A tecnologia já avançou em um nível que torna possível ter mais segurança sobre certas coisas. E uma delas é o rastreio de todas as suas entregas, criada especificamente para isso o IDCorreios dá ao usuário uma ampla quantidade de informação dos seus pacotes.
- Não me perturbe Anatel: como bloquear chamadas telemarketing
- Qual melhor corretor ortográfico online? Conheça 10 opções
Como criar seu IDCorreios?
O processo para realizar o cadastro no IDCorreios é bem simples e tudo é feito de maneira online, tanto pelo seu celular como no notebook. Veja os passos abaixo para realizar o cadastro.
- Acesse o site dos correios clicando aqui.
- Logo depois clique na opção Cadastrar-se no IDCorreios.
- Se você já possui algum cadastro no IDCorreios, tudo que você precisa fazer é preencher os dados e logar no sistema.
- Depois clique em Meu Correios e vá em Cadastrar-se novamente.
- Escolha o perfil de cadastro se você é uma pessoa física ou pessoa jurídica.
- Para se cadastrar com o CPF, escolha a opção pessoa física, caso essa categoria não corresponda com o que você deseja escolha a outra opção.
- Se você for uma pessoa física insira dados como CPF, nome, e-mail e etc.. É extremamente importante completar todos os dados corretamente para que o Correios não tenha alguma atitude suspeita e bloqueie sua conta.
- Sempre mantenha os dados atualizados, e tenha extrema cautela pois os Correios vão usar seus dados do IDCorreios para futuras encomendas.
- Assim que finalizar seu cadastro, o IDCorreios vai enviar pelo seu e-mail uma confirmação de cadastro. Você deve realizar a confirmação para usar a conta.
Depois de realizar a confirmação do seu IDCorreios poderá usar totalmente a plataforma sem nenhuma limitação. Com a conta liberada você já estará livre para fazer o pagamento de tributações e taxas de suas encomendas fora do Brasil, além de poder utilizar outros serviços disponíveis no IDCorreios.
Agora que já aprendemos como criar sua conta do IDCorreios vamos entender mais sobre sua utilidade e como usar ele.
Como usar o idCorreios?
Depois de realizar seu cadastro e entrar no portal do Correios, você será redirecionado para um painel principal. Nele você poderá usar mais da ferramenta e fazer o pagamento de todas as taxas necessárias e receber as suas encomendas em casa.
Para realizar o pagamento é necessário ir na seção Minhas importações no site, na tela seguinte serão exibidas algumas informações. Dentre elas saber se ela foi tributada, o que fazer caso sua encomenda seja tributada, onde fazer o pagamento e muito mais.
Além de pagamentos a plataforma também possui outros serviços, como a possibilidade de saber onde sua encomenda está, se ela foi tributada, o valor da tributação e quando você deve realizar os pagamentos. É possível utilizar todas as ferramentas no celular e no computador.
Não é necessário criar novos cadastros para diferentes encomendas, você pode usar o mesmo para tudo. No aplicativo de celular você vê exatamente as mesmas informações da web mas na palma das suas mãos. Mesmo o aplicativo sendo prático dando muito acesso é necessário usar o mesmo cadastro do navegador.
Se por acaso você não concordar com coisas como a taxa de tributação é possível abrir uma reclamação a partir do próprio aplicativo do correios ou por meio de outras plataformas. Agora que aprendemos como fazer seu cadastro no IDCorreios e toda utilidade, vamos entender mais sobre a plataforma em si.
O que é o IDCorreios?
O IDCorreios é uma plataforma online com a principal finalidade de gerenciar todos os tipos de encomendas. Ou seja ele é um mecanismo de autenticação gratuita que redireciona para o acesso ao portal Correios e seus serviços.
Para utilizar a plataforma e as ferramentas é necessário ter um cadastro como já vimos, e para ter acesso é necessário vincular um CPF ou um CNPJ. Todo o processo é bem simples e deve ser feito corretamente para evitar possíveis problemas com a lei.
Mudanças nos parâmetros dos Correios tornou necessário utilizar o IDCorreios, como por exemplo a taxa de R$15 por cada encomenda advinda de qualquer região que não seja o Brasil. Com toda essa obrigatoriedade, é necessário ter cadastro no idCorreios, pois todo o pagamento de taxa, tributação e despacho postal é feito pela ferramenta, e sem esse pagamento não é possível dar continuidade a entrega do pacote.
Agora diga para nós, você já possuía um cadastro na plataforma dos Correios? Teve alguma dúvida em todo o processo que vimos? Diga para nós nos comentários abaixo.