Não me perturbe Anatel: como bloquear chamadas telemarketing

Conheçam e saiba como se cadastrar no site Não Me Perturbe da Anatel para parar de receber chamadas
Avatar de Nalbert Gomes
10/01/2022 às 09:49 | Atualizado há 2 anos
Não me perturbe Anatel: como bloquear chamadas telemarketing 1

Os serviços de telemarketing continuam ligando insistentemente para as pessoas. Por isso a Anatel criou o Não Me Pertube, onde o usuário cadastras seu número para não receber mais ligações.

O que é o Não me perturbe?

O não me perturbe pode trazer paz
O não me perturbe pode trazer paz nas ligações (Imagem: Anatel)

O serviço Não me perturbe consiste em uma lista nacional em que os consumidores podem bloquear as ligações de telemarketing.

Segundo um estudo da própria Anatel, cerca de 32% das ligações de telemarketing são realizadas diariamente por operadoras de telecomunicações (Claro, Oi, Vivo, TIM e etc..).

No 1º semestre de 2021 foram registrados 105.375 queixas sobre as ligações que oferecem planos de serviços, ofertas, bônus, promoções e mensagens publicitárias.

Mas os números de reclamações vem caindo de ano em ano, graças a serviços como o Não Me Perturbe da Anatel, o Não Me Ligue do Procon ou ações das próprias operadoras de telecomunicações.

A partir do momento que o consumidor cadastra o número de telefone na plataforma, as empresas não poderão realizar ofertas e promoções para esse contato, claro, isso na teoria. Mas quem descumprir a regra pode ser advertido ou penalizado com multas de até R$ 50 milhões.

Um ponto importante a se lembrar é que o bloqueio não se aplica a ligações sem finalidade publicitária, como contatos para confirmação de dados, cobranças e prevenção à fraudes, por exemplo.

O bloqueio do Não me Perturbe é dedicado a prestadoras de serviços de telecomunicações (Oi, Vivo, Time etc..) e bancos. Para outros tipos de serviços, a opção é o Não Me Ligue do Procon, que também tem a mesma finalidade.

O consumidor pode escolher as empresas que deseja bloquear. O prazo para bloqueio é de 30 dias a partir da data de solicitação. Durante o período, o usuário ainda pode receber chamadas para oferta de serviços de telecomunicações ou crédito consignado.

Vamos ver abaixo como se cadastrar no site da Anatel e bloquear os números desejados.

Como bloquear números no Não me perturbe

O processo de solicitação de bloqueio é bem simples e leva apenas alguns minutos.

  1. Acesse o site do Não Me Perturbe clicando aqui e, no canto superior direito, clique na opção Cadastrar.

    Antes de usar o serviços clique em cadastrar no não me perturbe
    Antes de usar o serviços clique em cadastrar no não me perturbe (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  2. Preencha o formulário de cadastro com os seus dados pessoais. Você poderá fazer o cadastro com o e-mail, ou com o número do celular.
  3. Acesse seu e-mail e clique na opção Validar E-mail para finalizar o seu cadastro.
  4. Feito isso, retorne à página principal do site e clique na opção Login.

    Depois de cadastrado faça o login na página inicial
    Depois de cadastrado faça o login na página inicial (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  5. Informe seu e-mail, a senha cadastrada e clique em Enviar.
  6. Após fazer login na plataforma, clique na opção Novo Bloqueio, no canto superior direito da página.

    Na página seguinda clique em Novo Bloqueio
    Na página seguinda clique em Novo Bloqueio (Imagem: Nalbert/Tekimboile)
  7. Informe o seu número de telefone, marque as empresas que deseja bloquear e clique em Enviar.

    Insira seu nome, o número que deseja bloquear e selecione a empresa
    Insira seu nome, o número que deseja bloquear e selecione a empresa (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  8. Você receberá via SMS, no número de telefone cadastrado, um código de validação.
  9. Depois basta digitar o código recebido e pronto, o número vai ter sido bloqueado.

Além de seguir os passos que vimos acima, pelo próprio site do Não Me Perturbe, acessando a tela de login, também é possível registrar reclamações caso o consumidor continue recebendo ligações das empresas bloqueadas após o período de 30 dias.

E se você desejar, seguindo os mesmos passos que vimos acima, você pode desbloquear a empresa, e assim voltar a receber ligações dela.

Usando essa funcionalidade oferecida, você poderá usufruir de paz, sem ser incomodado por empresas oferecendo planos, serviços ou produtos.

Agora diga para nós, você já conhecia o não me perturbe? Costuma receber muitas ligações de telemarketing que acabam te irritando ou deixando frustrado? Diga para nós nos comentários abaixo.

Perguntas respondidas

Como fazer para parar de receber ligações indesejadas?

Atualmente existem dois serviços governamentais em que o consumidor pode se cadastrar para não receber mais ligações indesajadas como de telemarketing e bancos. Os serviços são o Não Me Pertube da Anatel e o Não Me Ligue do Procon. Vejam aqui como se cadastrar em ambos.

Como fazer cadastro não me perturbe?

Para se cadastrar no Não Me Pertube, faça o seguinte:

  1. Acesse o site do Não Me Perturbe clicando aqui e clique na opção Cadastrar.
  2. Preencha o formulário de cadastro.
  3. Acesse seu e-mail e clique na opção Validar E-mail .
  4. Agora faça logina no site.
  5. Clique na opção Novo Bloqueio, no canto superior direito da página.
  6. Informe o seu número de telefone e marque as empresas que deseja bloquear e clique em Enviar, você irá receber um código de SMS de confirmação, digite ele e pronto.

Como funciona o site não me perturbe?

O site Não Me Pertube da Anatel funciona através de uma lista de cadastro em nível nacional, onde o usuário poderá bloquear ligações de empresas de telemarketing e instituições financeiras.

Ao se cadastrar (cliquem aqui para saber como), o usuário poderá escolher a empresa (s) que não quer mais receber ligações, ou mesmo usando um número em especifíco.

Como bloquear ligações de telemarketing?

Atualmente existem algumas maneiras de bloquear ligações de telemarketing. As principais são através dos sites Não Me Perturbe, da Anatel; e do Não Me Ligue, mantido pelo Procon.

Em ambos, o usuário cadastra os números e/ou empresas que não deseja mais receber ligações, dentre ligadas ao telemarketin, bancos e outras.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ