, quase inexistentes para dizer a verdade.

SlimPort é outro termo que você pode ouvir ser mencionado. É uma tecnologia semelhante, mas ligeiramente diferente do MHL, e não precisa de uma fonte de alimentação separada. Pode dar saída para HDMI, VGA, DVI ou DisplayPort, enquanto MHL é limitado a HDMI. Em nossa experiência, muitas pessoas usam esses termos de maneira intercambiável, mas, em essência, estão simplesmente falando sobre um adaptador ou cabo que pode converter a alimentação de USB em HDMI.

Adaptador MHL

Alguns tablets podem apresentar adicionalmente conexões Micro-HDMI ou Mini-HDMI, o que simplificará as coisas. Com eles, você pode usar um cabo Micro-HDMI ou Mini-HDMI para HDMI, mas deve verificar as especificações do seu dispositivo para garantir que está comprando o cabo correto (essas conexões são de tamanhos diferentes).

Se você não tiver portas HDMI sobressalentes na parte traseira de sua TV, também pode precisar comprar um Divisor HDMI para adicionar mais, liberando uma porta para conectar seu telefone ou tablet.

Divisor HDMI

2 – Conecte o Android à TV sem fio

Como nem todos smartphones e tablets suportam conexões HDMI e os cabos espalhados pela sala de estar podem ser confusos, uma solução sem fio pode ser preferível.

Transmitir conteúdo de seu telefone ou tablet para sua TV é realmente muito simples, mas o que confunde as coisas é o grande número de termos que são usados ​​em conjunto com ele, de Miracast e Display sem fio a espelhamento de tela, SmartShare e tudo mais. Também existe o AirPlay, mas ele é usado apenas para dispositivos Apple. Abaixo um vídeo onde mostramos algumas opções:

Nosso conselho é não se preocupar muito com esses termos: você está apenas procurando por uma opção nas configurações do seu telefone ou tablet que alude a transmissão ou espelhamento de tela, que pode ser encontrada em Dispositivos conectados ou Configurações de exibição, dependendo do seu dispositivo.

A maioria das TVs inteligentes suporta espelhamento de tela do Android. Se você não tem uma smart TV, dispositivos de exibição sem fio relativamente baratos, como Chromecast e Roku pode facilitar uma conexão sem fio entre seu telefone ou tablet e a TV, além de ter muitos outros usos úteis. Verifique se a opção de espelhamento de tela está habilitada nas configurações de qualquer dispositivo que você esteja usando.

Agora volte para o seu telefone ou tablet e verifique se ele está conectado à mesma rede Wi-Fi que sua TV. Encontre a opção de transmissão e selecione sua TV (ou seu Chromecast / Roku / outro dispositivo HDMI sem fio) para começar a espelhar a tela. Pode ser solicitado que você insira um código exibido na TV para confirmar que está se conectando ao dispositivo correto.

Você vai querer colocar seu telefone ou tablet no modo paisagem, certifique-se de que o conteúdo que você deseja visualizar está aberto no modo de tela inteira e verifique se o volume não está baixo ou sem som. Você também pode considerar a configuração das opções de Não perturbe para evitar que notificações de entrada interrompam a reprodução, especialmente se houver probabilidade de serem privadas.

Se o aplicativo de telefone ou tablet no qual você está visualizando o conteúdo tiver um ícone de transmissão na parte superior, ou seu telefone ou tablet tiver uma opção de transmissão nas configurações de acesso rápido na barra de notificação suspensa do Android, este processo é uniforme mais simples: toque em Transmitir e selecione sua TV ou dispositivo inteligente para iniciar o espelhamento de tela.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ