O que é fazer “staking” de criptomoedas? Saiba os riscos

Já ouviu falar de staking de criptomoedas mas ficou com medo de investir no processo? Veja abaixo sobre como funciona
Avatar de Nalbert Gomes
12/05/2022 às 15:12 | Atualizado há 2 anos
Conhecer o processo é essencial

Se você está entrando no mundo das criptomoedas, já deve ter ouvido falar na palavra staking. Ela consiste em um investimento que não está livre de riscos, veja mais informações abaixo.

O que é fazer “staking” de criptomoedas?

Saber sobre o processo de staking é essencial antes de investir
Saber sobre o processo de staking é essencial antes de investir (Imagem: Hackerservices)

As blockchains de prova de participação oferecem aos investidores de criptomoeda outra maneira de ganhar algum dinheiro extra.

As criptomoedas de prova de trabalho, como Bitcoin, utilizam mineração. Aqueles com mais poder de computação têm vantagem em ganhar a recompensa que vem com a criação do próximo bloco no blockchain.

O staking elimina essa barreira e permite que todos os usuários participem. Em vez de mineradores, blockchains de prova de participação têm validadores.

Um mecanismo de consenso de prova de participação exige que os validadores façam staking na criptomoeda.

O staking é essencialmente uma garantia, os validadores têm a chance de ganhar uma recompensa que vem com a criação do próximo bloco no blockchain.

Prova de Trabalho x Prova de Participação: Qual é a Diferença?

Esta entrando no mundo das criptomoedas? saiba mais
Esta entrando no mundo das criptomoedas? Saiba mais (Imagem: Suno)

Cada criptomoeda tem regras variadas necessárias para o staking. Os requisitos dizem respeito a quanto tempo e quanta criptomoeda fez o processo.

Os validadores que fazem mais staking nas criptomoedas por um período maior de tempo aumentam suas chances de ganhar a recompensa que vem com a criação do próximo bloco.

Pode parecer que o sistema de prova de participação pode levar os validadores com mais criptomoedas a ganhar a recompensa em bloco com mais frequência.

No entanto, blockchains de prova de participação permitem que participantes com menos criptomoeda também ganhem recompensas.

Os proprietários de criptomoedas de prova de participação podem reunir suas participações para aumentar suas chances de ganhar uma recompensa. Estes são conhecidos como pools de staking.

Aqueles que desejam usar um staking pool devem ter algumas coisas em mente: A melhor maneira de apostar é com carteiras ou exchanges .

Lembre-se de que as participações mantidas nas bolsas não estão tecnicamente sob seu controle. As exchanges são famosas por serem hackeadas.

Usar uma carteira seria semelhante a tirar seu dinheiro do banco e colocá-lo debaixo do colchão. As criptomoedas de prova de participação deram início a uma nova era de ativos geradores de renda.

Algumas das criptomoedas mais proeminentes de prova de participação são Ethereum, Solana, Cardano, Tezos, Algorand, Avalanche e Polkadot.

Devo fazer staking?

Para ser claro, este não é um conselho de investimento e não recomendamos que você invista em criptomoeda ou comece a apostar. Você faz isso por sua própria conta e risco.

Se você está pensando em fazer o staking, fique atento às criptomoedas menos conhecidas que oferecem taxas de juros extremamente altas.

Eles tendem a não ter um ótimo histórico e são mais suscetíveis a quedas de preços. Às vezes, essa taxa de juros de 20% é boa demais para ser verdade.

Antes de realizar o staking de uma determinada criptomoeda, certifique-se de saber quanto tempo e quanta criptomoeda você deve investir.

Cada criptomoeda tem diferentes períodos mínimos de staking. Pode ser uma sensação de impotência ver um preço de criptomoeda despencar e não poder vender.

Como fazer o staking de criptomoedas?

Pode ser fácil mas é arriscado
Pode ser fácil mas é arriscado (Imagem: Criptopost)

A maneira mais simples e segura de começar a apostar é com uma carteira digital. Algumas das carteiras mais usadas para staking são Atomic Wallet ou Exodus.

Essas carteiras têm interfaces fáceis de usar que facilitam o staking. Eles suportam uma ampla gama de criptomoedas mais proeminentes que podem ser apostadas. As trocas também podem ser usadas.

Coinbase , Binance , Gemini e Crypto.com são algumas das exchanges mais populares para a compra de criptomoedas.

Felizmente, eles também oferecem aos usuários uma variedade de criptomoedas para apostar também. Lembre-se de que mesmo as participações apostadas em uma bolsa estão em risco em comparação com as carteiras.

Staking é uma inovação simples que recompensa os usuários de blockchains de prova de participação. Os interessados ​​no processo podem ganhar renda passiva com o mínimo de tempo e energia.

Staking é uma maneira viável de colocar seu dinheiro para trabalhar enquanto espera o aumento do preço de sua criptomoeda favorita.

Conheça mais o mercado brasileiro e saiba todos os riscos, antes de dar um grande passo nesse mundo das criptomoedas.

Agora diga para nós, vai investir em staking de criptomoedas? Teve alguma dúvida no processo? Diga para nós nos comentários.

SUGESTÕES PARA VOCÊ