Internet via satélite: como funciona? Vale a pena?

A internet via satélite não é algo tão novo assim, mas vem ganhando cada vez mais público, vamos ver sobre ela abaixo
Avatar de André Luiz
27/11/2023 às 21:00 | Atualizado há 5 meses
antena internet

A internet via satélite vem ganhando cada vez mais investimento, e com isso, mais concorrência vem surgindo. Nessas horas, muitos se perguntam se vale a pena ter uma internet dessas. Vamos entender melhor sobre a tecnologia abaixo e se realmente vale o preço.

Como funciona a internet via satélite?

A internet via satélite, é um tipo de conexão que não depende de infraestrutura de cabos. Ela funciona a partir da antena parabólica, que fica bem posicionada, e se comunica com um satélite. Esse tipo de conexão, normalmente é encontrado em zonas rurais e em locais de difícil acesso.

Em alguns lugares como ilhas, ou regiões montanhosas, é possível encontrar esse tipo de internet. A internet via satélite, permite que exista uma conectividade global, e com uma boa qualidade, é possível ter altas taxas de transferência de dados.

internet via satelite brasil
(Imagem: statig)

Em meios mais técnicos, as antenas parabólicas, se comunicam com satélites em uma órbita baixa. As antenas parabólicas possuem transceptores, que são conectados ao modem. Essa conexão, é feita por cabo coaxial ou Ethernet, vai depender de qual equipamento esta sendo utilizado.

Além de uma antena parabólica na casa do usuário, os provedores de internet, também precisam ter estações terrestres, que são os hubs. Eles recebem o sinal do satélite, e fazem a interconexão, para que a internet via satélite funcione.

As frequências da internet via satélite, é diferente das outras frequência, sendo entre 18 GHz para download e 28 GHz para upload.

Muitos se perguntam se esse tipo de conexão se trata de banda larga. Bem, na maioria das vezes sim, os provedores no Brasil, oferecem velocidades superiores a 10 Mb/s.

Se você tem interesse na internet via satélite, pode acessar o site do Programa Wi-Fi Brasil do Governo Federal, que possui mais de 20 mil pontos de acesso em escolas, unidades de saúde e instituições públicas.

antena parabolica wifi
(Imagem: statig)

Diversos hotspots do programa Wi-Fi Brasil utilizam antenas parabólicas que se conectam ao SGDC-1, satélite operado pela Telebrás. O Wi-Fi Brasil também é atendido por tecnologias de conexão terrestre em algumas localidades.

Lembrando que o programa, abrange somente a internet via satélite, então você não conseguirá usar outro tipo através do programa.

Agora que conhecemos a tecnologia e entendemos como ela funciona no Brasil, vamos ver abaixo as vantagens e desvantagens da internet via satélite, que vão ajudar você a tomar a decisão correta.

Vale a pena usar a internet via satélite?

Vantagens

Um dos pontos altos da internet via satélite é sua ampla cobertura, que consegue atender até mesmo países e continentes inteiros, levando conectividade a áreas onde não existe presença de cabos coaxiais ou fibra óptica.

Pela sua área de cobertura ser maior, é possível levar a antena e equipamentos para outros locais, e dessa maneira o usuário possui uma boa mobilidade. Para se ter ideia do alcance, é possível usar a internet em embarcações, aeronaves, caminhões e muito mais.

Mesmo que a tecnologia pareça complexa, o fato de não ser necessário cabeamento, torna a instalação muito mais fácil e simples até para o usuário que menos entende. Basta fixar a antena em um local alto de área aberta, conectando os cabos da antena e pronto.

Além de todos esses pontos, a internet via satélite pode alcançar velocidades superiores a 200 Mb/s, alcançando resultados melhores que no 3G, 4G e algumas outras conexões. Agora vamos ver abaixo, quais são as desvantagens de usar esse tipo de internet.

Desvantagens

O ping da conexão em internet via satélite é bem alto, e dessa maneira compromete algumas coisas que o usuário queira fazer como chamadas de vídeos e jogos online.

Em conexões de baixa órbita, como a Starlink, o desempenho de latência se assemelha ao de uma conexão terrestre, mas o delay ainda é maior que nos acessos de fibra óptica.

Outro ponto ruim, é sobre a posição da antena, como dito ela deve ser posicionada a

satelite internet via satelite
(Imagem: Wikimedia)

céu aberto e com horizonte livre, porém isso pode não ser possível para algumas pessoas. Além da densidade de alguns edifícios.

Internet com fibra óptica, pode alcançar velocidades de gigabits, porém planos da Starlink alcançam apenas 250 Mb/s. Ou seja o desempenho da velocidade, é algo que pode ser ruim no final das contas.

Outro ponto ruim, é que vários provedores via satélite colocam limite de dados máximo mensal como em um plano de celular. Ou seja, você pode ficar sem internet, se alcançar o limite do dia.

Por fim, a internet via satélite possui o mesmo problema de televisão a cabo, ou seja, com nuvens, chuvas, ou interferência solar, você não poderá mais depender dela.

Levando em consideração todos esses pontos, você pode procurar conhecer melhor os provedores nacionais, e escolher se vai ou não adotar a tecnologia para sua residência.

Agora diga para nós, teve dúvidas ou dificuldade em entender sobre a tecnologia? Ficou sobre alguma dúvida do assunto? Diga para nós nos comentários abaixo.

SUGESTÕES PARA VOCÊ