A maioria de nós costuma usar o celular para praticamente tudo hoje em dia, então é natural que você use ele para medir a internet. Porém, esse costume deve ser evitado o máximo possível, por que? É o que explicaremos aqui.
Medir a internet com o celular? Não faça isso
A maioria das vezes que você realiza o teste para medir a internet com o celular, você irá perceber que está recebendo menos do que está pagando. Isso pode preocupar você, afinal quem quer pagar pelo pacote de internet de primeira linha apenas para obter as velocidades de nível econômico?
Porém, ao cavar mais a fundo nesse caso e conhecer melhor os testes de internet, é possível entender por que nos celulares os testes são tão baixos. A partir do momento que você está usando um celular para isso, várias falhas humanas, de localização e muitas outras podem estar ocorrendo.
Por exemplo, dependendo de onde você esteja testando a internet da sua casa, muitas coisas podem estar influenciando e interferindo na conexão. A partir do momento em que um dispositivo consuma mais e outra menos, os resultados dos testes podem ser totalmente imprecisos.
Ao usar o Wi-Fi para medir a internet, saiba que o seu roteador também pode ser culpado, isso por que é comum que alguns gargalos ocorram no decorrer do seu teste. Então, se for possível realizar o teste com uma internet cabeada, pode ser bem melhor e até mais verdadeira do que com o celular.
Leia também:
Capacidade de conexão
Outra coisa que pode interferir em medir a internet, é a capacidade de conexão dos seus dispositivos. Esse caso é vasto, ou seja em qualquer dispositivo que você testar sua internet, esse ponto pode interferir diretamente nele.
É importante saber se o seu dispositivo é daqueles que suportam conexões 2G e 5G. Caso, o seu dispositivo suporte somente conexões 2G, ela pode ter uma conexão muito inferior no teste, e dessa maneira os resultados vão ser imprecisos.
Além de imprecisos, os testes podem ser muito limitados e a internet pode alcançar somente devido limite devido a própria tecnologia. Um dos exemplos ocorre na minha própria casa, ao utilizar meu notebook para testes, minha conexão alcança no máximo 100 Mega, se estiver conectado na rede 2G.
Ao alterar para a conexão 5G, meu notebook alcança os 200 Mega, que é o pacote pago utilizado onde eu moro. É verdade que 100 Mega, já é bastante internet, porém realizar um teste e descobrir que recebe muito menos pelo que paga pode causar muita frustração.
Ressaltando novamente que essa diferença ocorre por dois motivos, devido a limitação do meu próprio notebook em uma placa de rede, e pelo fato de realizar o teste em uma conexão 5G.
No meu celular a situação é a mesma, ao testar utilizando a conexão 2G, não é possível ter toda a potência da minha internet. Ao conectar ao 5G e realizar os testes, as informações são precisas. Ok, vendo toda essa situação podemos concluir que basta somente se conectar ao 5G e pronto, mas não é bem assim.
Dependendo do local que eu esteja na minha casa, mesmo conectado ao 5G, os resultados serão totalmente imprecisos. Então, é possível ver que pode ser bem complicado ter resultados verdadeiros ao medir a internet no celular. Qual é a melhor alternativa ao medir a internet? Veja mais sobre isso abaixo.
Como devo testar a velocidade da minha Internet?
Uma das melhores coisas que você pode fazer, é testar a conexão utilizando um computador ou notebook, conectado diretamente por um cabo Ethernet. Conecte o dispositivo diretamente ao seu modem e realize o teste dessa maneira.
Além disso, conhecer melhor seu roteador pode ajudar você muito antes de medir a internet. Se você tiver um roteador moderno com hardware interno robusto, há uma boa chance de realizar um teste de velocidade no próprio roteador fazendo login no painel de controle do roteador e iniciando o teste lá.
Se você não possui muita estrutura para fazer tudo que falamos até aqui, entre em contato com sua operadora. Explique toda a sua situação e peça ajuda para realizar os testes de conexão, eles podem realizar o teste de conexão pela própria base, ou até mesmo instruir você como fazer isso corretamente.
Agora que você aprendeu como medir a internet corretamente, diga para nós, conseguiu seguir tudo que vimos? Teve alguma dúvida ou dificuldade? Diga para nós nos comentários abaixo.