Ícone do site Tekimobile

Malware: o que é e como se proteger

Malware: o que é e como se proteger 1

Malware é um software malicioso que pode acabar com seu computador, replicando a si mesmo infectando todo o sistema. Entenda como ele funciona e como se proteger dessa ameaça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A internet é uma ferramenta muito útil se usada de maneira correta. Mas, como em todo lugar, existem algumas pessoas mal intencionadas que querem invadir seu computador, e roubar suas informações pessoais.

Um meio disso acontecer é por meio de Malware, uma abreviação de malicious software (software malicioso, em português). Uma espécie de programa de computador desenvolvido única e exclusivamente para prejudicá-lo.

O vírus de computador pode se espalhar rapidamente e contaminar outros dispositivos que estejam conectados em seu computador, celulares, pendrives e HD’s. Tudo o que esse software malicioso entrar em contato pode acabar sendo contaminado.

Esses Malwares são diferenciados em algumas categorias, as mais conhecidas são:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses tipos de softwares maliciosos não aparecem em seu computador sem nenhum motivo. Na maioria das vezes podem acompanhar um arquivo baixado em algum site de procedência duvidosa. Ou então, acompanhados de e-mails dizendo que você recebeu uma quantia em dinheiro, e pede que você abra um link para retirar sua recompensa.

Existem muitas formas de você abrir as portas do seu computador sem que você saiba, mesmo tomando todo o cuidado isso pode acontecer alguma hora.

Mas isso não significa que você não possa se proteger desses arquivos mal-intencionados. Listamos diferentes maneiras de você evitar e se proteger dessas ameaças, que provavelmente, já estejam afetando seu computador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como se proteger de malware

1. Mantenha seu dispositivo Atualizado

Todas as grandes marcas frequentemente lançam atualizações para proteger seus sistemas operacionais, então, procure os atualizar.

2. Pense duas vezes antes de instalar aplicativos

Muitos softwares maliciosos possuem a mesma aparência de aplicativos comuns.

Procure por avaliações de outros usuários que testaram o aplicativo, ou então, veja se o link do site possui o mesmo nome da empresa desenvolvedora do aplicativo. Dê preferência a lojas de aplicativos do seu sistema operacional.

Para dicas de como baixar arquivos sem malware veja 5 dicas para baixar arquivos sem pegar vírus.

3. Tenha cuidado com propagandas e e-mails

Alguns sites possuem propagandas enganosas como “Você é o nosso centésimo visitante e ganhou milhares de dólares, clique aqui para retirar o seu prêmio”. Ou até mesmo, e-mails de “seus amigos” mandando fotos das Filipinas.

É recomendável que você configure seu navegador para bloquear esses anúncios por padrão, e evitar pausar sua navegação por esses anúncios indesejados.

4. Não compartilhe arquivos com qualquer um

Muitos sites e aplicativos permitem que você compartilhe arquivos com outros usuários sem burocracia. Mas, muitos sites e aplicativos oferecem pouca proteção para malwares, o que pode ser uma brecha para arquivos maliciosos ou vírus entrarem em seu dispositivo. Fique atento quanto à existência de vírus.

O Malware pode se disfarçar como um filme, álbum, jogo ou aplicativos famosos. Confira, FMWhatsApp está instalando vírus e roubando informações.

5. Use um antivírus de sua confiança

Sempre que for fazer um download de algo na internet, use um antivírus para verificar a integridade do arquivo. Muitos antivírus conhecidos e populares, sempre se mantém atualizados para garantir que nenhum vírus invada seu computador ou celular.

Os antivírus também podem fazer uma varredura de todo seu computador, e identificar se há alguma ameaça escondida em algum lugar.

Fizemos um artigo de como fazer uma varredura no computador utilizando o Windows Defender da Microsoft.

Todas essas dicas são essências para que você evite que um vírus invada seu computador. Mas o mais importante é sempre prestar a atenção em sites e aplicativos que você esteja utilizando para não cair em armadilhas.

Deixe nos comentários o que achou de nosso artigo, e qual antivírus você utiliza para se proteger desses softwares mal-intencionados.

Sair da versão mobile